domingo, 24 de novembro de 2013

As minhas primeiras hortícolas..

Queridos amigos,
Começar a cultivar hortícolas na varanda ou no quintal é mais do que uma moda é uma mudança de mentalidade, começar a produzir alguns dos seus alimentos pode fazer toda a diferença. O que cultivar é muitas vezes a pergunta que me fazem. As respostas podem ser várias,o que gostar mais, o que não encontra no mercado, o que não der muito trabalho...Eu comecei com plantas fáceis de cuidar, que utilizo muito no verão e que produzem muito, tomate, alface, piripiri, pimento, rúcula..
Mas podem ser outras quaisquer ,as mais fáceis (para além das que referi acima) são por exemplo: rabanetes, espinafres, couves, courgette..

Conselhos que dou:
- Não produza o que não consome
- Não comece por plantas difíceis 
- Comece por plantas que produzem muito
- Não comece de forma muito ambiciosa
Aqui fica informação sobre cada uma delas e ainda vai a tempo de ter a sua "mini-horta de verão"

De que precisa :
- 5 a 6 horas de sol direto por dia
- um bom substrato de preferencia hortícola e bio
-recipientes ( vasos, sacos de cultivo, caixas da fruta) adaptados ao tamanho da planta e ao seu crescimento radicular
- água..( as hortícolas precisam de muita água no verão)

Alface


Alface
Lactuca sativa
Dá-se muito bem na varanda pois precisa de muito pouco espaço e pouca profundidade de terra. Podemos cultivar várias alfaces diferentes ou misturá-la com rabanetes, cenouras.
Exposição solar – Sol pleno
Solo- Rico em matéria orgânica, fresca, consegue desenvolver-se com uma altura de 15 cm de solo.
Época de sementeira/ plantação –Todo o ano
Densidade de plantação – 20 plantas/m2
Floreira 30-40cm (comprimento ou diâmetro) coloque uma ou duas plantas
Colheita – 1 mês após sementeira/plantação, corte apenas as folhas de fora, para as alfaces se irem regenerando.
Manutenção – Para ter sempre alfaces durante um longo período de tempo convém não as retirarmos pela raiz mas sim folha a folha à medida das nossas necessidades.Necessidade em água - Devemos manter o solo sempre úmido e fresco. 

Pimentão:


Capsicum annuum
Há uma variedade enorme de pimentos, doces, picantes, amarelos, cor de laranja, encarnados e verdes, para além de saborosos são muito ornamentais com os seus frutos brilhantes e lustrosos. Se tiver espaço cultive pimentos diferentes em cada vaso pois acaba por ser esteticamente muito agradável o conjunto. São muito fáceis de cultivar embora não tolerem frio e excesso. Escolha as variedades que produzem frutos mais cedo.
Exposição solar – Sol e muita luz
Solo- Rico em matéria orgânica e/ou composto.
Ciclo de vida - Anual
Sementeira /plantação – Semear em estufa/estufim ou em casa em local quente no final do Inverno, plantar ou transplantar na Primavera (final de Abril ou Maio) quando já não houver perigo de geadas ou de muito frio, pois o pimento não tolera o frio.
Densidade de plantação – 4/5 plantas/m2
Floreira com 30 cm diâmetro e pelo menos 30 cm de profundidade – As raízes do pimento são profundas logo vai precisar de pelo menos 30 cm de substrato (para além da camada de drenagem), convém colocar num vaso alto e um pimento por vaso.
Colheita – cinco meses após a sementeira ou 3 meses após a plantação (se a planta for pequena) pode optar por comprar o pimenteiro já grande e muitas vezes até já vem com pimentos. Colha os pimentos à medida das suas necessidades, é melhor colhê-los já maduros.
Manutenção- Se optou por semear, antes de transplantar para o local definitivo coloque as plantas umas horas por dia na rua para se irem adaptando progressivamente às condições no exterior que irá facilitar o seu desenvolvimento posterior. Necessitam de três adubações por ano: de fundo quando da plantação, durante a floração e durante a frutificação, opte sempre por adubos orgânicos, composto ou matéria orgânica (húmus, estrume, etc).
Necessidades em água – Deve manter o solo sempre úmido sem nunca estar encharcado.

Malagueta


Malagueta 
Piripiri
Capsicum frutescens
Há muitas variedades de malagueta, das mais às menos picantes, das verdes às cores de laranja ou encarnadas, escolha as que mais gostar e que melhor estejam adaptadas ao seu espaço.
Exposição solar – Sol e calor
Solo- Qualquer tipo de solo desde que bem drenado.
Ciclo de vida - Perene
Sementeira /plantação – Sementeira em estufa ou em casa no inverno ou primavera e transplantar quando a planta tiver no mínimo 15 cm de altura, plantação no exterior no final da primavera quando já não ocorrer risco de geadas.
Densidade de plantação –3/4 plantas/m2 (distancia de plantação 40 - 50 cm)
Floreira com 30 cm diâmetro e pelo menos 30 cm de profundidade –Precisa se pelo menos 30 cm de profundidade tal como os pimentos. Cultive várias malaguetas diferentes em vasos diferentes pois são muito ornamentais com os seus numerosos frutos coloridos.
Colheita – 3/ 4 meses após a sementeira ou plantação
Manutenção- Bastante sensível a pragas e doenças, convém estar atento.
Necessidades em água – Bastante exigente em água, não tolera a secura.

Rúcula


Rúcula
Eruca vesicaria sub. sativa
Uma presença insubstituível nas saladas e entradas de verão, uma das minhas saladas favoritas é de rúcula, pera rocha e lascas de queijo parmesão, com balsâmico e flor de sal ! Se gosta não deixe de cultivar pois é muito fácil, depois de instalada parece quase uma infestante.
Exposição solar – Meia sombra
Solo – Qualquer tipo de solo.
Ciclo de vida – Anual
Época de sementeira/ plantação – Sementeira – Primavera (abril-maio) e Outono (outubro-novembro). Pode fazer a sementeira no local definitivo ou em tabuleiros de alvéolos.
Densidade de plantação no terreno – 8-10 pl/m2 na horta reserve-lhe um talhão considerável (se consumir muito claro..).
Floreira /vaso – Dá-se bem em floreira grande (40-45 cm de comprimento).
Colheita – Junho-Setembro; Fevereiro-Abril, faça a colheita à medida que vai necessitando pois desta forma prolonga o período de colheita.
Manutenção – Não precisa de grandes cuidados, é muito resistente e instala-se com muita facilidade chegando quase a ser infestante.

Necessidades em água -. Convém regar quando o solo está a ficar seco.

Tomare cereja


Lycopersicum esculentum
Tomate cereja (cherry)
O tomate é uma excelente opção para o terraço ou varanda, temos apenas de ter em atenção que não aguenta geadas, durante o Inverno temos de o proteger com uma pequena estufa ou abrigo de jardim. Deve colocar um tutor ou encosta-lo a uma parede ou muro para ele crescer direito. Há muitas outras variedades de tomate e quase todas elas se conseguem ter em vasos ou floreiras.
Exposição solar – Sol pleno
Solo- Rico em matéria orgânica
Época de sementeira/ plantação – Sementeira a partir de março, plantação a partir de maio-junho.
Densidade de plantação – 4/5 plantas/m2
Floreira 30-40cm (comprimento ou diâmetro) coloque uma ou duas plantas no máximo.
Colheita – 2-5 meses após sementeira/plantação, colha os tomates um a um cortando pelo pedúnculo.
Manutenção – O tomateiro necessita para se desenvolver de ter espaço disponível e muita luz. Não o coloque muito perto de outras plantas (respeite uma distância de pelo menos 30 cm entre plantas. O tomateiro não gosta de frio, pode protege-lo com uma manta térmica nos dias e noites mais frios. Coloque um tutor nos tomateiros, para proteger a planta do peso provocado pelo peso dos frutos.
Necessidades em água -Gosta de ter o substrato sempre úmido, necessita de regas regulares principalmente no verão.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário