quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Chevrolet Tracker ou Chevrolet Captiva: qual é melhor?

Com projetos modernos, os modelos são boas opções para quem procura um SUV.
Seja pelo aspecto robusto, a posição elevada que oferece aos ocupantes ou o bom espaço interno, os utilitários esportivos são modelos muito bem sucedidos no Brasil e no resto do mundo.

Na faixa de R$ 100.000, Chevrolet Captiva, Hyundai ix35, Honda CR-V, Kia Sportage, dentre outros, surgem como algumas opções para quem quer um modelo de porte médio nessa classe.
Porém, após o ótimo retrospecto de vendas que o Ford EcoSport conquistou desde a primeira geração, a indústria demorou, mas passou a olhar com mais atenção o segmento dos utilitários/crossovers compactos. Nesse ponto é inegável que o EcoSport tem seu mérito. 

Em um cenário de leis de emissões mais rígidas e a demanda por modelos mais econômicos e compactos para o uso urbano, a tendência é facilmente entendida.
E agora, pelo menos na linha Chevrolet, nós temos uma situação bem interessante. O Captiva Ecotec, com motor 2.4 a gasolina, é tabelado em R$ 99.190. Já o recém-chegado Tracker, menor em tamanho e com propulsor 1.8 flex, parte de R$ 72.190 com câmbio automático de 6 marchas como o Captiva (a versão manual do Tracker acaba de estrear).

Ambos têm projetos modernos e, se porta-malas e espaço interno não são decisivos para você, naturalmente a dúvida vai surgir: qual deles é a melhor compra? Eu preciso gastar R$ 27.000 a mais pelo Captiva?
Vamos começar nossa análise pelo desempenho. O Captiva, com 40 cv a mais que o Tracker, deve levar fácil esse quesito, certo? Na prática não é bem assim. Apesar do motor maior ele é 387 kg mais pesado do que o Tracker, o que acaba por anular o benefício de contar com um 2.4 ao invés do 1.8 sob o capô. 

Em nossos testes, por exemplo, a dupla praticamente empatou no 0 a 100 km/h, com 11s2 para o Tracker e 11s4 para o Captiva. O mesmo ocorreu nas demais avaliações de aceleração. Já nas retomadas, a maior diferença ocorreu no 80 a 120 km/h com pequena vantagem para o Captiva ao registrar 7s9 frente aos 8s6 do Tracker.
No consumo de combustível as médias PECO (55% de uso urbano e 45% rodoviário) foram apenas razoáveis. O Captiva atingiu 8,2 km/l – um número nada bom considerando que ele é movido somente a gasolina – e o Tracker alcançou 7,5 km/l quando abastecido com etanol.

Apesar dos 4,57 m de comprimento e 1,85 m de largura do Captiva (o Tracker possui, respectivamente, 4,24 m e 1,77 m), a diferença em termos de capacidade do porta-malas não é gritante. O Captiva pode abrigar 383 litros contra 306 do Tracker considerando, como manda a legislação, o volume até o encosto do banco traseiro.

O ponto no qual o Captiva se destaca é o espaço interno. Na soma de nossas medidas internas, o modelo contabiliza 6,54 m contra 6,25 m do Tracker. Para quem sai do Tracker e se acomoda no Captiva a maior sensação de espaço é nítida. Mesmo assim, o caçula da dupla não faz feio na hora de levar quatro adultos, porém, se você tem família grande e precisa de espaço, não terá como fugir do Captiva. Para um solteiro (a) ou um casal recém-casado, o Tracker supre muito bem as necessidades. 
Pelos R$ 72.190 que a Chevrolet cobra no Tracker automático básico, sua grande falha em termos de equipamentos é dever os importantes controles de estabilidade e tração (recursos presentes no Ford EcoSport SE 2.0 PowerShift de R$ 66.750). Fora isso, ele conta com bancos de couro, central multimídia, trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve aro 18” e chave keyless. Teto solar e airbags laterais estão disponíveis por mais R$ 3.500. 

O Captiva, como era de se esperar pelo preço superior, oferece mais recursos. Além dos controles de estabilidade e tração, ela traz de série 6 airbags, sistema de monitoramento da pressão dos equipamentos, Remote Start (acionamento do motor e ar-condicionado a distância) além dos ajustes do banco do motorista e acionamento do freio de mão elétricos.

Como você conferiu nas análises, tamanho à parte, o Captiva só justifica o investimento extra se você precisa do máximo em espaço interno. Caso contrário, o Tracker oferece um porta-malas próximo em capacidade, tem desempenho equivalente e a vantagem do motor bicombustível. Ele só deve mesmo os controles de estabilidade e tração, fora isso é um modelo que conquista especialmente pela dinâmica bem acertada, a boa ergonomia e o acabamento bem executado. 
Nossas medições: 

Chevrolet Tracker LTZ

Aceleração 0-100 km/h: 11s2
Retomada 60-120 km/h em D: 11s3
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 26,0
Consumo cidade (km/l): 5,9 km/l
Consumo estrada (km/l): 9,5 km/l
Ruído a 120 km/h em D (dB): 65,3 dB

Chevrolet Captiva Ecotec 2.4
Aceleração 0-100 km/h: 11s4
Retomada 60-120 km/h em D: 10s5
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 27,7 m
Consumo cidade (km/l): 7,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l): 11,4 km/l (gasolina)
Ruído a 120 km/h em D (dB): 66,1 dB
Ficha técnica

Chevrolet Tracker LTZ

Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 1.796 cm3; Cabeçote 4 válvulas por cilindro;Potência (E) 144 cv a 6.300 rpm; Torque (E) 18,9 mkgf a 3.800 rpm; Câmbio automático, 6 marchas;Tração dianteira; Rodas liga leve, aro 18”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira eixo de torção; Comprimento 4,24 m; Largura 1,77 m; Altura 1,67 m; Entre-eixos 2,55 m; Porta-malas 306 litros; Peso 1.390 kg 

Chevrolet Captiva Ecotec 2.4

Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal; Cilindrada n/d; Cabeçote 4 válvulas por cilindro; Potência (G)185 cv a 6.700 rpm; Torque (G) 23,3 mkgf a 4.900 rpm; Câmbio automático, 6 marchas; Traçãodianteira; Rodas liga leve, aro 17”; Suspensão dianteira McPherson; Suspensão traseira multibraço;Comprimento 4,57 m; Largura 1,85 m; Altura 1,70 m; Entre-eixos 2,70 m; Porta-malas 383 litros;Peso 1.742 kg.
Texto: César Tizo / Fotos: Divulgação / Fonte: Carro Online

Imagens para Painel de Natal.

Estou postando lindas imagens de natal para vocês usarem com seus alunos.
Ótimas para fazer painéis para sua escola ou apenas para colorir.








FONTE:

Árvore de natal de papel com molde.

Se você quer uma árvore de natal simples...
A decoração foi feita com bolas de papel, cordão e botões... 
Bom trabalho!!!
fonte:

Atividades Matemática Alfabetização.

Curiosidade:
No final do seculo XIX a educação ganhou destaque como uma das utopias da modernidade. Até então, nessa época, as práticas de leitura e escrita eram restritas a poucos indivíduos nos ambientes privados do lar ou nas “escolas” do império em suas “aulas régias”.






























FONTE: http://educarx.blogspot.com.br/search/label/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o

Atividades de Alfabetização Matemática.


















FONTE: 
http://educarx.blogspot.com.br/search/label/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o