sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Arundina graminifolia, (Arundina bambusifolia); nome cientifico da especie também conhecida como: orquídea bambu e arundina, planta nativa da Ásia tropical, região que abrange: Índia, Nepal, Tailândia, Malásia, Cingapura, China, Indonésia e Ilhas do Pacífico.

A arundina graminifolia é peculiar, devido a forma diferenciada de seu cultivo, realizado em terra, diferentemente das outras espécies de orquídeas, com reprodução através de touceira, semi-herbácea, que atinge de 1 metro e 20 centímetros á 2 metros de altura; E apresenta folhas laminares, alongadas e lisas.

Uma espécie muito utilizada em projetos de paisagismo em estilo tropical e contemporâneo, e de fácil manutenção; Com inflorescência e ramagem extremamente ornamentais; A floração surge no ápice dos caules, durante todo o ano, juntamente com os keikis (mudas que planta produz ).

Quando multiplicada por semente, a floração ocorre quatro anos após o seu cultivo; E quando realizada por keiki, em um ou dois anos a Arundina graminifolia floresce; Produzidas o ano inteiro, as flores resistem por até uma semana e possuem tonalidade lilás-rósea e um disco branco com labelo púrpuro, mais raras também podem ser encontradas na cor branca.

Em projetos de paisagismo a Arundina graminifolia é excelente para ser cultivada em:
Jardim no estilo contemporâneo.
Jardim no estilo tropical.
Jardim no estilo francês.
Jardim no estilo italiano.
Jardim no estilo japonês.
Pórticos.
Halls.

Há inúmeras formas de introduzir a Arundina graminifolia na decoração, para a composição com harmonia no ambiente, tais como:
Bordadura, em bordas de edificações.
Maciços, em gamados.

Devido a Arundina graminifolia apresentar floração nas cores branca e pink, a planta se integra com facilidade a espécies, nas cores:
Roxo, azul e branca.

Siga esta dica para facilitar na escolha das espécies para realizar o projeto e cultivo do jardim.
Dicas para o cultivo saudável da Arundina graminifolia:
Adube, com uma misturar de adubo orgânico, (esterco curtido, humos de minhoca); Na carência de alguns nutrientes, a orquídea bambu apresenta sinais como: amarelamento e queda de folhas.
Cultive, em solo bem drenado, rico em matéria orgânica, misturando terra vegetal, com cascas de pinos.
Realize multiplicação, com uma grande formação de brotos; Onde as hastes antigas tendem a parar de florir, secar e começar a produzir brotos, que devem ser destacados e replantados, (quando atingirem cerca de 15 cm); Onde cada broto enraíza e forma uma nova planta; É um processo demorado, pois os brotos têm crescimento lento.
Mantenha o solo sempre úmido, misturando grama seca ou palha de arroz á terra.
Utilize Adubo orgânico, 2 vezes ao ano, para não compactar o solo.
Conheça os pontos cardiais, de seu jardim, desta forma irá cultivar suas plantas no local mais indicado para cada uma delas.

Siga estas dicas de cultivo e a arundina graminifolia, ficará livre de pragas e doenças, e se manterá com a aparência exuberante, acrescentando vida, na decoração do ambiente.
Orquídea bambu com flor, e botão preste e desabrochar.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário