Tenha luz direta
“Para evitar irritação nos olhos, a luz deve ser focada na mesa”, explica Henrique Baltar Pazos, oftalmologista de São Paulo e diretor da Associação dos Portadores de Olho Seco. Se não tiver uma lâmpada perto de você, use uma luminária.
Tome café e coma salmão
Estudo japonês provou aumento na produção de lágrima dos pacientes que ingeriram cafeína. Já o peixe é rico em ômega-3, substância que melhora a qualidade da lágrima e, por consequência, da lubrificação dos olhos.
Reforce a defesa
“A lágrima ajuda a barrar a entrada de bactérias causadoras de conjuntivite nos olhos”, diz Pazos. Fique esperto com a higiene: se o olho está seco, avontade de coçar aparece e, ao levar o dedo aos olhos, você podecontaminá-los. Lave as mãos com sabonete antibacteriano sempre que chegar da rua.
Sabonete antibacteriano For Men, Protex, R$ 2,70
Dê um tempo
“Na frente da tela as pessoas piscam até 80% menos, facilitando o ressecamento dos olhos”, diz Pazos. A Organização Internacional do Trabalho recomenda que a cada hora na frente do monitor você descanse os olhos por 10 minutos. É bom também dar um tempo do ar-condicionado, outro agente de ressecamento.
Escolha a lâmpada fluorescente
No escritório use de preferência luz azul, ou fluorescente. Ela reduz a produção de melatonina, hormônio que induz o sono. A sensação de precisar dormir diminui o ritmo das piscadas e compromete a lubrificação dos olhos.
Organize a mesa
Um longo período de exposição à luz do computador pode causar ardor e visão embaçada. Para evitar o problema, além de fazer pausas, mantenha o monitor a um braço de distância do rosto e use as regulagens do aparelho para controlar a claridade.
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário