quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Função da Avaliação.


Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. (Leonardo da Vinci)


 - A avaliação tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências. Ela tem caráter processual e investigativo. Contribui para a função básica da escola que é a de promover o acesso ao conhecimento. É um recurso riquíssimo de diagnóstico, que é a principal função da avaliação.



 - A função primeira do diagnóstico é permitir ao educador e ao educando a detecção das aprendizagens - o desenvolvimento das inteligências múltiplas, das competências e habilidades - já adquiridas e as que ainda estão em processo de construção.



 - Após detectar os pontos fracos, o educador poderá enfatizar o que pode ser fortalecido na aprendizagem, nas inteligências múltiplas, habilidades e competências específicas, de acordo com o seu planejamento.



 - O educador, ao compreender o que cada educando desenvolveu ou produziu, poderá reorientar, propor novos caminhos, adequando as construções nas diversas situações da aprendizagem.



 - Ao diagnosticar incoerências e utilizar as informações e resultados obtidos nos diversos instrumentos de avaliação, o educador poderá propor novos procedimentos para as aprendizagens evoluírem.



 - A avaliação mediadora propõe formas diversificadas de atuação do educador em relação ao tempo, à rotina diária, o atendimento individualizado, aos materiais, aos jogos e às dinâmicas.



 - A avaliação é sempre diagnóstica e deve ser feita no início do ano letivo - momento especial que chamamos de avaliação diagnóstica inicial, isso porque favorece os primeiros contatos com os educandos, e o educador passa a ter um conhecimento mais aprofundado sobre as conquistas dos alunos já internalizadas.



 - A avaliação diagnóstica tem como referência a proposta pedagógica da escola que, aliada ao planejamento, estabelece caminhos para a realização do trabalho docente no decorrer do ano letivo.



 - O diagnóstico inicial é um mapeamento da classe sobre as possibilidades e conquistas individuais em tempo e ritmo; ele dá pistas para a concepção de um planejamento eficaz e real.



10º - A função do diagnóstico não diz respeito à classificação dos educandos em fracos, médios e fortes. Ela nasce do olhar atento da observação e do registro para tomada de decisões sobre alternativas e possibilidades da práxis pedagógicas. Jamais deverá ser um momento para se rotular o educando.
Fonte: Avaliação nossa de cada dia - Editora Rideel

Fonte: 
http://letrinhasecompanhia.blogspot.com.br

Critérios de Avaliação



A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes. (Albert Einstein)
 - Critério? "Aquilo que serve de base para comparação, julgamento ou apreciação. Princípio que permite distinguir o erro da verdade. Discernimento, circunspecção, prudência. Modo de apreciar coisas e/ou pessoas."

 - Critério aqui é entendido como base, estrutura de toda avaliação, e discernimento que clareia ações e intenções dos educadores. Discernir é ter uma visão ampliada, não julgar, é interpretar mais que resultados, mas, antes, entender o processo de construção no qual se envolveu o educando.

 - Os critérios contribuem para orientar a "leitura" dos aspectos a serem avaliados.

 - Explicitam as expectativas de aprendizagem dos educandos.

 - Devem refletir os diferentes tipos de competências e as três dimensões de conteúdo.

 - Considerar os objetivos e conteúdos para a área do conhecimento e para a turma, organizar a lógica interna dos conteúdos, das particularidades de cada momento de escolaridade, das possibilidades de aprendizagem decorrentes de cada etapa de desenvolvimento.

 - Os diferentes componentes curriculares, ao estabelecerem o que é essencial e prioritário em termos de competência a serem construídas a partir de habilidades desenvolvidas, deverão atrelar critérios comuns de instrumentos de avaliação.

 - É preciso voz única em relação aos critérios construídos em conjunto. Trabalhos, painéis, cartazes, apresentações e resumos que compõem o fazer do educando não deverão ter critérios destoantes, antagônicos e extremistas. Se um educador não atenta para a apresentação e outro avalia primeiro esse item, eles podem transformar o educando em um atendente de vontades. É, sem dúvida, uma maneira muito eficaz de torná-lo mero reprodutor. A equipe deve estabelecer os critérios em conjunto, de forma harmônica, tendo em vista a visão do homem.

9º - Os critérios ligados à construção de um TCC, monografia que estabelece com clareza seus princípios, devem compor o cotidiano das nossas escolas. Seria dessa forma, a criação de uma identidade de construção que atenda às exigências do mercado.

10º - Critérios claros promovem o fortalecimento da identidade da escola, do educando, e aproxima as famílias dos objetivos institucionais.
Fonte: Avaliação nossa de cada dia - Editora Rideel
Fonte:
 http://letrinhasecompanhia.blogspot.com.br

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