domingo, 16 de dezembro de 2012

ÁGUA PARTE II:


Nosso planeta é composto por 3/4 de água divididos em 3 categorias: água salgada,geleiras e água doce. A água salgada ocupa cerca de 97%, porém não são potáveis e não podemos bebê-la. Outros 2% são em forma de geleiras no oceano e também não são disponíveis para o uso. A água doce se subdivide em dois grupos.
O primeiro ocupa 0,99% do total e é composto por águas subterrâneas em forma de vapor, o que significa que também podemos consumir.
O segundo são as águas doces de rios e lagos disponíveis para nosso consumo, somando apenas 1% do espaço aquático no planeta terra.

O ciclo da água

A circulação contínua da água na natureza constitui um processo chamado de ciclo da água. Esse ciclo deve-se ao conjunto de mudanças de lugar e estado físico da água no decorrer do tempo.
Neste processo a água passa por três estados, são eles:


O sol aquece a água dos lagos, rios e mares, que se encontram no estado líquido. A água entra em estado gasoso (evaporação) e sobe para a atmosfera. Esse vapor torna-se mais frio e mais condensado formando as nuvens. As nuvens viajam pela terra até que as gotículas se tornam grandes e as nuvens pesadas, caindo novamente sobre a terra sob forma de chuva, granizo (pedras de gelo) ou neve (flocos de gelo).

Como se forma a neve?

A neve se forma nas camadas mais altas das nuvens.Quando lá em cima a temperatura está abaixo de zero, as gotas de água se congelam, transformando-se em flocos de neve.
Geralmente, a neve só atinge o solo em locais muito frios.

Como ocorre a chuva de granizo

A formação do granizo ocorre quando fortes correntes de ar carregam minúsculas gotículas de água em altitudes acima do ponto de congelamento no interior das tempestades, o que faz com que essa água se transforme em pedras de gelo, de tamanho semelhante a bolas de beisebol. Geralmente, essas pedras se derretem entes de chegar ao solo, porém quando atingem, causam muitos estragos.
No Brasil, a precipitação mais comum é sob forma de chuva. Uma chuva comum, causam apenas transtornos leves como a formação poças, por exemplo. O perigo é quando ocorrem as chamados temporais, com relâmpagos, trovões e ventos superiores a 100 km/h.

O que são relâmpagos?

Os relâmpagos são descargas elétricas provenientes de elevadas correntes elétricas através da atmosfera. A teoria é que a nuvem se eletriza a partir de colisões de partículas de gelo em seu interior, resultando em um clarão que dura em média meio segundo.

A importância da água

A água é a fonte da vida. Sem ela seria impossível a nossa própria sobrevivência, já que ocupa cerca de 70% do corpo humano.
E além disso, a água é necessária em vários momentos do nosso dia a dia, como:

Na alimentação

Fundamental para o cozimento e a higiene dos alimentos. Com ela nós lavamos as frutas e verduras, preparamos sucos e cozinhamos.Além disso, todos os alimentos naturais são compostos por água.

Na Higiene

Em tudo. Lavar as mãos antes das refeições, tomar banho, escovar os dentes, nada disso seria possível sem água.

Nas tarefas domésticas

Lavar roupas, louças, lavar os pisos e azulejos. Para manter tudo sempre limpo, a presença da água é essencial.

Preservação

Não é nenhuma novidade para nós que a água do planeta está correndo um sério risco.
Os diversos fatores, protagonistas para esse problema foram executados por quem mais deveria protegê-lo: O homem.
Os desperdícios, a poluição dos rios, as agressões à camada de ozônio vêem destruindo o recurso mais importante para a nossa sobrevivência. Tais agressões foram de efeito tão negativo que para consertar levaria o dobro do tempo gasto no processo de destruição.
Mas, nem tudo está perdido.
A solução que nos resta é a que deveria ter sido seguida desde as primeiras civilizações: A preservação.
A responsabilidade é de todos nós seres humanos promover um ambiente equilibrado e assegurar uma vida saudável no meio em que vivemos.

Como podemos ajudar?

A preservação não só da água, mas de todo o meio ambiente depende de uma reavaliação de nossos hábitos.
Abaixo, seguem algumas dicas importantíssimas para a preservação da água:
Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes ou ensaboar a louça
Lavar calçadas e veículos com baldes de água
Apertar o botão de descarga por, no máximo cinco segundos
Não trocar a água da piscina. Hoje em dia existem tratamentos que dispensam este procedimento
Reutilizar a água de sua casa, sempre que for possível
Verifique se não há vazamentos em torneiras ou canos de sua casa
Preste atenção se hidrômetro (medidor de água) está funcionando corretamente
Fechar o chuveiro enquanto o corpo é ensaboado
A palavra chave é economizar, pois cada vez que economizamos garantimos mais um ponto a favor na luta para que o planeta água não 'evapore'.
A preservação da água não é só uma questão de bom senso, é uma questão de sobrevivência.

Fonte: www.fiocruz.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário