quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Acento Agudo e Circunflexo.

Acento Agudo e Circunflexo.

Lembre que: O acento agudo é usado para indicar o som aberto das vogais.

1. Copie as palavras com acento agudo:
José, pó, pé, sofá, Ceará, babá, será, café, página, armazém.
2. Copie as palavras colocando o acento agudo na sílaba adequada:
picolé, cipó, maré, óculos, xícara, árvore.
3. Copie as palavras, separe as sílabas e dê o número de sílabas de cada palavra.
O Acento circunflexo é usado para indicar o som fechado das vogais.
4. Copie as palavras com o acento circunflexo:
nenê, bebê, vovô, maiô, robô, metrô, português, três, pêssego, lâmina.
5. Acentue as palavras. Em seguida, separe as sílabas:
você, pêssego, ônibus, lâmpada, metrô, tênis.
6. Complete as frases com a palavra adequada.
Devemos respeitar os sinais de trânsito.
A lâmpada está acesa.
Fomos ao passeio deônibus.
No semáforo há três cores diferentes.
FONTE:

Substantivos próprio e comum.



Lembre que:
Os substantivos comuns são escritos com letra minúscula.
Os substantivos próprios iniciam-se com letra maiúscula.

1. Separe os substantivos próprios e comuns:
Substantivos Próprios: Brasil, Ricardo, Recife, Carolina, Totó.
Substantivos Simples: colégio, bola, cachorro, navio, abelha.



2. Escreva o nome de:
- duas frutas;
- dois animais;
- dois brinquedos.
3. Escreva o nome dos objetos que você vê em sua sala de aula.
4. Complete as frases com substantivos próprios ou comuns.
Papai foi à cidade de ...
... ganhou um gatinho.
Eu vi um macaco no ...
Tia Celina saiu e comprou balas para seu filho ...
5. Ordene as sílabas e forme palavras. Depois sublinhe os substantivoscomuns.
- Qual é o seu nome?
- Qual é o nome do seu melhor amigo?
- Qual é o nome de sua professora?
- Escreva o nome de um país que você admira.


7. Sublinhe com um traço os substantivos próprios e com dois os substantivos comuns.
a) O guarda-chuva que Joaquim usava não suportou o temporal.
b) Maurício vai viajar de avião para Curitiba.
c) Luciana e Maria compraram mais lápis para o estojo.
d) Soneca e Mestre são dois anõezinhos da história da Branca de Neve.
e) Ivan é um dentista responsável.
8. Coloque (SC) para substantivos comuns e (SP) para substantivos próprios:
São Vicente, coelho, Laura, Mário, menino, Carlos, bombom, folha.
9. Troque o substantivo comum destacado por um substantivo próprio qualquer. Observe o modelo:
a) A platéia aplaudiu o palhaço.
A platéia aplaudiu Pimpão.
b) Encontrei uma amiga no parque.
c) as provas foram corrigidas pela professora.
d) O jogador precisa estar preparado para a próxima partida.

FONTE:

Sinais de Pontuação.

Lembre que: O ponto final indica que a frase terminou.
1. Ordene as frases e coloque o ponto final.
a) amarelo O pato é
b)feriu o dedo garrafa na Fernando
c) sinal carro O parou no
O ponto de interrogação é usado quando fazemos uma pergunta.

2. Faça como no exemplo:
a) Você estuda de manhã.
Você estuda de manhã?
b) A menina brinca no parque.
c) Os amigos jogam futebol.
d) Você brincou com meu cachorrinho.

3. Que ponto você usaria nas frases abaixo? Copie as frases, pontuando-as corretamente.
a) De quem é o gatinho
b) Que horas são
c) quem é esta menina
d) Quantas bolas tem Reinaldo
e) Aonde você vai

4. Escreva duas frases interrogativas.
O ponto de exclamação é usado em frases que expressam alegria, tristeza, admiração, surpresa ou medo.

5. Numere as frases de acordo com os desenhos. Observe o ponto de exclamação:
- Ui, que susto!
- Veja que lindas borboletas!
- Que passarinhos bonitos!
- Como estou contente!

6. Ordene as frases e coloque o ponto adequado:
a) você para Parabéns
b) sorvete gostoso Que
c) palhaço engraçado Que
d) medo com estou Como

7. Escreva duas frases exclamativas:

8. Copie as frases, pontuando-as corretamente:
a) Você gosta de uva
b) Como o dia está claro
c) Quem faltou à aula hoje
d) A jarra quebrou
e) Eu cheguei de viagem

FONTE:

O livro Animais para Colorir tem 24 animais bem legais e o nome dos bichos .

