quinta-feira, 16 de maio de 2013

O que são parlendas?













As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algunas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.

Alguns exemplos de parlendas:
Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.
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Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?
Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso.
Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.
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Um elefante amola muita gente...
Dois elefantes... amola, amola muita gente...
Três elefantes... amola, amola, amola muita gente...
Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais...
(continua...)
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– Cala a boca!
– Cala a boca já morreu
Quem manda em você sou eu!
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- Enganei um bobo...
Na casca do ovo!
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Fui à feira
Encontrei uma coruja
Pisei no rabo dela
Ela me chamou de cara suja
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Uma pulga na balança
Deu um pulo
E foi a França
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Era uma bruxa
À meia-noite
Em um castelo mal-assombrado
Com uma faca na mão
Passando manteiga no pão
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Chuva e Sol,
Casamento de espanhol
Sol e chuva
Casamento de viúva
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Tá com frio?
Toma banho no rio
Tá com calor?
Toma banho de regador
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Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos.
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Rei, capitão,
soldado, ladrão.
moça bonita
Do meu coração

Fonte do texto: Suapesquisa

"SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA"



1- INTRODUÇÃO 

Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática 
participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com 
a linguagem do próprio corpo. 

A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e 


fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso 


facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito 


do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua 


importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão 


decisivamente no cuidado com o corpo. 

Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida 


alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. 

Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e 

incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. 

Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos 


alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar. 

É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma 

tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, 

etc. 
Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso 


corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios. 


2- APRESENTAÇÃO 


O presente projeto implantado em Patrocínio- MG, através da Escola Municipal 


Maria Isabel de Queiroz (CAIC), apresenta uma proposta enriquecedora, 


planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada no ano de 2001, 


buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos 


hábitos de higiene. 


3-JUSTIFICATIVA 


O Projeto "Sem saúde não vida", é uma proposta que possibilita e garante uma 


aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. 

Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e 


sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de 


cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e 

da coletividade. 

Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se 

refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora 

de atitudes e hábitos. 

As experiências mostram que transmitir informações a respeito do 

funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como 

um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos 

desenvolvam atitudes de vida saudável. 

É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos 

na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola. 


4- OBJETIVO GERAL 


O objetivo principal do Projeto "Sem saúde não há vida" é conscientizar os 


alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da 


compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de 


medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde. 


5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de 


higiene; 
Identificar doenças causadas por falta de higiene; 
Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.; 


Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e 


cabelos; 


Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do 


próprio corpo; 




6- DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA 


6.1 Metodologia 


Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os 


alunos. 


São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal. 


Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, 


portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de 


higiene. 




Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e 


outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho 


provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras 


exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de 


assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento 


de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima 


quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico. 


De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata. 


SUGESTÕES: 


Realize na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos os 


objetos envolvidos na higiene corporal. 


Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que 


o assunto permitir. 


Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes 


para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a 


sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras 


doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos 


relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas. 

Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando 


exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de 


temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é 


importante na manutenção da temperatura corporal. 


SUGESTÕES: 


Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários 


do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas. 
Mostre a importância do sol na higiene da roupa. 


Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um 


lugar para guardar roupas sujas. 


Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, 


correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos, 


espinhos, pedras, etc. 


Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão, 


lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano. 


Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde. 


A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento 


pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, 


como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem. 

Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos 


de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes 


impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes 


de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes. 

Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos 


higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar 


o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão. 

Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes: 


a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito. 

Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão 


diariamente, ou então, duas vezes por semana. 

Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e 

bem cortados. 

Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos. 

QUESTIONAMENTOS: 


Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas. 


O que posso fazer para conservar meu corpo limpo? 


Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes? 


Qual a melhor maneira de limpar as orelhas? 


Como devo conservar os meus pés? Por que? 


Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola? 


Que roupas devo usar para dormir? 


E para passear? 


Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor? 


O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no 


estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor 


de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréias, podem 


ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis. 


6.2- REFERÊNCIAS TEÓRICAS 


O referido projeto tem uma linha ampla de pesquisa e inspira-se em vários teóricos. 


6.3- ESTRUTURA DE APOIO 


A execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica, 


pais, alunos e toda a comunidade. 


6.4- INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE 


Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo. 


Contar-se-a também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de 


Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc. 


6.5- PROCEDIMENTOS 


Quanto ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do 


1º ciclo, sem duração pré-definida, através de atividades interdisciplinares. 


6.6- RECURSOS HUMANOS 


Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários. 


6.7- RECURSOS MATERIAIS 


Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material 


didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc. 


6.8- CLIENTELA 


Alunos da Escola Municipal Maria Isabel de Queiroz (CAIC), das classes iniciais (1º ciclo) 


6.9- ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS 


Será organizado de acordo com o número de alunos de cada turma. 


6.10- AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO 


Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através 


desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e 


alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo. 

É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre 


voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os 


alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local 


de estudo e trabalho. 


A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece 


carinho e cuidados especiais. 


6.11- Forma ou Expressão dos Resultados 


Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc. 


6.12- Acompanhamento e Avaliação do Projeto 


Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos 
os participantes e voluntários. 
Deila Magda Ferreira 

fonte:

Qual a diferença entre apresuntado e presunto?


O apresuntado é uma espécie de presunto de segunda: tem menos carne e mais gordura. Os dois são fabricados com carne de porco, mas as regras do Ministério da Agricultura que regulam a fabricação de frios são bem mais rígidas para o presunto do que para o apresuntado. Quer mais detalhes? Então, dá uma olhada aqui ao lado.
Do chiqueiro à padariaTodos vêm do porco, mas cada um tem seu preço, seu gosto e, claro, seus fãs

Presunto

Tipo de carne - Só entra carne do pernil (pata traseira), a parte mais nobre do porco

Valor nutritivo - Tem cerca de 18% de proteína e apenas 1% de carboidrato

Calorias - 100 gramas têm 86 kcal

Preço* - O quilo custa, em média, 11 reais

Consumo - Em 2005, segundo o instituto AC Nielsen, os brasileiros, consumiram 65 367 toneladas

Apresuntado

Tipo de carne - Vale tanto carne do pernil quanto da paleta (pata dianteira)

Valor nutritivo - Tem cerca de 13% de proteína e 5% de carboidrato

Calorias - 100 gramas têm 120 kcal

Preço* - O quilo custa, em média, 8,50 reais

Consumo - 36 863 toneladas (segundo a mesma pesquisa)

*Preços médios pesquisados em supermercados e padarias de São Paulo em setembro de 2006

Copa

Como é feito - O ingrediente principal é o corte suíno conhecido nos açougues como nuca ou sobrepaleta. Segundo o Ministério da Agricultura, tem que ter, no máximo, 35% de gordura e, no mínimo, 20% de proteína

Preço (por quilo) - R$ 49,90

Calorias (100 g) - 324 kcal

Curiosidade - O tempero da copa tem, geralmente, cravo, canela, noz-moscada e pimentas

Salame

Como é feito - Carne suína, ou suína e bovina misturadas, adicionada de toucinho. Tem, no máximo, 15% de gordura e, no mínimo, 27% de proteína

Preço (por quilo) - R$ 59

Calorias (100 g) - 415 kcal

Curiosidade - Há vários tipos de salame. Os principais são: hamburguês (com pimenta preta em grãos), milanês (que leva vinho branco na composição) e o italiano (com temperos mais suaves)

Mortadela

Como é feito - Mistura de carnes de vários animais e, às vezes, toucinho (gordura de porco). A mortadela comum - há algumas especiais, bem caras - é composta de cerca de 60% de carnes e 10% de miúdos (língua, coração, fígado, rins, peles e tendões) - o resto é gordura

Preço (por quilo) - R$ 8

Calorias (100 g) - 260 kcal

Curiosidade - Em 2005, os brasileiros consumiram cerca de 150 mil toneladas de mortadela - mais que o dobro do consumo de presunto

Salaminho

Como é feito - A composição é bem parecida com a do salame. A diferença é que o salaminho é embalado em tripas mais finas: no máximo, 5 centímetros de diâmetro

Preço (por quilo) - R$ 24

Calorias (100 g) - 425 kcal

Curiosidade - Produto tipicamente brasileiro. Foi desenvolvido pelos imigrantes italianos e seus descendentes

Presunto tipo parma

Como é feito - Pernil inteiro de suínos pesados (porcos de, no mínimo, 130 quilos), sem a pata, salgado e dessecado por um período mínimo de dez meses. É vendido cru

Preço (por quilo) - R$ 79 (presunto brasileiro tipo Parma) e R$ 260 (presunto Parma original, italiano)

Calorias (100 g) - 220 kcal

Curiosidade - O presunto Parma original (feito na Itália) é salgado com sal marinho por mais de um mês, e depois seco em câmaras especiais por até dois anos

Pepperoni

Como é feito - Carne suína, ou suína e bovina misturadas, temperada com páprica (condimento feito com pimentão vermelho picante)

Preço (por quilo) - R$ 27

Calorias (100 g) - 350 kcal

Curiosidade - Entre os frios desta lista, é o mais seco: sua umidade máxima é de 38%


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Quais são os estados brasileiros que mais produzem alimentos?


O campeão de produção de alimentos é o estado de São Paulo, que gerou, em 2006, mais de 289 milhões de toneladas de alimentos. Em seguida, vem o Paraná, com 69 milhões de toneladas, e Minas Gerais, com quase 44 milhões. No nosso ranking, consideramos a produção dos principais grãos, de café, de legumes, de cana-deaçúcar - que deu a enorme vantagem aos paulistas em relação ao resto do país - e dos principais produtos de origem animal: carne de vaca, de frango e leite (os litros foram convertidos em toneladas considerando a densidade do líquido, que é de 1,03 kg por litro, em média). Somando esses 22 tipos de alimentos, o Brasil produziu, em 2006, quase 627 milhões de toneladas de alimentos. Vale lembrar que nem todos os alimentos colhidos vão para a mesa. Da cana, por exemplo, é produzido etanol, e da soja e do milho deriva boa parte da matéria - prima usada para ração animal.


QUANTO O BRASIL PRODUZ DE ALIMENTOS POR ANO?

626 341 780 TONELADAS!

Considerando os 180 milhões de brasileiros, isso equivale a 3,48 toneladas por habitante por ano ou 9,5 quilos de comida por dia!


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Quais são os principais tipos de queijo produzidos no Brasil?




Os grandes campeões da queijaria nacional são a mussarela (com uma opulenta fatia de 30% do mercado), o queijo prato (com um naco de 20%), o requeijão (com uma porção de 7,5%) e o minas frescal (com uma lasca mais fininha, de 6%). Juntos, eles representam mais de 60% dos queijos produzidos no país. Mas a tábua de queijos brasileira é bem mais farta: são cerca de 70 tipos fabricados por aqui. Muitos, como o requeijão, são criações tupiniquins, enquanto outros, como o parmesão, são inspirados em invenções estrangeiras. Um dos principais fatores na diferenciação entre os tipos de queijo é o tempo de maturação, quando eles ficam "envelhecendo" ou "curando" até atingir o ponto ideal. A mussarela passa, em média, por 11 dias de maturação. Já um parmesão pode ficar até três anos matutando - ops! - maturando! :-]

UM BEIJO E UM QUEIJO

Mineiros e italianos são maioria entre os tipos preferidos do país

PARMESÃO

Original de Parma, na Itália, o parmesão também é bastante popular por aqui - quem nunca cobriu uma macarronada com uma generosa camada de parmesão ralado? Há três tipos básicos: o montanhês, que fica em maturação por quatro meses; o parmesão em si, por mais de seis meses; e o premium, que passa até três anos maturando. Em comum, todos têm a característica casca mais escura, dura e bem oleosa.

MEIA-CURA

Queijo típico de Minas Gerais, o meia-cura (também conhecido como curado) é uma variação do minas frescal. Embora bastante parecidos na composição, o meia-cura passa por uma maturação de cerca de 30 dias, adquirindo uma consistência mais seca e firme. Ele costuma ser usado para fabricação do pão de queijo, outra iguaria mineira, uai!

MUSSARELA

Parte obrigatória da pizza, a mussarela é o queijo mais produzido no Brasil (abocanha 30% de nosso mercado) e no mundo. Ele é um dos tipos em que se costuma adicionar o corante urucum, daí sua cor amarelada. Enquanto sua consistência elástica deve-se à filagem - processo em que a massa fresca é esticada e comprimida várias vezes -, seu pH mais alto é um dos fatores que o tornam tão facinho de derreter.

MOZZARELLA DE BÚFALA

Originária da Itália, a mussarela antigamente só era feita a partir do leite de búfala. Só bem mais tarde, com sua popularização, é que passou a ser fabricada a partir do leite de vaca. Bastante apreciada por sua maciez, a mozzarella de búfala - seu nome segue a grafia em italiano - deve essa característica ao fato de possuir um teor de gordura maior que o da sua prima bovina.

MINAS FRESCAL

O nome já diz tudo: original de Minas Gerais, ele é um queijo fresco, ou seja, que não passa por período de maturação, ou envelhecimento. Daí vem o sabor suave desse "quejin" branco, muito apreciado para acompanhar sobremesas. Um detalhe: embora o minas frescal tenha poucas calorias, é engano pensar que todo queijo branco seja light. O cream cheese, por exemplo, está entre os tipos mais gordos que existem.

PRATO

Também mineiro, o vice-líder do mercado brasileiro (com uma fatia de 20%) deve seu nascimento ao apetite de imigrantes dinamarqueses, que tentaram replicar por aqui os queijos Danbo e Tybo, típicos de seu país natal. Não conseguiram, mas acabaram criando uma nova iguaria. No momento do registro, o Ministério da Agricultura deixou-se levar pela aparência do queijo, esférico e chato, e acabou dando-lhe o nome de "prato".

RICOTA

Originária da Itália, é bastante difundida no meio culinário. Costuma atrair especialmente os que estão de dieta, pelo baixo teor de gordura. Assim como o minas frescal, a ricota não passa por processo de maturação. Sua consistência leve e granulosa deve-se à falta quase completa de gordura.

REQUEIJÃO

A versão mais conhecida da iguaria, o requeijão cremoso, que geralmente é vendido em copos, nasceu na cidade de Poços de Caldas (MG). Ele é feito com leite desnatado, ao qual é adicionado creme de leite fresco.

REQUEIJÃO DE CORTE

Comum no Norte e no Nordeste do país, tem vários nomes, como requeijão crioulo ou baiano. De consistência firme, é servido em blocos ou fatias. Diferencia-se do requeijão cremoso por não receber creme de leite e ser feito com leite integral.

QUEIJO DE COALHO

Típico do Nordeste brasileiro, o queijo de coalho ficou famoso ao ser vendido nas praias em espetinhos assados na brasa. Ele é feito por meio da adição de coalho ou outras enzimas coagulantes ao leite. Uma de suas características principais é a ausência de fermento na fórmula. Essa é uma das razões por que ele demora a derreter, ficando no ponto para o churrasquinho na praia.

REQUEIJÃO CULINÁRIO

É a variedade vendida em bisnagas, geralmente chamada de Catupiry (que é uma marca). Tem como principal diferença a termorresistência, ou seja, não derrete com facilidade, sendo assim usado em pizzas e outros alimentos que vão ao fogo.

VAI UM QUEIJO DE LEOA AÍ?

Tecnicamente, é possível obter leite - e dele, o queijo - de qualquer mamífero. Então, por que em geral só encontramos queijos de vaca, búfala e outros poucos animais? Simplesmente porque não há escala comercial suficiente para justificar os gastos. Afinal, não é todo mundo que está disposto a comer um queijinho de leite de rata!

CASCÃO

Muita gente se pergunta se faz mal comer a casca do queijo. Se ele for adquirido em uma embalagem ou caso se tenha certeza de sua boa procedência, não há problema. Ainda assim, se a casca for muito grossa, é melhor não arriscar.




FONTE
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