domingo, 24 de novembro de 2013

Como Prevenir a Caspa.

Existem diversos problemas que podem assolar a saúde do nosso corpo. Alguns deles aparecem muito de repente, que você não tem como sentir. Outros acabam aparecendo por causa da genética, que gera alguns problemas a longo prazo. Todos estes fatores podem ocasionar um dos problemas mais simples e ao mesmo tempo mais difíceis de se tratar. É a caspa, que aparece no couro cabeludo por diversos motivos e você vai precisar trata-las o mais rápido possível, se for o caso. Para saber como fazer isso, não deixe de ler este artigo até o final aqui no Cultura Mix!

Como Prevenir a Caspa
O Que é a Caspa ?
Sabe aqueles floquinhos brancos que aparecem nos fios de cabelo de uma hora para a outra ? E aqueles pequenos pózinhos esbranquiçados que aparecem nas suas roupas pretas sem ao menos você perceber ? O nome disso é caspa. A caspa nada mais é do que um excesso de capa córnea que surge no couro cabeludo devido a diversos motivos. Ela é um problema bastante complicado de se tratar, mais nada do que um com tratamento não faça. Elas podem aparecer devido a motivos genéticos, emocionais ou por falta da utilização de produtos inadequados nos cabelos. Abaixo você confere tudo aquilo que pode gerar a caspa e quais são as variações da mesma!

O Que é a Caspa ?
Os Tipos De Caspa

É preciso entender antes de mais nada que existem dois tipos de caspa: Um deles é o mais excessivo, difícil de tratar e que gera um excesso muito grande de capa córnea. Porém, existe uma outra variação do problema que aparenta ser bem mais grave, gerando coceiras e podendo ser contagiosa. É a conhecida caspa fúngica. Além de todos os sintomas desta causa grave, a caspa fungica ainda pode acusar odor e o tratamento muitas vezes pode ser por via oral, onde o paciente deverá tomar até mesmo algumas vitaminas para cura-la. Por isso, é sempre bom consultar um médico antes de iniciar um tratamento para a caspa, a fim de saber qual o tipo que assola o seu couro cabeludo.

O Que Causa o Excesso De Caspa Córnea?
A caspa não surge por causa de um fator isolado. Muitas vezes um conjunto de fatores acaba levando ao excesso da chamada capa córnea, considerando assim, fatores externos e até mesmo internos para a sua dada manifestação.
Os Fatores Externos Que Ocasionam o Aparecimento Da Caspa São:
água com pouca qualidade e excesso de cloro
shampoos que não são próprio para o seu cabelo e que possuem pH errado . Estes produtos podem atingir agressivamente a oleosidade natural dos cabelos, retirando-a do couro. Sendo assim, as glândulas sebáceas tendem a compensar esta falta produzindo também uma quantidade excessiva de óleo nos cabelos. O esmo ocorre com a água muito quente ao lavar o couro capilar.
Poluição, em especial, com excesso de monóxido de carbono
Finalizadores, cremes e silicones que não foram tirados corretamente dos cabelos ou que foram colocados em excesso. Neste caso, os resíduos deixados por estes excessos acabam comprometendo a saúde do couro cabeludo.
Uso da água muito quente para a higiene dos fios de cabelo
Assim Como Existem Os Fatores Internos Para o Ocasionamento Da Caspa, Também Podem Haver Aqueles Que São internos, Como Os Que Estão Logo a Seguir:
Má alimentação e com grande quantidade de gordura
Estresse em demasia
O parasita que causa excesso de capa córnea no couro cabeludo (Demodex folliculorum). Devido a sujeira acumulada por causa da poluição e certos fatores externos aliados a oleosidade capilar, podem fazer com que este parasita exija o seu habitat natural, ou seja, o couro cabeludo. Com isso, gera-se a capa fúngica na cabeça, onde as dermatites e outros problemas, juntamente com alguns sintomas, começam a aparecer no couro cabeludo humano.

Formas Para Evitar o Aparecimento Da Caspa
Embora existam milhões de meios para que este problema prolifere entre os seus fios de cabelo, a caspa pode ser combatida com alguns método simples, especialmente quando ela não é ocasionada por um parasita. Mesmo assim, é sempre bom aderir a algumas práticas no dia a dia para evitar até mesmo a caspa mais perigosa em seu couro cabeludo! Confira abaixo alguns meios que podem ajudar você a se ver livre do excesso de capa córnea na cabeça.
A assepsia dos cabelos e do couro cabeludo é muito importante. Ao contrário do que a popularidade costuma dizer, lavar os cabelos todos os dias é muito bom para evitar a caspa. Usando um shampoo adequado para o seu tipo de cabelo, com pH controlado e água não muito quente, você sempre pode praticar a higiene capilar sem ter maiores problemas.
Use condicionadores apenas nas pontas dos cabelos, onde este tipo de produto é solúvel. Shampoos de qualidade devem ser aplicados no cabelo durante o banho, evitando sempre a aplicação de produtos a base de óleo no couro cabeludo, onde estas substâncias não podem se solubilizar direito. Sendo assim, ficam ali acumuladas só esperando a caspa chegar! Evite sempre.
Se você já tem caspa normalmente, seja por qualquer fator, procure sempre usar bons produtos para elimina-las. Você pode consulatar um dermatologista neste caso, para que o mesmo aconselhe os melhores produtos. Um shampoo anti-caspa de boa qualidade pode realmente fazer a diferença!
Procure sempre eliminar a gordura do seu cardápio, bem como o excesso de carboidratos. Estar saudável também contribui para que o seu couro cabeludo também esteja. Para ajudar, o ideal é a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia! Procure se alimentar com proteínas, que costumam ser muito benéficas para o cabelo.
Busque ter sempre um sono regulado, já que ele faz com que a mente e o corpo fiquem em equilíbrio, mantendo sempre a sua saúde. É sempre muito importante ter uma boa noite de sono!
Procure evitar dormir com os cabelos molhados ou usar chapéus e bonés. Deixe sempre o seu couro cabeludo respirar e estar sempre muito limpo, longe de muita umidade.
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário