sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Como funciona o bafômetro?







Esse "pega-bêbado tecnológico" usa o álcool presente no hálito para calcular se a pessoa passou dos limites etílicos. Mas não pense que dá para enganar o aparelho mascando chiclete, tomando café ou comendo cebola. Não é o cheiro que ativa o bafômetro, mas a simples presença do etanol (nome científico do álcool) no ar exalado pelos pulmões. "A maior parte do álcool é metabolizada no fígado, mas de 5% a 10% são eliminados por outras vias, como o ar, a urina e o suor", afirma o biofarmacêutico Mauricio Yonamine, da Universidade de São Paulo. O responsável pela invenção que põe na parede os beberrões foi o policial forense americano Robert Borkenstein. Em 1954, ele apresentou o primeiro protótipo de um aparelho que determinava se o motorista extrapolou no bar. Por várias décadas, os tiras usaram um bafômetro descartável, um tubo plástico que continha uma substância que reagia em contato com álcool, adquirindo uma coloração em tons de verde ou azul, dependendo do grau de embriaguez. Hoje, bafômetros modernos usam células de combustível, que produzem correntes elétricas de acordo com o nível de álcool - quanto mais etanol, maior a corrente. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob a influência de álcool em nível superior a 0,6 grama por litro de sangue é infração gravíssima. Para chegar a esse grau de manguaça, uma pessoa de 70 quilos precisa ter bebido pelo menos três copos de 250 mililitros de cerveja. "Esse limite depende do peso da pessoa e de outros fatores, como se ela está de estômago cheio ou se é homem ou mulher", diz Mauricio. Se for flagrado, o pudim de pinga soma sete pontos na carteira de motorista, recebe uma multa que pode chegar a até 900 reais e fica proibido de dirigir.

AntimanguaceitorBeberrões são pegos pelo álcool exalado junto com o ar dos pulmões

1. A detecção do nível de álcool começa quando um sujeito manguaçado dá uma baforada dentro do bafômetro. O ar cheio de partículas de álcool entra no aparelho por meio de um tubo, viajando até um componente chamado célula de combustível
2. A célula de combustível é revestida com eletrodos de platina. Em contato com a platina, o álcool sofre uma reação química de oxidação, formando prótons (partículas positivas) e elétrons (particulas negativas) de uma substância chamada ácido acético
3. As células de combustível são recheadas com ácido eletrolítico. Os elétrons, que formam a corrente elétrica, passam direto pelo ácido eletrolítico. Essa passagem de elétrons é registrada por um medidor de corrente elétrica ligado à célula de combustível
4. A medida da corrente elétrica (a contagem de quantos elétrons passaram pela célula) indica o nível alcoólico do manguaceiro. Quanto maior a corrente, mais bêbado o motorista está
5. Por fim, um microprocessador "traduz" o valor de concentração alcoólica que equivale à corrente medida. Depois, o resultado aparece num visor. Se o nível alcoólico for maior do que 0,6 grama por litro de sangue, o bêbado paga multa e fica impedido de dirigir.


FONTE:
mundo-estranho-nov-2012-capa-pageflip

Que novidades a TV digital vai trazer para a sua casa?


O básico todo mundo sabe: com a TV digital, a imagem e o som da telinha vão ganhar qualidade de cinema. Os fantasmas e chuviscos somem, e a resolução da tela dobra. "As TVs analógicas de hoje têm resolução de 480 linhas. Com a TV digital, essa resolução vai poder chegar a 1 080 linhas. Quanto maior a resolução, melhor a qualidade de imagem", afirma o engenheiro eletrônico Gunnar Bedicks, professor da Universidade Mackenzie. Quanto ao som, os dois canais das TVs atuais vão dar lugar a cinco. Quando começa esse show? Ainda neste ano, os brasileiros devem ter acesso a algumas transmissões experimentais e, em setembro, devem começar a ser vendidos os conversores - caixinhas parecidas com as de TV a cabo que vão permitir que a sua TV velha receba imagem digital. Os fabricantes estimam o preço desses conversores em até 400 reais. Agora, o mais legal da TV digital - as tão faladas "novidades interativas" - ainda vai demorar até 15 anos para ocupar de vez a sua sala. Boa parte destes recursos não depende só da transmissão digital: para que as emissoras resolvam investir neles, um número considerável de pessoas precisa ter modelos digitais adaptados para o show de interatividade. A gente dá um preview dessas invenções no infográfico abaixo.

Tela quenteRecursos interativos devem pintar nos próximos 15 anos

INTERCINE

A internet vai ser parceira da TV. Usando as teclas do controle remoto - que vão ser parecidas com as teclas dos telefones celulares, que misturam letras e números -, vai dar para navegar pela web e até engatar um papo pelo Msn

24 HORAS

E o pesadelo de pegar um filme pela metade? Já era! Com a TV digital, dá para comprar a programação no horário em que você quiser. É um avanço em relação ao atual pay-per-view que é transmitido em horários fixos e predeterminados pelas emissoras

TODO SEU

Com as barras de informação customizadas, a tela da TV fica cheia de informações, todas escolhidas pelo telespectador. Um fã de futebol pode receber notícias só do Brasileirão, por exemplo. E as legendas (o recurso closed caption) ganham versões em várias línguas

CAÇA-FANTASMAS

A imagem da TV atual não é nenhuma maravilha: como o sinal analógico transmitido pelas antenas ricocheteia em paredes, rolam interferências, fantasmas e menor nitidez. E o tamanho da tela, na proporção de 4 por 3, perde espaço nas laterais, em comparação com o cinema

VIDEOSHOW

As TVs digitais ganham em nitidez porque têm bem mais linhas com pontos luminosos para a formação da imagem. Outra vantagem é o tamanho da tela, na proporção de 16 por 9, tipo cinema. A programação digital deve ganhar barras pretas em cima e embaixo da tela para adaptar o sinal digital às TVs analógicas

ZAPPING ZONE

Quem nunca ficou zapeando até achar algum programa interessante? Com a TV digital, essa busca fica mais fácil: com um toque no controle remoto, a emissora exibe sua grade de programação. E uma ferramenta de busca ajuda a achar aquele filme que você quer ver

VOCÊ DECIDE

Com uma linha telefônica ou uma conexão de internet acoplada à TV, vai ser possível participar de enquetes, como as do Big Brother, votar em programas de auditório e até comprar produtos anunciados nos intervalos comerciais

GRANDE FAMÍLIA

Os fabricantes de TV devem investir também em acessórios: teclados sem fio para facilitar a navegação, joysticks para joguinhos, caixas de som turbinadas e impressoras, pra sua mãe receber em tempo real aquela receita de bolo da Ana Maria Braga que você adora...

FONTE:
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Fluence Privilège 2013 - fotos, preço e especificações.

Fluence Privilège 2013 - fotos, preço e especificações
16/11/2012 Carros do Álvaro — Renault Fluence Privilège 2013 se destaca pela relação custo x benefício.
O preço do carro nessa versão topo de linha é de R$ 71.900,00, valor no qual já estão inclusos um generoso pacote de equipamentos de série, assim como o motor 2.0 associado com uma transmissão automática CVT.

Os itens de série presentes no Renault Fluence Privilège 2013 são os seguintes: Volante de três raios com revestimento em couro, Bancos com revestimento em couro natural e sintético, cinza claro, Acabamento cromado no painel de instrumentos.


Os equipamentos de segurança incluem Controle de Estabilidade (ESP) e Controle de Tração (ASR), Freios ABS com auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), Faróis de neblina, Sistema CAR – travamento automático das portas e do porta-malas a partir de 6km/h, Chave-Cartão "hands free" com partida do motor através do botão “Start/Stop”, 3 apoios de cabeça traseiros, reguláveis em altura.

Estão presentes também retrovisor interno eletrocrômico, Alarme perimétrico, Cintos de segurança dianteiros com limit. de esforço integrado, pré-tensionador e reg. em altura, Faróis com duplo refletor óptico, Lanternas traseiras de neblina, Sensor de estacionamento traseiro, Airbags frontais, laterais e duplos de cortina.

O conforto fica garantido por meio do Ar condicionado digital Dual Zone, com saídas de ar traseira, Sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função “one touch” e sistema anti-esmagamento, Console central dianteiro com porta-objetos, porta-latas e apoio de braço integrado, Banco do motorista com regulagem de altura, Direção elétrica com assistência variável.



Temos também computador de bordo, Volante com regulagem de altura e profundidade, Console central traseiro com porta-latas, Indicador de temperatura exterior, Fechamento dos vidros e teto solar através da chave-cartão ou da maçaneta exterior do mototorista, Porta-luvas refrigerado, Chave-Cartão "hands free" com fechamento/abertura das portas através de sensores de reconhecimento, Banco traseiro rebatível 1/3-2/3.

O estilo do Fluence Privilège 2013 se diferencia das demais versões da linha por contar com Retrovisores externos com regulagem elétrica, desembaçador e rebatíveis eletricamente, Acabamento cromado nos faróis de neblina e porta-malas e Rodas em liga-leve aro 17".


Além disso, temos Maçanetas exteriores na cor cromado fosco, Ponteira de escapamento cromada, Retrovisores externos na mesma cor da carroceria com setas de direção integradas, Grade dianteira com detalhes cromados.
Os itens de tecnologia presentes são Comando satélite de áudio e celular na coluna de direção, Sistema de navegação Carminat TOM TOM integrado ao painel, com controle remoto e tela colorida de 5”, Rádio CDMP3 “3D Sound by ARKAMYS” com conexão USB/iPod, AUX, Bluetooth, 4 alto falantes e 4 tweeters.

Conclusão
Renault Fluence Privilège 2013 procura se destacar pela relação custo x benefício, ao oferecer um sedã médio completo por um preço abaixo de R$ 72.000 reais.










Fonte: Car Blog