http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2014/02/mural.html
quinta-feira, 15 de maio de 2014
* FLORES - TEXTO ENSINO FUNDAMENTAL.
Dê flores à pessoas queridas, a fim de demonstrar seu carinho.
Rosas: os significados das rosas variam de acordo com as cores.
As rosas vermelhas são símbolo de amor, ideais para ser enviadas a quem você ama ou está apaixonado. Ao mesmo tempo, pode ser dada a um amigo ou uma amiga simplesmente como forma de demonstrar sua admiração.
As brancas simbolizam pureza. Elas são ideais para dar a quem está prestes a se casar ou a quem você sonha em reencontrar. São perfeitas também para serem dadas a uma pessoa que está doente, desejando melhoras.
As rosas cor-de-rosa, por sua vez, são ótimas opções de presentes para pessoas simpáticas, pois significam ausência de maldade e apreço.
As amarelas se encaixam perfeitamente como presentes para adolescentes. Elas significam alegria e, dependendo da ocasião, podem indicar segundas intenções, isto é, um interesse maior que amizade.
As Orquídeas: versáteis, as orquídeas são belas, delicadas e exóticas, entre diversos significados intrínsecos a elas, estão o amor, a beleza, o luxo e a força. São perfeitas para ser dadas de presentes em ocasiões especiais como aniversário, nascimento de uma criança, Dia dos Pais, Namorados, entre outros.
Os Lírios: essas flores representam casamento, doçura, inocência, nobreza, paz, proteção, pureza e saudade. Ótima opção de presente para pessoas idosas e também pessoas tranquilas.
As Margaridas: Símbolos de pureza, inocência e amor, as margaridas podem ser dadas, sem medo de errar, a membros da família, como sobrinhos, tios, avós e filhos.
Os Copos-de-leite: Por fim, os copos-de-leite representam inocência e pureza, estão associados ao sagrado e simbolizam a paz. Presentes ideais para as mães e as namoradas, especialmente em datas como Dia das Mães e dos Namorados.
Fonte: Giuliana Flores
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2014/02/flores.html
Textos curtos para interpretação com gabarito.
Textos curtos para interpretação com gabarito
Todo o conteúdo possui textos curtos para interpretação com gabarito feito especialmente para você professor poder aplicar em sala de aula, para saber se a interpretação de texto é aplicável para sua turma escolar olhe a classificação do texto que fica abaixo da imagem indicando para qual turma esse texto foi desenvolvido
Textos curtos para o 5° ano
Textos curtos para o 5° ano
Textos curtos para o 3° ano
Textos curtos para o 2° ano
Textos curtos para interpretação com gabarito
TEXTO I
Não existe essa coisa de um ano sem Senna, dois anos sem Senna… Não há calendário para a saudade. (Adriane Galisteu, no Jornal do Brasil)
1) Segundo o texto, a saudade:
a) aumenta a cada ano.
b) é maior no primeiro ano.
c) é maior na data do falecimento.
d) é constante.
2) A repetição da palavra não exprime:
a) dúvida
b) convicção
c) tristeza
d) confiança
TEXTO II
Passei a vida atrás de eleitores e agora busco os leitores. (José Sarney, na Veja, dez/97)
3) Deduz-se pelo texto uma mudança na vida:
a) esportiva
b) intelectual
c) profissional
d) sentimental
4) O autor do texto sugere estar passando de:
a) escritor a político
b) político a jornalista
c) político a romancista
d) político a escritor
5) Infere-se do texto que a atividade inicial do autor foi:
a) agradável
b) duradoura
c) simples
d) honesta
6) O trecho que justifica a resposta ao item anterior é:
a) e agora
b) os leitores
c) passei a vida
d) atrás de eleitores
7) A palavra ou expressão que não pode substituir o termo agora é:
a) recentemente
b) no momento
c) presentemente
d) neste instante
TEXTO III
Os animais que eu treino não são obrigados a fazer o que vai contra a natureza deles. (Gilberto Miranda, na Folha de São Paulo, 23/2/96)
8) O sentimento que melhor define a posição do autor perante os animais é:
a) fé
b) respeito
c) solidariedade
d) amor
9) O autor do texto é:
a) um treinador atento
b) um adestrador frio
c) um treinador qualificado
d) um adestrador consciente
10) Segundo o texto, os animais:
a) são obrigados a todo tipo de treinamento.
b) são treinados dentro de determinados limites.
c) não fazem o que lhes permite a natureza.
d) não são objeto de qualquer preocupação para o autor.
Gabarito:
01 - D
02 - B
03 - C
04 - D
05 - B
06 - C
07 - A
08 - B
09 - D
10 - B
ARTES - * PINTURAS DE DONALD ZOLAN.
Donald Zolan é reconhecido como o primeiro pintor americano para crianças.
Suas pinturas são maravilhosas.
Veja suas pinturas.
Realmente são lindas.
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2014/02/pinturas-de-donald-zolan.html
* SER FELIZ!
SER FELIZ NÃO É...
Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Ser feliz não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si e ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz, é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
É beijar os filhos, curtir os pais!
É ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar: “Eu errei”.
É ter ousadia para dizer: “Me perdoe!”
É ter sensibilidade para expressar: “Eu preciso de você”.
É ter capacidade de dizer “Eu te amo”.
E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo. Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida. E descobrirá que...
Ser feliz não é ter uma vida perfeita.
Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para esculpir a serenidade.
Usar a dor para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
(Augusto Cury)
http://professoracleides.blogspot.com.br/2014/04/ser-feliz.html
Exercícios de matemática. História da matemática.
Exercícios de matemática. História da matemática.
Alguns dos primeiros registros da Matemática como conhecemos originaram-se no Egito, quando os povos começaram a estabelecer-se na região, deixando de ser nômades, por volta de 6.000 a.C., devido às boas condições da terra para agricultura. Assim, era importante que se entendesse padrões de estações, ou de fases lunares, por exemplo.
Os egípcios usaram um sistema de numeração decimal, supostamente motivados pelos dez dedos da mão. O fizeram devido à necessidade de registro de seus cálculos.
Embora inovador, o sistema não era posicional, o que fazia da representação de números consideravelmente grandes algo inconveniente. Apesar disso, os egípcios eram ótimos calculistas, como se observa em descobertas como o Papiro de Rhind, que mostra processos de multiplicação, por exemplo, usando, indiretamente, sistema binário, que é a base da linguagem de computadores.
Exercícios de matemática
Exercícios de matemática
Atividades de matemática
* DIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.
Dia 13 de Maio para milhões de fiéis, é o dia de Nossa Senhora de Fátima, mãe generosa e acolhedora que, num longínquo 1917, apareceu pela primeira vez a três pequenos pastores na cidade de Fátima em Portugal.
http://professoracleides.blogspot.com.br/2014/05/dia-de-nossa-senhora-de-fatima.html