Peixes apareceram mortos na Praia Central de Navegantes durante a tarde deste sábado (28). Eles estavam espalhados em uma área de aproximadamente três quilômetros de extensão e foram retirados pelo mutirão que limpa a área diariamente durante a manhã deste domingo (29), segundo os Bombeiros Militares que trabalham no local.
Os animais começaram a aparecer próximo ao Posto Quatro, que fica perto da Meia Praia, durante a tarde de sábado. Eles chegaram arrastados pela maré e ficaram depositados na areia até o Posto Um, ao lado da Praia do Pontal.
Os animais provavelmente foram despejados por uma embarcação e foram trazidos pela maré, segundo uma fonte ligada ao setor pesqueiro que pediu para não ter seu nome divulgado. Eles causaram mau cheiro e ocuparam parte da orla. Com bagres entre os peixes mortos, houve preocupação com o risco de moradores e tursitas pisarem nos esporões, que podem perfurar a pele e provocar lesões.
Com o serviço de limpeza realizado neste domingo, as condições de banho e da areia foram normalizadas. De acordo com os bombeiros militares, não há mais perigo para quem for à praia. Eles explicaram que os esporões dos bagres não são soltos na água e somente oferecem ameaça quando há contato direto com o peixe.
O cheiro, no entanto, ainda persistia no início da manhã deste domingo (29). Segundo moradores, apesar da limpeza na areia, ainda é possível sentir o odor deixado pelos peixes mortos, que ficaram mais de 12 horas a céu aberto em decomposição. Até as 11h deste domingo (29), o G1 não havia conseguido contato com a Prefeitura de Navegantes.
Fonte: G1 - acesso em 29.12.2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário