terça-feira, 18 de março de 2014

PROJETO COPA DO MUNDO 2014.


Tema: União das Nações através da Copa do Mundo.
Maternal A – Itália
Maternal B – França

Justificativa


O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está todas as nações se unem e acompanham este grande evento.


Objetivo Geral


O desenvolvimento deste projeto mostrará para o aluno a diferença entre os países, em relação ao modo de se vestir, alimentação e música.
O desenvolvimento deste projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar. É possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países sem a descriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc.


Objetivos Específicos


- Divulgar, valorizar e conhecer as culturas do Brasil, Itália (Mat. A) e França (Mat. B);
- Visualizar danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
- Identificar os países através da bandeira e cores;
- Compreender e Respeitar o trabalho coletivo.


Período de Realização: Março à Agosto 2014.


Apresentação do Projeto: Agosto
Metodologia


- Será usado o laboratório de informática e data show.
- Exibição de fotos dos países e vídeos de futebol.


Passeio do 2º Bimestre


- Visitar um campo de futebol


Temas transversais


Ética: Abordagem da união dos povos através da copa, respeito entre os alunos e as regras, trabalhar o conceito de que nem sempre se vence. Através das derrotas traçamos novas estratégias.


Meio Ambiente: Observar os lugares e as mudanças por causa da copa (enfeites), localizar pontos positivos (torcida) e negativos (sujeira).


Pluralidade Cultural: Verificar se possui costumes dos outros países que nós herdamos. Pesquisar alguns ídolos e montar um painel dos ídolos do futebol da vários países.


Matemática


- Construção de um campo de futebol para localizar as formas geométricas;
- Quantidade de jogadores no campo de futebol.


Língua Portuguesa


- Hino Nacional (confecção do hino com figuras relacionadas às palavras).


Artes


- Criação de um mascote para a sala;
- Reprodução de uma obra de Candido Portinari – Futebol;
- Música Partida de Futebol do Skank;
- Confecção de 1 jogador de futebol do país trabalhado.
Desenvolvimento do Projeto


1ª Atividade


Em um primeiro momento será realizada a seguinte pergunta:
Qual o significado da copa para a família?


Para iniciar o projeto será apresentado o Globo terrestre para mostrar que existem muitos lugares e que cada parte colorida tem um nome, será identificado o Brasil. Após a identificação será mostrada imagens sobre costumes, músicas, comidas e pontos turísticos.
Os alunos irão confeccionar a bandeira do Brasil que ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e formas geométricas).


Material: Globo terrestre, 1 papel cartão branco, guache (verde, azul, amarelo, branco).


2ª Atividade


Será realizada uma roda de conversa perguntando para os alunos “O que é futebol?” Cada resposta será anotada para a confecção de um painel.
Após a roda os alunos irão ver vídeos de crianças, personagens e animais jogando bola.


Material: Cartolina, Data show.


3ª Atividade


Através do Globo terrestre os alunos identificarão onde fica a Itália (Mat. A) e França (Mat. B).
Após a localização será confeccionada a bandeira do país que ficará exposta na sala (serão identificadas as formas geométricas e as cores).


Material: Papel Cartão Branco (2), guache (azul, verde, vermelho, branco).


4ª Atividade


Conhecimento das músicas da Itália (Mat. A) e França (Mat. B), momento de muito aprendizado para o conhecimento de um novo ritmo musical.


Material: Som e música.


5ª Atividade


Conhecendo um pouco da cultura da Itália (Mat. A) e França (Mat. B) como costumes, roupas e pontos turísticos. Através de fotos e vídeos.


Material: Data show.


6ª Atividade


Culinária: os alunos irão conhecer um pouco das comidas típicas


- Itália (Mat. A): irá fazer Polenta


Ingredientes
• 2 litros de água
• 1 colher (sopa) de sal
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 400 g de fubá mimoso


Preparo da Receita
Coloque a água para ferver e acrescente o sal e a manteiga. Assim que iniciar a fervura, comece a acrescentar o fubá aos poucos, mexendo sem parar para que não empelote. Colocado todo o fubá, continue a mexer regularmente. Para um perfeito cozimento, o ideal é que a polenta cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Despeje em um refratário e salpique com parmesão, podendo cobrir com o molho de sua preferência.


