O leitor pergunta e a CHC responde!
Estava conversando um dia desses com a Diná sobre namoro. Mas calma aí, galera! Estávamos falando sobre o namoro das tartarugas… Isso porque achamos muito interessante a pergunta que a nossa leitora Mariele enviou:
Eu queria saber mais sobre o amor das tartarugas-marinhas. Por que a mamãe tartaruga sai do mar para colocar os ovinhos e depois volta para o mar?
As tartarugas-marinhas colocam cerca de 120 ovos na areia. Depois de 60 dias, as tartaruguinhas nascem (Foto: muhawi001 / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)
Fui conversar com o biólogo Rodrigo Bramili, que trabalha no Projeto TAMAR do Rio de Janeiro. Ele contou que as tartarugas-marinhas vivem quase todo o tempo de sua vida no mar, mas dependem das praias para se reproduzir.
“Os peixes se reproduzem e respiram dentro da água, mas as tartarugas-marinhas precisam respirar o ar na superfície e seus ovos não se desenvolvem dentro do mar”, explica o pesquisador. “A mamãe tartaruga coloca seus ovos na praia para que o calor da areia ajude as tartarugas a se desenvolverem dentro deles”.
Por outro lado, ela precisa voltar para o mar porque é adaptada à vida marinha, e não terrestre. “Seu corpo é hidrodinâmico, ou seja, achatado e alongado, o que facilita seu deslocamento na água. Todo o seu alimento está no mar e ela só depende das praias para depositar seus ovos”, completa Rodrigo.
As tartaruguinhas, assim que saem dos ovos, vão direto para o mar (Foto: Rodrigo Bramili)
“Fala do namoro deles!”, a Diná está gritando aqui. Então lá vai: Rodrigo contou que as tartarugas-marinhas namoram dentro do mar, e depois a fêmea volta à mesma praia em que nasceu para poder colocar os seus ovinhos. Mesmo 30 anos depois, elas ainda sabem localizar a tal praia. Incrível, não é ?
FONTE
REVISTA SADOL
FOTOS ILUSTRATIVAS
FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário