Modelo de porte igual ao do EcoSport deverá ser importado no fim de 2014 e, num segundo momento, produzido em Piracicaba (SP).
Depois que o HB20 foi lançado, e que apareceu sua variante aventureira, o HB20X, muita gente duvidou que essa plataforma daria origem também a um crossover, como Autoesporte havia antecipado há mais de dois anos. Mas novas provas começam a surgir, inclusive fotos que permitiram aprimorar as nossas projeções. Flagrantes do carro rodando pelas ruas da Coreia do Sul ajudaram nessa tarefa e entregaram alguns detalhes do modelo que virá para brigar com Ford EcoSport, Chevrolet Tracke, Renault Duster e Captur, entre outros.
Quando primeiro falamos dele, em julho de 2011, o carro havia surgido ainda em versão inicial, por meio de slides em três dimensões. O site Autoesporte se infiltrou na clínica com clientes onde esses slides foram apresentados, na época. Ele era nitidamente inspirado no Curb, conceito que a Hyundai mostrou ao mundo em janeiro daquele ano, no Salão de Detroit. Tinha volante de Elantra, câmbio manual, console em Y e dois porta-copos próximos ao freio de mão.
A dianteira do Curb, criada pelo designer Jason Brown, nunca encontrou a produção. O que houve de mais próximo foi o novo Hyundai Santa Fe, com uma grade hexagonal. E será ela que estará no SUV compacto, chamado, por enquanto, de B-SUV? O Santa Fe não é a única fonte de inspiração, pelo que os flagrantes revelaram. As colunas dianteiras, com revestimento preto, são iguais às do Kia Soul. Os retrovisores lembram os usados, de novo, no Santa Fe alongado. A terceira coluna larga tem uma janela espia logo atrás dela, um desenho que remete ao conceito e também ao Toyota Hilux SW4 e ao EcoSport, com a coluna traseira escondida por vidros. As lanternas invadirão a tampa do porta-malas.
Com o SUV rodando na Coreia, provavelmente perto de sua versão de produção, resta saber como ele será vendido no Brasil. A fábrica atual já opera em três turnos e não dá conta da demanda por HB20, HB20X e HB20S. Para ser vendido no Brasil já em 2014, o SUV, que será internacional, provavelmente teria de ser importado num primeiro momento. Afinal, ainda não há nehuma confirmação de investimento para a expansão da fábrica de Piracicaba (SP) e, quando isso for feito, a prioridade será a fabricação de motores e câmbio (hoje importados da Coreia). Mas num segundo ciclo de investimentos, o SUV do HB20 certamente será considerado.
Nesta semana, a própria Hyundai deu sinais de que o SUV compacto é uma necessidade latente. Em entrevista ao site Edmunds, o presidente da Hyundai América do Norte, John Krafcik, afirmou que há essa lacuna na gama de utilitários, o que não ocorre na linha de carros de passeio. Segundo ele, a Hyundai precisa de um modelo menor que o Santa Fe para atrair novos consumidores.
Texto: Gustavo Henrique Ruffo e Glauco Lucena / Projeções: Renato Aspromonte / Fonte:Autoesporte
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