- França (Mat. B): irá fazer Pão Frances


Ingredientes
½ quilo de farinha de trigo
15 g de fermento para pão
15 g de sal
20 g de açúcar
1 colher (sopa) se margarina
Modo de Preparo
1.Dilua o fermento em um copo de água morna com o açúcar
2.Misture os outros ingredientes
3.Amassa e levante, empurrando a massa para frente, com a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma
4.Se for necessário, coloque mais água e mais farinha
5.A massa não deverá grudar nas mãos
6.Deve ficar com aspecto leve e esponjoso
7.Deixe descansar por duas horas
8.A seguir, amasse novamente e prepare o pão, dando-lhe o formato desejado e coloque no tabuleiro untado
9.Se estiver pegajosa, espalhe mais farinha por cima
10.Deixe que ela descanse mais uma hora
11.Aqueça o forno e pincele o pão com água antes de colocá-lo no forno
12.Assar por 40 minutos mais ou menos
7ª Atividade
Passeio para o Campo de Futebol. Os alunos terão um momento de diversão e conhecimento para conhecer como é um campo e o que te nele: grama, trave, riscos no chão, formas geométricas, arquibancada etc.
8ª Atividade


Confecção do campo de futebol os alunos irão pintar a roupa dos jogadores com tinta plástica em pequenos bonecos de plástico. Em uma caixa de terra será plantada sementes de capim para a reprodução do campo.


Material: Caixa de Madeira, semente de capim, boneco de plástico, tinta plástica.


9ª Atividade


Confecção do jogador da Itália (Mat. A) e França (Mat. B). Será desenhado no papel cartão branco e pintado com tinta, cada aluno pintará uma parte do jogador. Para do desenvolvimento da coordenação motora e o trabalho em grupo.


Material: Papel cartão branco (20), guache (amarelo, azul claro, azul escuro).


10ª Atividade


Confecção da bola de futebol: os alunos pintarão a bola de isopor para reproduzir a bola de futebol. Este será um trabalho em grupo, para o desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade.


Material: Bola de isopor (2 Grande), guache (preto, branco).




11ª Atividade


Reprodução da obra “Futebol” de Candido Portinari através da colagem dos personagens que aparece na obra, será realizada em papel colorido. Será realizada a obra por ter nascido no Brasil, seus pais eram imigrantes Italianos e viaja para Paris. Reúne os 3 países trabalhados pelo Maternal.
12ª Atividade


Confecção da lembrança: os alunos irão confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o movimento de amassar e a criatividade.


Material: Biscuit colorida (20), Bolinha de isopor (20 Peq. – Ping-Pong).




13ª Atividade


Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.


Material: Pesquisa dos pais.


14ª Atividade


Reprodução do ponto turístico:
- Canal de Veneza Itália (Mat. A): Desenvolvendo a criatividade e a montagem de uma maquete.


Material: Placa de Isopor (2 Grossa), gel, argila, paisagem.


- Torre Eiffel França (Mat. B): Desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora para a montagem com palitos.


Material: Palito de sorvete amarelo (1.000), gliter dourado.




16ª Atividade


Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.


Material: Caixa de leite (6), barbante, bandeiras (EVA).


17ª Atividade


Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).


18ª Atividade


Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.


Material: Hino Nacional, Figuras, cola, papel cartão branco (2).


19ª Atividade


Confecção do mascote, os alunos escolheram um mascote para acompanhar durante todo o projeto.


Material: Opções de mascotes.


12ª Atividade


Confecção da lembrança: os alunos irão confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o movimento de amassar e a criatividade.


Material: Biscuit colorida (20), Bolinha de isopor (20 Peq. – Ping-Pong).




13ª Atividade


Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.


Material: Pesquisa dos pais.


14ª Atividade


Reprodução do ponto turístico:
- Canal de Veneza Itália (Mat. A): Desenvolvendo a criatividade e a montagem de uma maquete.


Material: Placa de Isopor (2 Grossa), gel, argila, paisagem.


- Torre Eiffel França (Mat. B): Desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora para a montagem com palitos.


Material: Palito de sorvete amarelo (1.000), gliter dourado.




16ª Atividade


Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.


Material: Caixa de leite (6), barbante, bandeiras (EVA).


17ª Atividade


Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).


18ª Atividade


Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.


Material: Hino Nacional, Figuras, cola, papel cartão branco (2).


19ª Atividade


Confecção do mascote, os alunos escolheram um mascote para acompanhar durante todo o projeto.


Material: Opções de mascotes.


FONTE: http://www.ensinar-aprender.com.br/2010/05/projeto-copa-do-mundo-adaptavel.html

Horóscopo do dia 18 de março de 2014.

Variável

Trabalho: você terá energia para transformar as dificuldades em experiências construtivas.
Amor: dia muito bom para conversas íntimas.
Saúde: evite alimentos muito temperados. 785 – chocolate.


Razoável

Trabalho: seja comedido em auto-elogios para não despertar ciúme e rivalidade no ambiente profissional.
Amor: você está precisando conversar sobre seus problemas e aflições.
Saúde: instável. 674 – índigo.


Bom

Trabalho: as atividades em sociedade com amigos ou familiares estarão protegidas.
Amor: poder de conquista e sensualidade em alta, aproveite e agite sua vida social.
Saúde: muito boa. 352 – grená.


Variável

Trabalho: dia favorável para quem exerce atividade ligada ao público ou em equipe.
Amor: cuidado com desilusões ligando amizade e a pessoa amada.
Saúde: hidrate-se melhor, beba mais água. 127 – cores claras.


Agitado

Trabalho: problemas familiares poderão atrapalhar o setor profissional se você não souber separar os assuntos.
Amor: controle mais os gastos para não ter atritos com a pessoa amada.
Saúde: instável. 427 – laranja.


Razoável

Trabalho: se possível, permaneça na rotina e evite mudanças bruscas.
Amor: clima de harmonia no romance dependerá mais de você.
Saúde: controle seu nervosismo e sua ansiedade. 794 – vermelha.


Favorável

Trabalho: uma oportunidade esperada há algum tempo parece estar se apresentando para você, fique atento para que possa aproveitar.
Amor: evite pedir favores a quem ama.
Saúde: boa. 246 – marrom.


Agitado

Trabalho: um problema do passado poderá tirar sua tranquilidade.
Amor: procure agradar a pessoa amada com atitudes sinceras.
Saúde: evite o álcool e o cigarro. 067 – dourada.


Variável

Trabalho: a influência de uma pessoa experiente será essencial para suas realizações.
Amor: não finja ser auto-suficiente, que não precisa de carinho.
Saúde: boa. 356 – cereja.



Razoável

Trabalho: dia favorável para tratar assuntos ligados a sua profissão, de um modo geral.
Amor: chance de sucesso numa conquista amorosa.
Saúde: estável. 134 – cores claras.


Bom

Trabalho: uma mudança poderá aumentar suas chances de sucesso nas finanças e exigir mais esforço de sua parte.
Amor: reconciliação e reaproximação na vida a dois.
Saúde: regular. 468 – bege.


Agitado

Trabalho: evite envolver-se em assuntos que possam magoá-lo e ainda deixá-lo exposto à fofocas.
Amor: mantenha um segredo bem guardado.
Saúde: dificuldades para dormir. 034 – lilás.

http://www.portalaconteceu.com.br/?page=3

Pesquisa aponta o mel como nova arma contra resistência a antibióticos.


Mel tem uma propriedade única de lutar contra infecções em múltiplos níveis 

O mel pode ser a solução para o crescente problema de resistência aos antibióticos, de acordo com um estudo da Salve Regina University, de Newport, Estados Unidos. Segundo a autora da pesquisa, Susan M. Meschwitz, o mel usa uma combinação de armas que inclui o peróxido de hidrogênio, a acidez, o efeito osmótico, alta concentração de açúcar e polifenóis, tudo que mata as células bacterianas. 

— O mel tem uma propriedade única de lutar contra infecções em múltiplos níveis, tornando mais difícil que a bactéria desenvolva resistência — disse Susan. 

Além disso, vários estudos têm demonstrado que o mel inibe a formação de biofilmes, ou comunidades de bactérias causadoras de doenças viscosas, disse ela. 

— O mel também pode perturbar quorum sensing, o que enfraquece a virulência bacteriana, tornando as bactérias mais sensíveis aos antibióticos convencionais — disse Meschwitz. 

Quorum sensing é a maneira das bactérias de se comunicar umas com as outras, e podem estar envolvidas na formação de biofilmes. Em certas bactérias, este sistema de comunicação também controla a liberação de toxinas, o que afeta a patogenicidade da bactéria, ou a sua capacidade de causar a doença.

A pesquisadora também aponta que outra vantagem do mel é que, ao contrário de antibióticos convencionais, ele não atinge os processos essenciais de crescimento das bactérias. O problema desse tipo de segmentação, que é a base de antibióticos convencionais, é que isto resulta em bactérias resistentes às drogas.



BEM-ESTAR DO ZERO HORA

Colisão entre ônibus e caminhão deixa 3 mortos e cerca de 25 feridos. Acidente envolvendo um ônibus e um caminhão na madrugada desta terça-feira (18/03) deixou três mortos e cerca de 25 feridos na BR 277 em Prudentópolis/PR.



Acidente envolvendo um ônibus e um caminhão na madrugada desta terça-feira (18/03) deixou três mortos e cerca de 25 feridos na BR 277 em Prudentópolis/PR.

Segundo informações da Policia Rodoviária Federal, o caminhoneiro trafegava sentido Ponta Grossa quando perdeu o controle da direção e tombou, enquanto que o ônibus da Viação Catarinense conduzido por Mauro Bortoluzzi não conseguiu parar e colidiu de frente. O caminhão levava uma carga de cerâmica que ficou espalhada pela pista. 

Ambos os condutores morreram, além de um passageiro do ônibus. Os feridos que estavam no ônibus foram socorridos e levados a hospitais em Guarapuava, Prudentópolis, Irati e Ponta Grossa. Oito deles ficaram em estado grave.

Trinta e nove pessoas, incluindo o motorista estavam no coletivo, 12 saíram ilesos. 



Fonte: NP

Nasa prevê colapso da humanidade nas próximas décadas.


A humanidade está na iminência de um colapso por conta da instabilidade econômica e do esgotamento dos recursos naturais. Essa foi a conclusão de um estudo financiado pela Nasa, a agência espacial norte-americana. Com o uso de modelos matemáticos a agência norte-americana previu o colapso do planeta Terra mesmo quando eram feitas estimativas otimistas, segundo o jornal britânico Independent.

Usando como modelo o colapso de antigas civilizações, como Roma, Gupta (indiana) e Han (chinesa), a Nasa concluiu que a elite da atual sociedade elevou o padrão de consumo a níveis preocupantes, disparando um alerta de colapso da nossa civilização baseada em cidades e na industrialização. "Esse ciclo de crescimento-colapso é recorrente na história da humanidade", explica o matemático Safa Motesharri.

Motesharri e sua equipe exploraram diversos fatores capazes de causar a extinção da sociedade, como as mudanças climáticas, o crescimento populacional, por exemplo. Os pesquisadores descobriram que a junção desses fatores, aliada à escassez de recursos e a divisão da sociedade entre elite e massas termina por destruir esse arranjo social. Assim aconteceu em todos os impérios da Antiguidade, explica o cientista.

Entretanto, o cientista não considera o fenômeno irreversível. Para evitar o colapso da sociedade, o cientista diz que será necessária uma ação das verdadeiras elites para restaurar o equilíbrio econômico e do uso dos recursos naturais - essa é a única maneira de deter o impacto da ação humana sobre o meio ambiente. 



Fonte: YAHOO

Caminhoneiro perde a vida em Xavantina.


Mais uma tragédia foi registrada nas estradas da região nesta terça-feira. Por volta das 15h45 uma carreta com placas IJF 0104 de Marau-RS saiu da pista e tombou em uma curva na SC 155 em Xavantina. O condutor, identificado como Everton dos Santos Pereira, 30 anos, ficou preso entre as ferragens e foi a óbito no local do acidente. 
3
No veículo também estavam a companheira de Everton, Kaleandra Albano Oliveira, que teve ferimento de média gravidade, foi socorrida pelos bombeiros de Seara e Xanxerê e conduzida ao hospital São Roque de Seara. Também estava no caminhão o filho do casal, um menino de sete meses, acomodado na cadeirinha e que também sofreu alguns ferimentos. Mãe e filho foram transferidos para o Hospital São Frtancisco de Concórdia no final da tarde. 
2
A carreta transportava produtos embalados da Seara Alimentos e os danos foram elevados. Polícia Rodoviária de Bom Jesus esteve no local para apurar as causas do acidente, a princípio falta de freios. O IML de Concórdia fez a remoção do corpo do condutor. Pelas informações a família é da cidade de Vacaria-RS.



Fonte: Belos Montes

Veja 10 cuidados para manter seu carro impecável.


Todo mundo sabe que o valor de um carro cai anualmente, mas muita gente se esquece de que a falta de cuidados básicos pode desvalorizá-lo ainda mais e, em alguns casos, dificultar muito o momento da troca. Veja abaixo 10 dicas para pôr em prática o quanto antes e assim garantir o melhor preço para o veículo:

1) Lavar o carro na volta da praia

Pouca gente faz isso, até porque não é fácil achar um posto que levante o carro para lavá-lo por baixo.

Mas este é um cuidado importante. O sal acelera a oxidação (ferrugem) nas peças que não possuem tratamento anticorrosão. As mais atingidas são peças fundidas com alto teor de carbono, como discos de freio, cilindros de roda, bloco do motor, pinças de freio, entre outras.

2) Nada de querosene

Não se deve aplicar querosene ao lavar o carro. Este produto danifica a pintura e a maioria das borrachas da suspensão. Água e sabão neutro são suficientes para uma boa limpeza, inclusive da lataria.

Se você deixa seu carro exposto ao sol e à chuva diariamente, é bom fazer um enceramento a cada três meses.

3) Conserte os amassadinhos

Pequenos amassados devem ser reparados o mais breve possível. É comum as pessoas acumularem os serviços de funilaria e pintura e, por conta disso, deixarem de lavar seus carros. De repente, elas percebem que terão que pintar todo o carro: isso porque muitas vezes a ferrugem toma conta do local amassado, deixando uma impressão pior ainda.

4) Evite manchas

Deixe seu carro longe de: goteira de cimento, óleo de freio, fezes de pássaros, gasolina, tíner, e tome cuidado ao estacionar embaixo de árvores.

Se seu carro possui manchas provocadas por alguns destes produtos é melhor levá-lo a uma oficina especializada para tentar removê-las. Cuidado: soluções caseiras utilizando materiais inadequados podem causar ferimentos e piorar o problema.

5) Cuidado com máquinas de asfalto e demarcação

Entre os poucos que podem ser resolvidos em casa, respingos de asfalto podem ser removidos da pintura com óleo para bebês. Já respingos de tinta demarcatória de asfalto (como faixas de pedestres) devem ser tirados em oficina especializada. Portanto, passe longe de máquinas de demarcação.

6) Carro repintado requer mais cuidado

Um leitor perguntou se pintura metálica requer mais cuidados do que a sólida. Depende. Carros com pintura sólida que já foram repintados necessitam de mais cuidado, pois a maioria das oficinas de funilaria e pintura utiliza o PU (poliuretano) no lugar do Poliéster (utilizado pelas montadoras). Como o PU não exige a aplicação da camada de verniz, a pintura fica mais vulnerável a manchas. Se a pintura do seu carro é original, não existem cuidados diferentes entre a sólida e a metálica.

7) Atenção no lava-rápido

Não se pode generalizar, mas, infelizmente, alguns funcionários destes estabelecimentos não recebem treinamento adequado. Todo carro deve ser lavado na sombra, começando pelo teto. No entanto, é comum encontrarmos lavadores que começam por baixo - a parte que geralmente possui terra respingada das rodas. Se o lavador encher a bucha de terra, provavelmente vai riscar toda lataria. Este fato é muito observado em carros pretos: as marcas de movimentos circulares ficam bem evidenciadas.

8) Capas nem sempre protegem

Capas plásticas não combinam com umidade nem poeira. Para cobrir um carro é necessário que o material esteja totalmente limpo e seco. Dê preferência para capas forradas por dentro e com grande ventilação.

9) Marquinha da porta do carro vizinho

Seu vizinho de garagem não toma cuidado ao abrir a porta? Já existem no mercado alguns protetores de espuma magnetizados que se coloca na lateral cada vez que estaciona o carro. Uma opção mais barata que alguns internautas citaram é a utilizar os "espaguetes" de piscina: você pendura um de cada lado do carro, amarrados com um barbante. Visualmente não é a melhor solução, mas seu vizinho de garagem vai entender o recado.

10) Polimento sem exagero

Polimentos, cristalizações, espelhamento e revitalizações são bem-vindos, porém com moderação. A cada polimento, uma parte da camada de verniz é removida através da utilização de politrizes de alta rotação associadas a massas abrasivas. Geralmente esse serviço é indicado para pinturas manchadas, queimadas de sol. Para veículos novos e seminovos, sem manchas, a melhor opção é o enceramento.



Fonte: G1