domingo, 4 de junho de 2017

Modelo de Espantalho Para Festa Caipira

Modelo de Espantalho Para Festa Caipira


Confeccione este divertido espantalho  é fácil de cortar e colar papel artesanal (pardo) que usa um saco de papel como base para fazer um boneco espantalho adequado para temas caipira. Confira o modelo para você fazer o boneco ou você pode ser criativo e cortar suas próprias peças. 
Materiais:
  • um saco papel (branco ou marrom vai funcionar).
  • uma impressora,
  • um marcador preto ou lápis pastel. 
  • tesoura,
  • cola,
  • papel, 
  • Opcional: grandes olhos .
     

Imprima o modelo:

  • Imprima o modelo de escolha 

Modelo 1   (cor)   ou   (preto e branco)

Modelo 2   (cor)   ou   (preto e branco)

                                   Fonte:http://www.dltk-holidays.com/

6 Receitas com Folha de Cenoura para Emagrecer

6 Receitas com Folha de Cenoura para Emagrecer

Cenouras
6 Receitas com Folha de Cenoura para Emagrecer

A cenoura é um ingrediente muito preparado na culinária brasileira e mundial, e há algum tempo as pessoas começaram a fazer uso das folhas de cenoura, que antigamente eram descartadas. Para quem não sabe, as folhas de cenoura podem ser consumidas, pois são comestíveis e extremamente saudáveis para a saúde.

Alguns estudos revelam que os ramos das folhas podem ser até mais saudáveis do que as próprias cenouras. Trata-se de um alimento com grandes quantidades de ferro, fibras e proteínas. Além disso, contém magnésio, cálcio, zinco e betacaroteno.

As folhas de cenoura, quando frescas, são crocantes, com cheiro de capim fresco e sabor adocicado. Podem ser utilizadas como tempero de pratos, como substitutas da salsa ou do tomilho. Mas, como toda folhagem delicada, só deve ser utilizada crua ou em pratos de cozimento rápido, pois se não o sabor e propriedades são perdidas.

Abaixo estão algumas receitas simples e light para emagrecer que levam as folhas de cenoura no preparo. Confira e divirta-se na cozinha!

1. Receita de bolinho com folha de cenoura

Ingredientes:

2 cenouras médias raladas;
2 folhas de cenoura picados;
1/2 cebola picada;
2 ovos;
2 xícaras de chá de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento químico;
2 colheres de sopa de parmesão ralado;
pimenta-do-reino a gosto;
sal a gosto;
ervas a gosto.

Modo de preparo:


Comece misturando a cenoura ralada com as folhas, cebola, ovos batidos, farinha, queijo, pimenta, sal, ervas e, por último o fermento. Então despeje essa massa em forminhas individuais untadas e leve para assar até dourar e crescer em forno médio. Desenforme com cuidado e sirva.
2. Receita de molho pesto de folha de cenoura

Ingredientes:
Publicidade

2 xícaras de folhas de cenoura bem verdes;
10 folhas de manjericão fresco;
2 colheres de sopa sementes de girassol;
1/3 xícara de parmesão ralado;
1 dente de alho pequeno;
sal a gosto;
pimenta-do-reino a gosto;
azeite de oliva até dar liga.

Modo de preparo:

Comece tostando as sementes de girassol e depois leve ao liquidificador e bata junto das folhas de cenoura, manjericão, sal, alho, parmesão e pimenta. Quando formar uma pasta adicione o azeite aos poucos batendo até dar liga formando um molho grosso. Use como molho de massas.
3. Receita de sopa com folha de cenoura

Ingredientes:
5 batatas médias descascadas;
1 fatia grossa de abóbora japonesa descascada e sem semente;
5 cenouras pequenas;
2 talos de cenoura com folhas;
1 colher de sopa rasa de molho de tomate;
cheiro verde a gosto;
1 colher de sopa de alho picado;
1 colher de sobremesa de pimenta;
sal a gosto;
3 colheres de sopa de amido de milho;
1 xícara de água.

Modo de preparo:


Separe as folhas da cenoura lave e pique com a ponta da faca. Pique as batatas e abóbora descascadas em cubos menores. Corte a cenoura em rodelinhas. Leve os legumes para cozinhar numa panela com água até amaciar. Adicione o molho de tomate, temperos e deixe ferver. Quando os legumes já tiverem macios adicione folhas da cenoura e cheiro verde a gosto. Dissolva o amido em uma xícara com água e despeje na panela mexendo aos poucos. Quando engrossar sirva.
4. Receita de arroz com folha de cenoura

Ingredientes:
1 xícara de folhas de cenoura picadas;
1 pitada de sal;
2 dentes de alho picados;
2 colheres de sopa de azeite;
2 xícaras de arroz já cozido.

Modo de preparo:

Refogue o alho em uma panela com azeite e depois adicione as folhas de cenoura lavadas, tempere com sal e adicione o arroz já cozido, pode ser o arroz do dia anterior. Misture bem e sirva!
5. Receita de omelete com folha de cenoura

Ingredientes:
3 ovos;
1 cenoura;
3 ramos de folhas de cenoura;
1 pitada de sal;
1 pitada de pimenta-rosa moída na hora;
1 colher de chá de manteiga.

Modo de preparo:

Lave e pique as folhas da cenoura e reserve. Em uma tigela misture os ovos com a cenoura e folhas, tempere com sal e pimenta. Bata até obter uma mistura homogênea. Unte uma frigideira anti-aderente com manteiga e despeje essa mistura. Deixe firmar em fogo baixo, vire e deixe dourar do outro lado. Sirva!
6. Receita de salada de folha de cenoura

Ingredientes:
3 cenouras com folhas;
nozes picadas;
passas picadas;
suco de limão siciliano;
mel a gosto;
azeite a gosto;
sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave as cenouras e as folhas. Seque bem. Rale a cenoura e pique as folhas. Incorpore em uma tigela a cenoura, folhas, passas, nozes e adicione o suco de limão e tempere com mel, azeite e sal a gosto. Sirva.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/6-receitas-com-folha-de-cenoura-para-emagrecer/#6P8UzwYQuXrAZM3j.99

COMO VIVEM AS MINHOCAS

COMO VIVEM AS MINHOCAS

Observe esse anelídeo com os alunos e discuta a sua importância para o meio ambiente.


As minhocas são animais muito utilizados na jardinagem porque ajudam na produção do húmus, que é um adubo natural. Além disso, as galerias que elas cavam embaixo da terra ao se movimentarem deixam o solo mais fofo e aerado,facilitando a infiltração de água e o desenvolvimento de plantas. Para que os alunos entendam a importância das minhocas para o solo e porque elas ficam o tempo todo sob a terra, sugere-se que esses anelídeos sejam levados para a saia de aula para a realização de duas atividades simples. Confira!




Fonte: Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2015/01/como-vivem-as-minhocas.html

SITUAÇÕES-MATEMÁTICA...

http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2015/01/situacoes-matamaticas.html

CARTAZES COM NÚMEROS DE 0 A 10

CARTAZES COM NÚMEROS DE 0 A 10

Utilizando o tema "fundo do mar" estes cartazes com números estão um mimo!






















 
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2015/03/cartazes-com-numeros-de-0-10.html

PLANO DE AULA - CICLO HIDROLÓGICO

Objetivos:

★ Estimular a conscientização acerca dos recursos hídricos.
★ Favorecer a observação e a identificação das fases do ciclo da água.
★ Demonstrar a importância do ciclo da água para a natureza e, por conseguinte, para o planeta Terra.
Faixa etária: Crianças a partir do 2 ° ano.




APORTE TEÓRICO:








A água é a única substância que se apresenta, em circunstâncias normais, em todos os três estados de matéria (sólido, líquido e gasoso) na natureza. Logo, em virtude dessa coexistência que, diretamente, ainda implica em transferências contínuas de água de um estado para outro, também se dá uma troca incessante de água - tanto com a hidrosfera quanto com a atmosfera. Essa troca, que recebe o nome de ciclo hidrológico, compreende os seguintes processos:


★ Precipitação: ocorre quando o vapor de água condensado cai sobre a superfície terrestre (formando comumente as chuvas).
★ Infiltração: consiste no fluxo de água da superfície que se infiltra no solo.
★ Escoamento superficial: refere-se ao movimento das águas da superfície terrestre em direção aos mares.
★ Evaporação: incide na transformação da água no seu estado líquido para o estado gasoso à medida que se desloca da superfície para a atmosfera.
★ Transpiração: é a forma como a água existente nos organismos passa para a atmosfera.
★ Evapotranspiração: trata-se do processo conjunto pelo qual a água que cai é absorvida pelas plantas para, depois, voltar à atmosfera através da transpiração ou evaporação direta (quando não absorvida).
★ Condensação: refere-se à mudança do vapor de água em água líquida (com a criação de nuvens e nevoeiro).





Sobre a hidrosfera


O termo vem do grego: hidro + esfera = esfera da água. Logo, hidrosfera é o nome dado à esfera de todas as águas do planeta, que formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. Portanto, ela abrange todos os rios, lagos, lagoas, mares e águas subterrâneas, bem como águas marinhas, salobras e glaciais, além de lençóis de gelo e vapor de água que, por estimativa, correspondem a 71% de toda a superfície terrestre. Como uma das divisões da biosfera, a hidrosfera aliada à atmosfera é responsável pela vida no planeta, ao mesmo tempo em que também é um dos agentes formadores dos mais importantes combustíveis fósseis, tais como o petróleo e o carvão.






O movimento da água em direção à atmosfera

O ciclo da água se inicia com a energia solar, que incide sobre o nosso planeta. Portanto, ao ser aquecida, a água passa do estado líquido ao estado gasoso, por meio da evaporação direta (que ocorre a partir da transpiração das plantas e dos animais) e da sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor).


Apesar de a vegetação ter um papel importante nesse ciclo (pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba por voltar à atmosfera pela transpiração ou pela evaporação direta), a influência da energia solar no processo de evaporação também faz com que a água se evapore durante os períodos mais quentes do dia e, em particular, nas zonas mais quentes da Terra.


Nos oceanos, por exemplo, a evaporação é elevada nas zonas subtropicais, enquanto que nas zonas equatoriais, em virtude da precipitação que é abundante, ela se torna menos intensa. Nos continentes, existem florestas nos locais onde a precipitação é mais elevada. Já em locais onde ela é mais baixa, ocorrem desertos. Consequentemente, a precipitação pode ser maior que a evaporação ou vice-versa.



A importância do ciclo hidrológico


Como um dos pilares fundamentais do ambiente, ele atua como um agente modelador da crosta terrestre, em virtude da erosão, transporte e deposição de sedimentos por via hidráulica, evento que condiciona a cobertura vegetal e, de modo mais genérico, toda a vida na terra. Seu funcionamento se assemelha a um sistema de destilação global. O aquecimento das regiões tropicais, devido à radiação solar, provoca a evaporação contínua da água dos oceanos, que é transportada sob a forma de vapor pela circulação geral da atmosfera às outras regiões. Durante a transferência de estado, parte do vapor de água se condensa por causa do arrefecimento, formando nuvens que originam a precipitação. Já o retorno às regiões de origem resulta da ação conjunta da infiltração e escoamento superficial e subterrâneo, proveniente dos rios e das correntes marítimas.


O movimento da água em direção à superfície
Como toda a movimentação da água em direção à superfície terrestre ainda é influenciada pelo movimento de rotação da Terra e pelas correntes atmosféricas, ao ser transportado pela circulação do ar, o vapor de água se condensa após longos percursos, que chegam a ultrapassar até mil quilômetros. Depois, ele pode regressar à superfície terrestre em uma das formas de precipitação (chuva, granizo, neve etc.) ou voltar à atmosfera mesmo antes de alcançá-la (através de chuva miúda quente). Em situações menos corriqueiras, poderá também se transformar em neve, cair no cume de uma montanha e permanecer por lá uns mil anos ou mais.



Definição de evaporação: É o fenômeno pelo qual átomos ou moléculas que estão no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado de vapor.

Destino da água sobre a superfície terrestre
Uma parte é devolvida à atmosfera através da evaporação, outra se infiltra no interior do solo e alimenta os lençóis freáticos. Nesse caso, a infiltração ainda tem a função de regular a vazão dos rios, por ajustar a distribuição da água ao longo do ano. Dessa forma, ela evita os fluxos repentinos que provocam inundações. O restante escorre sobre a superfície em direção às áreas de altitudes mais baixas e alimenta, diretamente, lagos, riachos, rios, mares e oceanos. Já a precipitação, quando cai sobre uma superfície coberta com vegetação, em parte fica retida nas folhas. Mas a água interceptada acaba por evaporar e volta à atmosfera na forma de vapor.




Sobre a condensação


Refere-se à transformação da matéria - no caso da água -, que passa do estado gasoso para o estado líquido. Esse fenômeno que ocorre na natureza também pode ser observado no dia a dia, a partir de um copo de água gelado. Normalmente, em seu lado externo, há inúmeras gotículas que se formaram no momento em que vapor de água (que estava no ar), ao ser resfriado pela superfície gelada do copo, condensou-se.



ATIVIDADE PEDAGÓGICA:

Para observar o fenômeno do ciclo da água

Convide a criançada para criar um pequeno bioma, no qual é possível ver como se dá o ciclo básico da água. Para tanto, providencie:





Materiais:
★ 1 garrafa PET, cortada ao meio e bem lavada internamente
★ Pequenas pedrinhas
★ Terra vegetal
★ Sementes (de grama, feijão, alpiste etc.) ou uma mudinha de planta, preferencialmente
★ espécie suculenta
★ Água
★ 1 saco plástico transparente
★ Um lacre de plástico


Modo de fazer:









Anote!


Como as raízes da planta absorvem a água, ela viaja para todas as outras partes, até chegar às folhas, momento em que começa a se evaporar, em conjunto com a água que ficou no solo. Em consequência, pequenas gotas surgem na parte interna do saco, devido ao processo de condensação. Logo após, mas de maneira sutil, a condensação também se desfaz e a água volta para o solo do vasinho, graças à precipitação. Em virtude desse ciclo, a água sempre se recicla. Contudo, se as crianças ainda perguntarem por que as plantas não morrem, explique que em um bioma fechado, elas têm tudo que é necessário: a água, os nutrientes do solo, o ar do saco e a luz do sol que possibilita a realização da fotossíntese, processo responsável pela produção de alimentos para as espécies vegetais.




Definição de bioma: Trata-se de um conjunto de ecossistemas que funciona de forma estável. Normalmente, ele é caracterizado por um tipo principal de vegetação (que também pode coexistir com outros diversos tipos). Já em relação aos seres vivos de um bioma, eles sempre vivem de forma adaptada às condições de natureza existentes (vegetação, chuva, umidade, calor etc.).



Repasse às crianças



Apesar de a infiltração ser um processo natural decorrente do ciclo da água, quando o homem intervém na natureza, asfaltando vias de acesso, ocupando áreas ribeirinhas, construindo às margens de rios, ele impermeabiliza o solo, que deixa de absorver água. Em decorrência, ocorrem enchentes provenientes de precipitações, que ainda são agravadas pelo acúmulo de lixo descartado indevidamente que, ao ser levado pela água, acaba entupindo os bueiros - cuja função é a de escoar as águas - ou passa a poluir pequenos córregos e rios que cortam as cidades. 


http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2015/03/plano-de-aula-ciclo-hidrologico.html

PLANO DE AULA - ÁGUA --- SEM DESPERDÍCIO!

PLANO DE AULA - ÁGUA --- SEM DESPERDÍCIO!

Estimule o uso racional da água por meio de atividades de conscientização dos alunos.
Objetivos:
★ Construir valores básicos para que as crianças tenham hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação da Terra.
★ Promover o conhecimento e compreensão das noções básicas relacionadas ao meio ambiente.
★ Compreender a necessidade de conservação dos recursos naturais como a água, aplicando-os no dia a dia.
★ Perceber e valorizar a diversidade natural e sociocultural.
★ Adotar posturas de respeito aos diferentes aspectos do patrimônio natural.

Duração: 15 aulas (incluindo pesquisa, atividades, reflexão e exposição)


Gráfico da água
Materiais:
★ Cartolina
★ Tampinhas de garrafas PET
★ Cola branca


1. Explique que se recomenda o uso diário de 50 litros de água por habitante da Terra, mas há regiões em que a média é de 400 litros.


2. Conte algumas curiosidades, no estilo Você sabia que:


★ Para escovar os dentes, por exemplo, uma pessoa pode gastar 12 litros de água se deixar a torneira aberta? No entanto, se a pessoa molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo d’água, ela consegue economizar mais de 11,5 litros d’água.


★ Um banho de ducha por 15 minutos consome 135 litros de água? Se fecharmos o registro, ao nos ensaboar e reduzirmos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros. No caso de banho com chuveiro elétrico, o consumo cai para 15 litros. 3. Faça um gráfico com tampinhas de garrafa PET para representar o gasto real e o gasto ideal de água para escovar os dentes e tomar banho. Você pode escolher com a turma outros hábitos e pesquisar e a partir daí realizar os gráficos.





Painel do consumo
Materiais:
★ Papel craft (1,5 m x 1,5 m)
★ Papel branco recortado em forma de gotas
★ Tinta guache nas cores azul, verde e preta

★ Giz de cera azul


1. Desenhe com os alunos um painel com o globo terrestre no papel craft. Desenhe uma torneira saindo do globo.


2. Peça aos alunos para escrever frases de conscientização sobre o desperdício de água nas gotas de papel e pinte-as com o giz de cera. Cole-as saindo da torneira.


Confira algumas frases:
★ Fim do desperdício.
★ Não poluir os rios é mais inteligente e viável economicamente do que limpar suas águas.
★ Espere sua máquina de lavar ficar cheia de roupa para só então colocar para funcionar.
★ Água, base da vida, preservar é a saída.
★ Um filete de 1 mm = 8 mil litros por dia. O suficiente para abastecer uma escola inteira com 240 alunos.
★ Quando for lavar louças enxágue tudo de uma só vez.
★ Ao lavar o rosto em 1 minuto, com a torneira aberta, você gasta 2,5 litros de água. Mude seus hábitos, seja consciente!



Produziu, gastou...
1. Explique aos alunos que, para saciar o padrão de vida dos homens, o consumo de água vai além do que ingerimos, usamos no banheiro ou nas torneiras de casa. A produção de bens e alimentos também gasta quantidades incríveis desse líquido.


2. Peça aos alunos para pesquisar e fazer um levantamento de quanta água é gasta na produção de determinados produtos como: calça jeans, hambúrguer, camiseta, etc.


3. Faça uma exposição de objetos e alimentos produzidos pelos seres humanos e placas informativas sobre a quantidade de água gasta para essa produção.
 
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2015/03/plano-de-aula-sem-desperdicio.html 

ÁGUA

 ÁGUA


Dois terços do nosso planeta é formado por água, mas apenas 1% desta água pode ser utilizada por mais de 7 bilhões de pessoas de uma população mundial que só aumenta. Esse fato, por si só, já mostra qual é a importância da água para as nossas vida.


Em tempos de racionamento de água, como este que o país vem enfrentado, cuidar bem desse recurso é mais importante do que nunca! Se não quisermos que as próximas gerações sofram com a falta de água, é necessário conscientizar as crianças desde pequenas sobre o seu uso.


O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a conferência Eco-92, no Rio de Janeiro. E, desde 22 de março de 1993, a data é comemorada no mundo todo como uma forma de chamar a atenção para as questões que envolvem água e meio ambiente.


Que tal então aproveitar o Dia Mundial da Água e ensinar aos seus filhos a importância de economizar água? Jogos e brincadeiras são uma ótima forma de ensinar temas importantes às crianças de forma divertida. Confira a seguir alguma ideias.



Maneiras de economizar água brincando 
 
– Gincana de quem toma banho mais rápido: ao diminuir o tempo no chuveiro de 15 para 5 minutos é possível poupar até 90 litros de água! Então que tal anotar durante uma semana o tempo de cada membro da família no banho e quem economizou mais água escolhe o almoço de domingo?

– Competição de quem coleta mais água da chuva: crianças adoram brincar com água, por isso essa é uma ideia bastante útil. Valem baldes embaixo da calha ou potes na janela. Essa água não deve ser consumida, mas pode ser aproveitada de várias outras formas: para dar descarga no vaso sanitário, lavar a bicicleta, limpar calçadas, o carro, etc.

– “Cada um com a sua caneca”: que tal se todos na família tivessem a sua própria caneca personalizada para beber água? Além de ajudar a economizar água, a brincadeira pode ser um bom jeito de manter os filhotes sempre hidratados. Existem tintas específicas para canecas de porcelana que são super fáceis de usar. É só soltar a imaginação!



Jogos que mostram a importância da água
Jogo da Água: neste jogo da Câmara dos Deputados, os pequenos precisam encontrar soluções para oito situações que podem causar o desperdício de água, como escovar os dentes e lavar roupas. Ao escolher a melhor forma de lidar com problemas do dia a dia, eles aprendem novas maneiras de economizar água.

Patrulha Gota D’Água: as crianças ajudam o Super H2O a acabar com o desperdício e aprendem mais sobre a importância da água. Neste jogo do Clubinho Sabesp, as crianças precisam recolher as gotas desperdiçadas pela cidade e fugir dos vilões Ratantan e Dr. Gastão. Os menorezinhos vão adorar a aventura!

Água em Jogo: este game é perfeito para os adolescentes. O desafio é evitar o racionamento de água para a população. Com uma interface bastante realista, o mais bacana é que o jogo da Agência Nacional de Águas (ANA) conta com eventos naturais inesperados, como inundações e períodos de estiagem, além de indicadores e ferramentas reais de fiscalização.

http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br

TAREFINHAS

http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2015/04/tarefinhas.html

TRABALHANDO COM NOTÍCIA

http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2015/04/trabalhando-com-noticia.html 

JOGOS DE LÍNGUA PORTUGUESA


O site da Revista CRESCER possui muitos jogos para trabalhar a Língua Portuguesa, entre eles:


JOGO DO SUPERLATIVO
http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/superlativos/


JOGO DO GRAU- AUMENTATIVO E DIMINUTIVO
http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/grau/


JOGO DO PLURAL
http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/plural/


FORCA DOS COLETIVOS
http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/forca/

A CASA E SEU DONO

A CASA E SEU DONO

Olha só que legal essa sugestão para trabalhar com o poema "A CASA E DEU DONO" do Elias José!









http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2015/11/pote-da-calma.html

POTE DA CALMA

POTE DA CALMA

Inspirado no método Montessori, que propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, o “pote da calma” (calming jar, em inglês) é usado para acalmar crianças pequenas depois de uma situação de briga ou choro. O objetivo é distraí-los com a tinta e o glitter se movendo dentro do recipiente. Assim, eles se concentram no vidro, voltam a atenção para o efeito e têm tempo de respirar e se acalmar. Além disso, cria um momento propício para que as crianças se expressem e tentem explicar os motivos de raiva ou tristeza.


É possível fazer diversos potes, com efeitos variado. Veja o passo a passo a seguir:


Você vai precisar de:


– 1 pote de vidro ou garrafa com tampa


– 1 ou 2 colheres (sopa) de cola glitter


– 3 ou 4 colheres (chá) de purpurina


– 1 gota de corante alimentar


– Água quente


Dentro do vidro, despeje a água quente e a cola glitter. Mexa até que o glitter da cola se desmanche. A quantidade de água depende da capacidade do pote, pois você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro para agitar o conteúdo. Acrescente a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.








 
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2015/11/pote-da-calma.html

JOGO DAS VOGAIS

JOGO DAS VOGAIS

Em caixas pequenas ou copos descartáveis colar as vogais, uma vogal identificando cada caixa e a flor com a respectiva vogal em letra cursiva deve ser colada dentro, de modo que represente um vasinho de flor.








Sortear no dado uma vogal, procurar nas fichas a imagem de uma palavra iniciada pela mesma vogal e colocar dentro do respectivo vasinho.

Poderá ser feita a exploração da palavra, através de registro escrito no quadro e caderno, montagem da palavra com alfabeto móvel, contagem do nº de letras.


O professor escolhe como fará o jogo: duplas, grupos, gincana.











 
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2016/04/jogo-das-vogais.html