Desenho de Aranha 
Spider para Colorir
Desenho de Abelha
Bee para Colorir
Desenho de Formiga
Ant para Colorir
Desenho deBorboleta
Butterfly para Colorir
Desenho de Peixe
Fish para Colorir
Desenho de Joaninha para pintar
Desenho de Mosca
Fly para pintar
Desenho de Tartaruga
Turtle para Colorir
Desenho de Urso
Bear para Colorir
Desenho de Ratinho
Mouse para Colorir
Desenho de Ovelha para pintar
Colorindo Sheep
Desenho de Cachorro para pintar
ColorindoDog
Desenho de Gato para pintar
Colorindo Cat
Desenho de Sapo para pintar
Colorindo Frog
Desenho de Pinguim para pintar
Colorindo Penguin
Desenho de Frango para pintar
Colorindo Chicken
Desenho de Pássaro para pintar
Colorindo Bird
Desenho de Porco para pintar
Colorindo Pig
Desenho de Carneirinho para pintar
Colorindo Lamb
Desenho de Hipopótamo para pintar
Colorindo Hippopotamus
Desenho de Vaquinha para pintar
Colorindo Cow
Desenho de Elefante para pintar
Colorindo Elephant
Desenho de Dragão para pintar
Colorindo Dragon
Desenho de Coelhinho para pintar
Colorindo Rabbit
FONTE:

Livro: Lápis na Mão Matemática Pré-Escola.

As atividades do Livro Lápis na Mão Matemática volume 2, são voltadas para o aprendizado da Pré-Escola. Pais e Professores, aproveitem o conteúdo desse material para ensinar as crianças os numerais, formas e cores. de maneira clara e criativa.

* Rasgue e cole papel de cor vermelha.

* Vamos pintar (amarelo, vermelho, azul e verde).

* Pesquise e cole figuras na cor azul. 

 
* Pinte todos os triângulos que você encontrar na figura abaixo.

* Cole pedaços de papel picado dentro dos círculos.

* Lucas quer presentear estes quadrados. Vamos ajudá-lo a colorir bem bonito

* Vamos brincar de Colorir?
Pinte:
- de vermelho os triângulos,
- de azul os círculos,
- de amarelo o quadrado.

* Cole aparas de lápis nos retângulos.

* Ligue corretamente. 

* Pesquise em revistas objetos que tenham estas formas e cole nos lugares correspondentes. 

* Desenhe uma curva aberta e outra fechada.
* Cole pedacinhos de papel nas curvas fechadas. 

* Risque os gatinhos que o cachorro pode atacar. 

* Ligue os sorvetes iguais. 

* Pinte a figura diferente das outras.
* Circule a flores iguais e risque a diferente.
* Faça uma (+) no chapéu diferente.

* Circule a casa menor.
* Cole aparas de lápis no abacaxi maior e pinte o menor. 

* Faça um círculo no animal grande e pinte o pequeno.
* Ligue a flor grande ao jarro grande e a pequena ao jarro pequeno. 

* Pinte o coqueiro mais comprido e risque o mais curto. 
* Circule a menina que tem o cabelo mais curto e pinte a que tem o cabelo mais comprido.

* Risque a cesta vazia e pinte a cesta cheia.
* Marque com um (X) as garrafas cheias e circule as vazias. 

* Marque com um (X) o menino que está segurando muitos balões.
* Pinte o jarro que tem poucas flores. 

* Marque o aquário que tem mais peixinhos.
* Circule os ninhos que tem mais ovinhos.

* Circule o que é leve e pinte o que é pesado. 

* Pinte de amarelo a crianças que está na frente da fila e circule a que está atrás.
* Desenhe flores na frente da casa de João e uma árvore atrás.
* Marque o objeto que está entre o tambor e o pião.

* Circule os aviões que estão voando mais alto e pinte os que estão voando mais baixo.

* Faça uma (+) no objeto mais próximo da Gatinha.
* Risque o macaco que está atrás da árvore.
* Circule o animal que está entre o macaco e o cachorro.

Atividades João e Maria foram a um piquenique:
* Pinte de amarelo o pássaro que está embaixo da árvore e de azul o que está em cima.
* Faça um triângulo no objeto que está em cima da mesa e um quadrado no que está embaixo.
* Circule os objetos que estão em cima da mesa e pinte os que estão embaixo.

* Desenhe um barco embaixo da ponte.
* Pinte de azul as nuvens que estão acima do avião.
* Risque a maçã que está em cima da mesa e circule a que está embaixo.

* Faça uma linha em volta do pintinho que está longe da galinha.
* Circule o porquinho que está perto da porca.
* Pinte os peixinhos que estão perto do polvo e risque o que está longe.

* Circule o patinho que está mais longe da pata.
* Risque o passarinho que está mais perto da árvore.
* Marque as crianças que estão perto da árvore e pinte as que estão longe.

* Faça uma (+) na cobra mais grossa.
* Circule o animal que tem as pernas mais finas. 

* Pìnte os lápis mais grossos e circule os mais finos.
* Pinte de azul a corda mais fina.

* Pinte a joaninha que está na folha mais longa.
* Risque a rede mais estreita.
* Pinte de vermelho a porta mais estreita e de amarelo a mais larga.

* Pinte os cintos mais estreitos e circule os mais largos.
* Marque com uma (+) as gravatas estreitas.

* Dentro da curva fechada desenhe um conjunto de triângulos.
* Dentro da curva fechada desenhe um conjunto de círculos.
* Para formar conjuntos de palitos, cole palitos de fósforo dentro das curvas fechadas.

* Ligue cada elemento ao seu conjunto.
* Faça uma curva fechada para formar o conjunto dos animais.

* Pinte o animal que é l elemento do conjunto.
* Risque a figura que não é elemento do conjunto.

* Ligue os conjuntos iguais.

* Risque o conjunto de brinquedos. Faça um pontinho no conjunto de flores e pinte o conjunto de borboletas.
* Faça uma curva fechada em cada conjunto de elementos semelhantes, usando cores diferentes.

* Desenhe conjuntos com a figuras das etiquetas. Ponha muitos elementos em um dos conjuntos e poucos no outro.

* Pinte conjunto que tem mais elementos e marque o que tem menos.

* Faça uma (+) nos conjuntos unitários.
* Risque os conjuntos vazios.

* Este é o numeral zero.
* Vamos ligar os pontinhos para ficar bem bonito.

* Vamos cobrir e copiar o numeral zero.

* Este é o numeral um.
* Vamos cobrir.

* Vamos cobrir e copiar o numeral.

* Cubra e copie os numerais estudados.

* Pinte o numeral que é igual ao modelo.
* Copie.

* Este é o numeral dois.


* Vamos cobrir e copiar o numeral.

* Faça bolinhas para que os conjuntos fiquem com a quantidade de elementos indicada pelo numeral.

* Este é o numeral três.
* Vamos cobrir bem bonito.

* Cubra e copie o numeral estudado.

* Risque o numeral que corresponde à quantidade de elementos dos conjuntos.
* Copie os números.

* Este é o numeral quatro.
* Vamos cobrir os pontinhos para formar o numeral 4.

* Vamos cobrir e copiar o numeral 4.

* Pinte o numeral igual ao modelo.

* Este é o numeral cinco.
* Ligue os pontilhados com capricho.

* Cobrir e copiar o numeral estudado.

* Pinte os quadradinhos onde aparece o numeral 5.
* Conte quantos elementos há em cada conjunto e escreva ao lado o numeral correspondente.

* Este é o numeral seis.
* Cubra os pontilhados do numeral seis.

* Cubra os pontilhados e continue a escrever o numeral 6.

* Faça um traço em volta do numeral correspondente a cada conjunto.
* Complete os conjuntos para que fiquem com 6 elementos.

*Pinte os quadradinhos de acordo com o número indicado nas etiquetas.
* Forme conjuntos de acordo com o numeral. Veja o exemplo.

* Este é o numeral sete.
* Vamos cobrir os pontinhos.

* Vamos cobrir e copiar o numeral.

* Ligue os conjuntos aos numerais.
* Cubra e copie.
* desenh conjuntos de acordos com os numerais.

* Este é o número oito.
* Vamos cobrir com capricho.

Cubra e copie o numeral estudado.

* Desenhe oito elementos neste conjunto. Depois escreva ao lado o numeral correspondente. 
* Escreva de 0 a 8. 

* Coloque os numerais que faltam.
* Complete os conjuntos de acordo com a etiqueta.

* Este é o numeral 9.
* Vamos unir os pontinhos para ficar bem bonito.

* Vamos cobrir e copiar o numeral 9.

* Vamos colorir, numerar e contar os sorvetes.
* Escreva os numerais correspondentes.
* Complete.

fonte: