quinta-feira, 30 de maio de 2013

JURIDICO: O que é a Campanha Boas Práticas?

Junte-se a nós! Participe, compartilhe e coloque em prática estas ideias!

O que é a Campanha Boas Práticas?

A “Campanha Boas Práticas – Economizando recursos públicos, protegendo a natureza” se traduz numa iniciativa inédita do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) de mobilização permantente dos membros, servidores, estagiários, bolsistas e contratados para a economia no consumo de bens e serviços disponíveis na Instituição e para a redução de custos, tendo como diretrizes a racionalização, o reaproveitamento e a preservação ambiental.
O foco da campanha é a incorporação de hábitos salutares no dia-a-dia profissional, que resultem em economia de recursos públicos e do meio ambiente. Além dos ganhos sob o aspecto financeiro, o Ministério Público de Santa Catarina almeja com a campanha o cumprimento de uma de suas prerrogativas constitucionais, que é a tutela do meio ambiente natural, artificial e cultural, por meio da adoção de boas práticas ambientais em sua gestão.

Dicas de economia da Campanha Boas Práticas

As dicas de economia abaixo foram elaboradas considerando a realidade do Ministério Público de Santa Catarina. No entanto, com as adaptações necessárias, poderão ser aproveitadas por outros órgãos e instituições e até mesmo no ambiente doméstico.
Energia elétrica
Como posso economizar?
AR-CONDICIONADO
Faça um resfriamento prévio da sala, abrindo janelas e portas antes de ligar o ar-condicionado.
Mantenha portas e janelas bem fechadas, evitando o contato do ambiente climatizado com o ar externo.
Desligue o ar-condicionado meia hora antes do fim do expediente ou quando se ausentar da sala por muito tempo.
LÂMPADAS
Somente acenda as lâmpadas quando a iluminação natural não for suficiente.
Ambientes desocupados não precisam de iluminação, a não ser que isso seja uma questão de segurança.
ELEVADORES
Utilize as escadas quando for subir ou descer um ou dois andares. Além de estar economizando energia elétrica, você já estará se exercitando.
Respeite o número máximo de passageiros indicado na cabine.
GELADEIRAS, FRIGOBARES
Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado.
Não guarde alimentos e líquidos quentes nem em recipientes sem tampa.
Faça o degelo periodicamente para evitar que se forme camada espessa de gelo.
Durante o inverno, regule o termostato para uma posição mínima.
Confira o estado da borracha de vedação da porta. Coloque uma folha de papel entre a porta e o gabinete. Se o papel puder ser facilmente retirado enquanto a geladeira estiver fechada, a borracha deverá ser substituída.
Água
Como posso economizar?
GARRAFAS
Procure pegar garrafa de água quando você realmente for tomar toda a água, evitando o desperdício. Caso não vá tomar uma garrafa de água pegue apenas a quantia desejada, deixando aquela bem fechada e acondicionada, para ser usada posteriormente.
TORNEIRAS
Mantenha as torneiras bem fechadas. Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isso significa 1.380 litros gastos por mês ou o desperdício de até 16 mil litros por ano.
DESCARGA
Verifique se a válvula não está com defeito ou vazamentos, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e os restos de comida no vaso sanitário.
ARMAZENAMENTO
Para evitar problemas com o armazenamento de água mineral, o produto não pode ser exposto ao sol, claridade excessiva ou ao calor, mesmo no bebedouro. A garrafa de água também não pode ficar próxima a produtos químicos, de limpeza e em local úmido ou com poeira, evitando assim o aparecimento de gosto na água.
BEBEDOURO
Deve ser lavado a cada troca de água com produtos neutros e bem enxaguado para a remoção total dos resíduos dos produtos utilizados na higienização. A cada mês é necessário fazer uma desinfecção do bebedouro com cloro. Esses cuidados ajudam a preservar a qualidade da água.
Equipamentos de informática
Como posso economizar?
Desligue seu computador, impressora e o respectivo estabilizador, quando não utilizados por longo intervalo de tempo. Importante também é desligar o monitor de vídeo, responsável por 70% do consumo de energia elétrica do computador.
Configure seu computador para que o monitor de vídeo seja desligado automaticamente após alguns minutos sem uso. Para tanto, nos computadores com Windows XP, abra o Painel de Controle de seu computador, clicando o menu Iniciar => Configurações => Painel de Controle. Clique duas vezes o ícone Vídeo e selecione a aba Proteção de Tela. Clique o botão Energia e, na janela que abre, configure a opção Desligar o monitor para o tempo mais apropriado para você. Com isso, você estará aumentando a vida útil do monitor, sem o risco de perder seu trabalho, pois basta mexer o mouse para o monitor ligar automaticamente.
Toner e papel
Como posso economizar?
Quando for imprimir algo, questione se realmente é necessário. Muitos arquivos são impressos para serem lidos e depois descartados.
Use o modo de economia (ou rascunho) até que seu trabalho esteja pronto para a impressão final. O modo rascunho, que pode ser selecionado nas configurações da impressora, dá conta de grande parte dos documentos de texto e economiza de 5% a 15% de tinta.
Efetue todas as alterações necessárias em seu trabalho visualizando-o no monitor do computador. Muitas pessoas têm o hábito de imprimir os documentos que escreveram ou criaram, de modo a terem uma perspectiva real do aspecto que esses terão no papel. Por isso, efetue todas as alterações necessárias antes da impressão.
Releia o texto que for imprimir para certificar-se de que não será preciso imprimi-lo novamente.
Utilize os modos de impressão frente e verso e de múltiplas páginas, em uma folha, sempre que possível. Além da economia de papel, eles reduzem gastos com a compra de pastas e com espaço para armazenamento.
Utilize a opção “Visualizar impressão” disponível nos aplicativos antes de gerar um documento em papel.
Reutilize o papel. Se a informação impressa não é confidencial e você usou apenas um dos lados da página, vale virar a folha e fazer nova impressão para uso interno na Instituição. Ou ainda, reaproveite o papel para fazer rascunhos e blocos de anotações. Depois de usado e reutilizado, recicle-o.
O cartucho ou toner acabou? Retire-o da impressora somente quando estiver com um novo. Isso evita que o canal de tinta seque e exija manutenção.
Lembre sempre que muitos materiais podem ser enviados por e-mail.
Guarde seus arquivos em CDs ou diretório em vez de mantê-los em versão impressa.
Se desejar imprimir apenas um pedaço do texto, o ideal é selecioná-lo com o mouse e ir na caixa de impressão selecionar o item “imprimir seleção”. Assim, evita-se a impressão de imagens e trechos desnecessários.
Sempre que possível, procure imprimir seus documentos na opção frente e verso, reduzindo pela metade o consumo de papel.
Telefone
Como posso economizar?
Faça uma ligação se for realmente necessária. Pode ser que uma simples consulta ao colega o ajude a resolver seu problema.
Planeje suas ligações. Dessa forma, é muito provável que com um único telefonema você consiga todas as informações que precisa.
Sempre que for telefonar, tenha papel e caneta em mãos para anotar nomes, endereços e o que mais for necessário.
O telefone para fins particulares deve ser usado excepcionalmente. Telefone de órgão público é para ser utilizado na prestação de serviços públicos.
Evite fazer a primeira ligação para um número de telefone celular. Tente localizar a pessoa em um telefone fixo e deixe recado, usando o celular apenas quando for inevitável. Neste caso, seja breve.
Antes de fazer uma ligação, pense: não existe outra maneira de me comunicar com essa pessoa ou empresa sem ser o telefone? Com os recursos de Internet disponíveis hoje em dia, muitas pessoas têm acesso a comunicadores instantâneos ou e-mail, que servem quase tão bem quanto o telefone.
Dentro do MPSC, para se comunicar com os colegas de trabalho, utilize recursos como o GroupWise Messenger (programa de troca de mensagens instantâneas).
Quando for necessário fazer uma ligação por código de operadora, utilize o número 14. Foi a operadora vencedora da licitação pública do MPSC, por ter oferecido serviços por preços menores.
Considerando o plano da operadora vencedora da licitação do MPSC, sempre que for possível aguardar, procure fazer sua ligação interurbana no horário entre as 12h e 14h e a partir das 18 horas, quando o preço da tarifa é normal. Entre as 9h e 12h e entre 14h e 18h a tarifa aumenta em até 75%.
Material de limpeza e de expediente
Como posso economizar?
A solicitação de material de limpeza e de expediente deve ser feita para poucos meses, pois os produtos podem se deteriorar. Observe os materiais que são realmente necessários ao uso, evitando os supérfluos.
Evite o desperdício de material de limpeza e de expediente. Os funcionários devem ser orientados para isso.
Não é a quantidade que limpa e sim o seu uso correto. Também não deve ser usado um produto em limpeza diferentemente de sua indicação.
Separação de Lixo
Como posso reciclar?
Cada setor pode manter uma caixa para separar materiais recicláveis, para posterior encaminhamento à reciclagem.
METAIS
Podem ser reciclados: lata de folha de flandres (lata de óleo, salsicha, leite em pó).
As latas deverão estar limpas e sem resíduos.
PAPÉIS
Podem ser reciclados: jornais e revistas, formulários de computador, caixas em geral, rascunhos, papel de fax etc.
Os papéis deverão estar sem gorduras ou restos de comida.
PLÁSTICOS
Podem ser reciclados: embalagens de refrigerante, material de limpeza, copinhos de café e sacos plásticos em geral.
Os frascos e potes deverão estar limpos e sem resíduos.
VIDROS
Podem sem reciclados: embalagens, garrafas de vários formatos e copos.
As garrafas deverão estar limpas e sem resíduos.


FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário