domingo, 11 de agosto de 2013

Fusion Hybrid inaugura segunda geração dos carros ecológicos. Mais eficiente e moderno, sedã consegue ser mais econômico que os modelos populares.


Os carros híbridos têm uma presença discreta no mercado nacional. Uma opção alternativa aos tradicionais veículos vendidos no país, eles são mais econômicos no consumo de combustível e consequentemente produzem emissões de resíduos bem menores das emitidas por motores a gasolina, ou mesmo os bicombustíveis.
E neste nicho do mercado, está o Ford Fusion Hybrid, o primeiro automóvel híbrido do Brasil a chegar à sua segunda geração. Sob a bandeira de carro mais econômico do país em consumo de gasolina (segundo o Inmetro), ele é capaz de percorrer até 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada.
Mas o que significa um híbrido da segunda geração na prática? Onde e como evoluir? Essas e outras respostas você encontra a seguir após o test-drive que o iG realizou durante o lançamento do modelo.
O Carro
O novo Fusion Hybrid é movido por dois motores, um a gasolina e outro elétrico. O primeiro é um 2.0 de 145 cv, menor do que o 2.5 de 158 cv oferecido na geração anterior. Tal mudança fez com que o Ford chegue ao Brasil vindo do México, onde é fabricado, pagando impostos menores do que com o antigo conjunto. O resultado é um modelo vendido por um valor menor do que o praticado na primeira geração. São R$124.900, ante os 133.900 cobrados no lançamento do Fusion híbrido.
O motor elétrico também evoluiu e é abastecido no novo modelo a partir de uma bateria de íons de lítio, aposentando a menos eficiente bateria de níquel. Com isso, o motorzinho ganhou força e entrega 45 cv, além de estar 23 kg mais leve.

Verde
O Fusion não tem tomada para “encher o tanque” da bateria quando você chegar em casa, por exemplo (como no elétrico i3 da BMW). A bateria, que fica no porta-malas, pode ser recarregada pelo motor à combustão ou pelos freios regenerativos. Mas ela tem vida útil de cerca de uma década de funcionamento. Depois disso, o híbrido se tornará um automóvel normal, movido apenas a gasolina.
Com nota máxima em testes promovidos pelo Inmetro sobre emissão de resíduos, o Fusion Hybrid conta com diversos sistemas que o auxiliaram a chegar neste nível. Entre eles está o sistema de frenagem regenerativa, que recupera até 95% da energia dissipada nos freios.
fonte:

Colisão entre dois carros e uma moto deixa uma pessoa ferida em Apiúna.

Uma colisão envolvendo dois carros e uma moto deixou uma pessoa
ferida na tarde (16h 15min) deste domingo na entrada do Ribeirão
Basílio. Apenas o condutor da motocicleta de Rio dos Cedros sofreu
escoriações leves e foi conduzido para o Hospital Dr. Waldomiro Colautti
de Ibirama pelos bombeiros.


Se envolveram também no acidente, um corsa sedan de Apiúna,
conduzido por Moacir da Luz, 42 anos, e um astra de São João Batista,
de propriedade de Leandro Costa, 27 anos. Os dois nada sofreram.
Segundo Costa, devido ao grande fluxo de veículos na BR-470, o
motorista da Expresso Presidente que seguia sentido Blumenau, parou
na rodovia, dando passagem para o Corsa atravessar as duas pistas e
ingressar sentido Ribeirão Basílio. Ao passar a segunda faixa, foi atingido
pela motocicleta no para-choque.


Testes, avaliações e comparativos da semana que passou.

Testes, avaliações e comparativos da semana que passou.
Que tal aproveitar o fim de semana para ler os comparativos e as avaliações dinâmicas em Carros do Álvaro? Todos os domingos, Carros do Álvaro traz uma nota que reúne os links de todos os testes – incluindo automóveis, utilitários, veículos comerciais, motos, caminhões e ônibus – postados no site durante a semana anterior. O que não é pouco. Afinal, Carros do Álvaro é o veículo de comunicação que mais publica avaliações dinâmicas na imprensa automotiva brasileira – média de um veículo testado a cada dia útil.


fonte:

Honda revela a perua Civic Tourer 2014.

Perua chegará ao mercado europeu no início do próximo ano.
A Honda revelou fotos e informações do Civic Tourer 2014. A perua será apresentada oficialmente ao público durante o Salão de Frankfurt, em setembro, mas chegará ao mercado europeu apenas nos primeiros meses de 2014.
O modelo privilegia o grande espaço interno para os ocupantes. A capacidade de carga total pode chegar a 1.668 litros, caso os bancos traseiros sejam rebatidos. Para isso, vem equipado com sistema Magic Seats, para facilitar o ajuste. O espaço de bagagem sem o rebatimento é de 624 litros.
Em termos de design, o Civic Tourer 2014 conta com faróis angulares dotados de luzes diurnas de LED e grade dianteira sem grandes novidades.
Sob o capô, a perua conta com duas opções. Uma delas é o motor 1.6 i-DTEC, que entrega 120 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque. O outro bloco disponível é o 1.8 i-VTEC, de 142 cv e 17,7 kgfm.
Texto: Quatro Rodas / Fotos: Divulgação