O Novo Golf chegou ao mercado brasileiro em setembro com muitas versões. O Highline 1.4 TSI tem quatro opções de acabamento – Standard, Elegance, Exclusive e Premium, enquanto o GTI tem mais três versões. Diante dessa multiplicidade, qual a melhor opção? É o que este post pretende responder.
Highline ou GTI?
A primeira decisão é definir entre o modelo convencional, Highline, equipado com o motor 1.4 TSI, ou o modelo esportivo, o GTI, com motor 2.0 TSI.
Antes de mais nada, se você sonhou com um Gol GT 1.8, um Escort XR-3, um Kadett GSI, um Gol GTI e não tinha dinheiro para tal, uma boa notícia: em valores de hoje, todos esses carros custavam mais de R$ 100 mil reais. E nenhum deles chega perto do Golf GTI, aliás, nem perto, sequer, do Highline.
Assim, se você sonhou com esses carros, ou mesmo com um Golf GTI de 4º geração e esse sonho não foi realizado, agora não é momento de levar em consideração aspectos racionais na compra. O Golf GTI é a opção. Compre-o e seja feliz. Se só tem dinheiro para o Highline, junte um pouco mais, ou peça empresado para o pai, e compre o GTI.
Se você comprar o Highline, vai ficar sonhando com o GTI 24 horas por dia, 7 dias por semana, até que você vai resolver vender o Highline, provalmente na mesma concessionária que comprou, com um belo prejuízo, e sair com um Golf GTI Exclusive. Se tivesse comprado ele logo de cara, o que perdeu na “escala” no Highline, dava para pular para o Premium.
Em resumo: se há a "duvida" entre o GTI e o outro, não tenha dúvida: compre o GTI e fim de papo, pois se você não o comprar agora, vai comprar depois. Então é melhor ligar o "f$%#@-$%" e pegar o GTI logo de cara.
O pacote do meio, o Exclusive, com teto, sai a R$ 115 mil. Ele é interessante se você prevê que será questionado pela esposa. Ao optar por ele, você pode dizer não pegou o mais caro, pois este Exclusive é o que apresenta o "melhor custo x bebefício". Ela ficará satisfeita sabendo que seu marido não desperdiça dinheiro com supérfulos como o sistema de estacionamento automático "Park Assist".
Mecânico ou Automático?
Agora, se você não se enquadra no perfil acima, e só quer comprar o Golf pelas suas qualidades, e não faz questão de um GTI, então a opção mais racional é o Highline mesmo: é mais barato, suspensão mais elevada, mais econômico e com um desempenho que chega a ser superior ao do Golf GTI de 4º geração.
Entretanto, se você se decidiu pelo Highline, então a decisão a tomar agora é sobre o tipo de câmbio:Manual ou Automático? A resposta é simples e direta: esqueça que o câmbio manual existe. Finja que o Golf não é vendido com câmbio manual. Nem se o vendedor da concessionária oferecer um “ótimo negócio”. O fato é que Golf Highline com câmbio manual será mico no mercado e não vai demorar muito.
Aliás, o Golf com câmbio manual já é mico. Enquanto a diferença de tabela entre o Automático e o Manual é de R$ 7.000 reais, no mercado de usados um Manual vale em média R$ 15.000 reais a menos. E, detalhe: o manual não vende, o automático vende como água.
Mas a questão não é só de mercado. O Golf Highline com câmbio automático DSG de 7 marchas temmais desempenho e ainda consome menos que o manual. E, como se não bastasse, ele também permite trocas manuais, e o seu câmbio é um dos melhores do mundo.
Em resumo: a caixa DSG de 7 marchas vale muito mais que os R$ 7.000 reais a mais que ela custa, então a escolha mais correta sempre será por ela, caso se opte por um 1.4 Highline.
Teto-Solar?
O teto-solar é uma opção praticamente obrigatória no GTI – até mesmo porque será bastante difícil revender um Golf GTI sem esse equipamento. E, no caso do Highline, é quase obrigatória.
O ideal é adquirir o modelo com teto-solar, mesmo que você não faça uso dele, pois no momento da revenda os Golf com teto-solar tem uma liquidez muito maior. Isso não significa que você não irá vender um Golf sem o teto (se for o GTI, talvez). Sim, venderá, mas demorará mais.
Em resumo. Tá gastando, então coloca mais R$ 4.500 reais e pega logo o teto-solar panorâmico.
Highline: Elegance ou Exclusive?
Finamente chegamos à escolha dos pacotes de opcionais da versão Highline. Em primeiro lugar excluímos as opções “Standard”, visto que esta não conta com sistema de navegação, e a “Premium”, pois o preço desse pacote é um tanto quanto exagerado, fazendo um Golf Highline com ele custar mais de R$ 105 mil reais.
Então, dentro das opções racionais, temos o Elegance e o Exclusive. Vamos às apresentações:
Golf HIghline Elegance com teto - R$ 84.990 reais
Na parte externa, este modelo se diferencia do Exclusive por não contar com os faróis de xênon com luz de condução diurna LED.
Assim, a frente deste Golf não conta com os dois “U” presentes no interior dos faróis dos modelos que aparecem nos comerciais. Como também não tem o filete cromado dentro do farol acompanhando o que está na grade.
Em termos estéticos não resta dúvida que a frente fica menos sofisticada.
No interior, a grande diferença é o fato deste modelo não contar com revestimento em couro nos bancos. Entretanto, aqui a “perda” não é tão grande, até mesmo porque o revestimento em Alcântara é de altíssima qualidade, e quase tão luxuoso quando o couro.
Ou seja, mesmo um Golf Highline Standard ou Elegance transmitem uma padrão de qualidade interior só encontrado em carros de categoria premium, como Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Golf HIghline Exclusive com teto - R$ 94.990 reais
O Golf na versão Highline Exclusive já é igual, em termos estéticos, ao mostrado em todas as campanhas promocionais. Os faróis de LED está lá, os lavadores de faróis também, conferindo aquele visual sofisticado e premium à frente do carro.
Se externamente ele tem esse diferencial, no interior esta versão conta com uma opões de cor de revestimento que realmente são muito bonitas e elegantes.
O modelo mostrado nestas imagens tem o revestimento interno em Couro Vienna Marrakesh (Marrom), que parece ser uma opção mais “sensata” que o Shetland (Bege). Não que este não seja bonito. É, inclusive, até demais.
O problema é que o couro bege tende a sujar com facilidade, exigindo mais manutenção ao longo do tempo, enquanto o Marrakesh é quase tão bonito quanto, e vai sujar bem menos e você não vai ficar estressado se o seu filho pequeno pisar no assento com o tênis que ele acabou de sujar na lama com os amiguinhos.
De qualquer forma, a escolha de tonalidade interna é mais uma questão de gosto pessoal, e, até mesmo a opção pelo preto é interessante, já que mesmo este é muito bonito, e, afinal, o Pacote Exclusive abre a porta para essa opção.
Além disso, ele conta com os seguintes itens a mais que o Elegance: sistema de som com 8 alto-falantes, aquecimento dos bancos dianteiros, regulagem dinâmica do facho do farol com luz dinâmica para trânsito em curvas.
Enfim, depois de toda essa ladainha, ainda não respondemos a questão: Elegance ou Exclusive?Racionalmente falando, a versão Elegance é a mais indicada, afinal custa R$ 10.000 reais a menos, e o benefício é praticamente o mesmo.
Entretanto, você está comprando um carro de R$ 85.000. E quem compra um de R$ 85.000, compra um de R$ 95.000 mil - os bancos em couro, os faróis de xenônio e o sistema de iluminação diurna em LED deixam o Golf sem dever nada aos concorrentes "premium" da Audi (A3), BMW (118i) ou Mercedes-Benz (A200).
Ao contrário, como se pode ver nos gráficos acima (dados da Revista Quatro Rodas), o Golf 1.4 TSI DSG tem mais desempenho, consome menos (em cidade) e é mais silencioso que Mercedes-Benz A200 (R$ 106.000 reais a pelada, sem bancos em couro ou GPS nem no modelo top) e Audi A3 1.4 (R$ 95.000 a versão mais barata) . Ou seja, são os modelos "premium" que ficam devendo ao Golf. De modo que, eu, particularmente, iria de Exclusive.
Conclusão
Em resumo: se você está [em dúvida] entre um GTI e um Highline, opte pelo GTI. Se você jamais pensou em um GTI, então o Highline é mais indicado, e, neste caso, a versão Exclusive com teto-solar e interior em Couro Viena Vienna Marrakesh (Marrom) seria a escolhida.
FONTE: