por Claudia Mara
Quando não acontece a aprendizagem da escrita, identifica-se como um dos motivos mais freqüentes: a atividade pedagógica de ensino restrita a dimensão fonológica da escrita: e à concepção de que é possível dominar a escrita sem ensino claro e intencional das várias dimensões que compõem a linguagem escrita.
Para escrever é necessário dominar várias dimensões da linguagem, isto é, os vários componentes do sistema de linguagem escrita. As várias dimensões são:
Ø Fonológica ortográfica: é o ramo da linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma, a maneira como os sons se organizam e ortografia trata da representação gráfica dos fonemas.
Ø Léxica: o acervo de palavras de um determinado idioma, conjunto de palavras que as pessoas de uma determinada língua tem a sua disposição para expressar-se oralmente ou por escrito.
Ø Sintática: é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no texto, bem como a relação lógica das frases entre si.
Ø Semântica: estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra.
Ø Prosódia: é o estudo do ritmo, entonação e demais atributos correlatos na fala (pronúncia da fala).
Independente do “método” de alfabetização que se adote, há aquisições que a pessoa precisa fazer para adquirir a escrita e poder utiliza-la na vida cotidiana e na escola. Estas dimensões da escrita se relacionam entre si, deficiências no ensino e na aprendizagem de uma delas tem implicações nas outras.
"Quando a criança não aprende a ler e escrever."
(Elvira Souza LIma)
FONTE
REVISTA SADOL
FOTOS ILUSTRATIVAS
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