terça-feira, 2 de julho de 2013

Novo Focus 2014 - fotos e vídeo.

O novo Focus 2014 foi um dos carros que mais atraiu a atenção do público no Salão de Buenos Aires. O carro tem chegada prevista no mercado brasileiro em setembro.


O vídeo a seguir mostra as duas versões de carroceria do Focus, hatch e sedã, e detalhes do interior, onde se pode observar a iluminação do painel.

Quando chegar ao Brasil, o Focus contará com motores 1.6 (Sigma de 1.6L 16V flex - 130 cv) e 2.0 litros (Duratec 16V Flex - 160 cv), sendo que no caso do 2.0 poderá estar associado com uma transmissão será a automatizada PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem.

Em termos de equipamentos, teremos central multimídia MyFord Touch com tela de 8 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital bi-zone, seis airbags (dependendo da versão), controles de estabilidade e tração, sensores de chuva e iluminação, faróis de xenônio com LEDs e lavadores embutidos, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, câmera de ré.

Além disso, o modelo topo de linha contará com sistema automático de estacionamento, que manobra o veículo em vagas paralelas sem a necessidade de o motorista tocar no volante, entre outros itens.

Focus 2014 - sedã

Focus 2014 - Hatch

Focus 2014 - mais fotos - dianteira





fonte:

Os Benefícios do Magnésio para a Pressão Arterial. Um Mineral abundante na natureza, mas, pouco conhecido pela maioria...

Os Novos Estudos Realizados

De acordo com novas descobertas o magnésio é capaz de reduzir a pressão arterial em pessoas Hipertensas e de prevenir o aparecimento entre aqueles que ainda não o são. O estudo complementa pesquisas anteriores que sugeriam que o consumo de mais magnésio, potássio e cálcio, poderia servir como fatores de redução do risco de se desenvolver hipertensão.

Foram escolhidas 155 pessoas para fazer parte de um experimento, onde medicações com efeito Placebo(remédios sem as substâncias ativas de uma medicação tradicional) seriam misturadas com aquelas de efeito normal. Assim, os participantes receberam, durante 12 semanas, diariamente, suplementos da medicação Placebo e da normal, sem que ninguém soubesse o que estava tomando.

Ao final do estudo, aparentemente nenhum benefício fora evidenciado. Entretanto, quando os pesquisadores olharam especificamente para a questão da pressão arterial, entre os Hipertensos do grupo que consumiu apenas o Magnésio, uma significativa e surpreendente redução da pressão, Sistólica e Diastólica, foi constatada.

Comentários:
Uma em cada três pessoas, do mundo ocidental, atualmente, são Hipertensas, ou estão com a pressão acima do normal. Este é um sério problema de saúde pública, uma vez que a pressão descontrolada pode causar sérios problemas cardiovasculares e aumentar o risco de derrames. Isso é especialmente preocupante e perigoso porque, nem sempre, essa doença apresenta qualquer tipo de sintoma ou sinais de alerta.

Você é geralmente diagnosticado como portador de pré-hipertensão se sua pressão sanguínea está entre 120/80 e 140/80, e acima dessa última medida, já é considerado como um Hipertenso.

O primeiro número refere-se a sua pressão Sistólica(quando o coração se contrai para bombear o sangue através das artérias), que deve ser igual ou menor que 120. O segundo número é sua pressão Diastólica(quando o coração se expande para receber o sangue que chega através das artérias), que tipicamente é igual ou menor que 80. Se os dois valores estiverem acima do limite indicado, ou seja 120/80, você pode ser diagnosticado como pré-Hipertenso ou Hipertenso.

Felizmente, cerca de 85% das pessoas portadoras de hipertensão podem normalizar sua pressão sanguínea através de simples modificações em seu estilo de vida, e a inclusão do Magnésio em sua dieta regular pode ser uma das alternativas.

Benefícios Comprovados
Curiosamente um dos primeiros estudos publicado 23 anos atrás, foi sobre o uso de cálcio como suplementação para controlar a pressão arterial alta (Calcium Supplementation in the Treatment of Hypertension J Amer Osteo Assoc 85:104-107, 1985). Hoje, quase três décadas depois, já sabemos da conexão que existe entre estes importantes minerais, como Cálcio e Magnésio, para estabilização da pressão arterial.

Se você decidir tomar Magnésio como suplemento alimentar é importante entender que ele funciona melhor se tomado juntamente com o Cálcio. Portanto, use a ambos. Sendo sua ingestão de Cálcio deficiente, trate de incluir em sua dieta os alimentos que sabidamente são ricos nesse mineral.

Em qualquer desses casos, seu médico ou terapeuta deve ser consultado para saber a dose correta a ser ingerida.

Como mencionado acima, o estudo constatou significantes reduções em ambas as pressões, Sistólica e Diastólica, entre pessoas hipertensas, que tomaram o suplemento de Magnésio por apenas 12 semanas.

Isso apenas enfatiza o importante papel que esse mineral pode proporcionar à nossa saúde. De fato, Magnésio é o quarto mineral mais abundante em nosso organismo. É responsável pela função de mais de 350 enzimas em nosso corpo, incluindo:

Criação de ATP (Adenosina Trifosfato), que são as moléculas de energia do nosso corpo

Atua nos músculos cardíacos corrigindo e prevenindo lesões

Providencia a formação de ossos e dentes

Cuida do relaxamento dos vasos sanguíneos

Promove de um adequado funcionamento do intestino

Regula os níveis de açúcar no sangue
Outros Estudos RealizadosPara a saúde do seu coração o Magnésio é particularmente importante, e os médicos têm prescrito o mineral para doenças cardíacas desde os anos 30.

Uma síntese de 7 dos maiores estudos clínicos, mostrou que o Sulfato de Magnésio Intravenoso reduziu a probabilidade de morte de mais da metade de pacientes que sofreram ataques cardíacos.

Um estudo, O LIMIT-2, desenvolveu um protocolo para a administração do Magnésio o mais rápido possível, após o início de um ataque cardíaco e antes de quaisquer outras drogas.

Se esse critério fosse seguido, o dano que poderia ser causado ao músculo cardíaco seria dramaticamente reduzido, e nem hipertensão, nem arritmias se desenvolveriam.

Magnésio pode proporcionar esses benefícios, porque ele ajuda seu coração do seguinte modo:

Dilata os vasos sanguíneos

Previne espasmos nos músculos cardíacos e a formação de calcificações nas paredes dos vasos sanguíneos – causa do acúmulo das placas de gordura

Neutraliza a ação do cálcio, que sem controle poderia aumentar os espasmos

Dissolve coágulos sanguíneos

Diminui de forma dramática o local da lesão e previne arritmias

Atua como potente antioxidante contra os radicais livres formados no local da lesão

Metaboliza e ajuda a fixar o Cálcio no organismo

Indícios de que você pode não estar consumindo Magnésio suficiente:Há uma estimativa de que até 80% da população é deficiente desse importante mineral, de acordo com vários estudos realizados nos dias atuais.
Ocorre que nossos solos esgotados estão pobres desse nutriente, logo os alimentos não conseguem repor nossas necessidades diárias do mineral, daí a deficiência generalizada. Por outro lado, os alimentos industrializados são tão pobres de nutrientes que precisam ser “reforçados” com vitaminas, muitas vezes extraídas do próprio alimento durante o processo industrial, sem mencionar ainda a alta incidência de Frutose, substância que elimina os nutrientes da nossa corrente sanguínea.

Para agravar ainda mais o problema, não existe um teste laboratorial que demonstre com precisão o estado do magnésio em nossos tecidos. Apenas 1% do magnésio do corpo é distribuído no sangue, tornando um simples exame de magnésio a partir do sangue altamente impreciso.

Tendo isso em mente, apenas para ficarmos de olho, alguns sintomas preliminares da carência de Magnésio, podem incluir:

Perda de Apetite

Constipação

Náuseas e Vômitos

Fadiga a Fraqueza crônica

Uma contínua deficiência do mineral pode levar a apresentar sintomas como:

Dormência e formigamentos

Contrações musculares e câimbras

Convulsões

Quadros de mudanças de personalidade

Ritmos cardíacos anormais – taquicardias (coração acelerado), Bradicardias (coração lento)

Espasmos coronários

Sintomas que não são Doenças:(O Vasoespasmo ou espasmo das coronárias ocorre quando o paciente não tem obstrução verdadeira das coronárias e portanto o resultado do cateterismo aparecerá como normal.)

Mas como a pessoa tem dor no peito se não há obstrução?

É como se fosse uma "cólica" daquelas de barriga mesmo.

A coronária está limpinha mas dá uma contorcida, ou "apertada" por alguns segundos e o efeito final é como se fosse uma angina do coração mesmo.

Naqueles segundos, falta sangue para o tecido do coração.

A dor é igualzinha, não tem diferença.

Este espasmo é causado por vários fatores, e é mais comum em mulheres. Pode ser desencadeado por stress, uso de medicamentos estimulantes do coração, cocaína e em alguns casos, a gente nunca consegue saber a causa com certeza.

Já que o cateterismo foi normal, basta tomar alguns remédios que favorecem o relaxamento da coronária, e ter alguns cuidados para não passar mais raiva do que o necessário.

A maioria das pessoas nunca mais volta a ter a angina, mas os ansiosos ainda podem sentir de vez em quando.

Fora em caso de uso de cocaína, não há relatos de mortes apenas pelo espasmo de coronárias.
Alerta Importante:Só um ESPECIALISTA pode diferenciar uma coisa da outra. Por isso mesmo, na presença de um sintoma dessa natureza, não hesite, não tema em "pagar mico", recorra imediatamente ao seu médico, você só tem a ganhar. Se não for nada, melhor!
O Que devemos Fazer?

Se você suspeita que está com os níveis de magnésio baixos, a melhor maneira de consumir o mineral é através da ingestão de alimentos orgânicos. O Magnésio, pode ser encontrado nos vegetais verdes, vegetais folhosos. Outras excelentes fontes de magnésio são, Abacates, Amêndoas e Alguns tipos de feijões e ervilhas.

Só lembrando que as fontes Orgânicas, além de ricas desse nutriente, uma vez que são cultivadas em solos livres de pesticidas e adubados com compostos naturais, são fontes seguras de muitas outras substâncias essenciais à nossa saúde.


A Mais Comum Causa da Pressão Alta

A deficiência de Magnésio pode contribuir para o aumento da pressão arterial, mas a causa básica mais comum está relacionada com a produção de insulina em excesso pelo organismo. Assim, quando os níveis de insulina sobem, isto causa um aumento na pressão arterial.

Só lembrando que uma das principais causas do aumento da insulina em nossa corrente sanguínea, ou do desenvolvimento da resistência à substância, é o consumo excessivo de Açúcares, em especial da Frutose, um adoçante artificial superconcentrado feito de xarope de Milho, que é usado em larga escala em refrigerantes, sucos e bebidas, alimentos dietéticos e outros produtos.

Pesquisa publicada em 1998 no Jornal da Associação Americana de Diabetes, relatou que perto de 2/3 dos pacientes inscritos no teste, que estavam com resistência à insulina, também tiveram a pressão arterial .

Ocorre que o excesso de Glicose no sangue, acaba por criar no organismo um fenômeno chamado de Resistência à Insulina. O que ele faz? Impede que seu organismo absorva a Glicose produzida a partir dos alimentos. Logo o corpo se sente ainda faminto, não importa o quanto você coma. Resultado, gordura em excesso e açúcar aos montes na corrente sanguínea.

Felizmente há algumas técnicas simples que você pode fazer para baixar seus níveis de insulina. E se sua hipertensão for uma consequência da falta de controle de açúcar no sangue, então, a normalização de suas taxas de açúcar também colocará sua pressão arterial dentro dos níveis de normalidade.

7 Dicas para baixar a pressão arterial de forma natural

Evite alimentos como pães brancos, macarrão, batatas, que são ricos em carboidratos e açúcar.

Adicione ¼ de colher de chá de canela em pó por dia em sua dieta regular – caso não tenha intolerância

Se exercite. O exercício físico promove combate a Resistência a Insulina o que permite que seu corpo volte a absorver de forma natural a Glicose que está vagando pela corrente sanguínea.

Procure fazer uma dieta alimentar que seja adequado ao seu tipo e perfil de necessidades físicas. Evite ainda alimentos que aumentam seus níveis de insulina no sangue. Isso inclui aqueles que se transformam rapidamente em açúcar no sangue, como pães, mesmo os integrais, macarrão, batatas, etc., especialmente se sua pressão for alta.

Pratique meditação ou outras técnicas de relaxamento para reduzir o Stress e controlar as emoções.

Regularize seus níveis de vitamina D. Recentemente ficou claro para a ciência, que a normalização dos níveis de vitamina D, pode ser uma das mais poderosas armas para normalizar a pressão arterial. Basta 15 minutos diários no Sol, pelo menos 60% do corpo exposto, e pronto!

Acrescente o Magnésio. Consulte seu médico ou fisiologista para saber a quantia que deve consumir.

Um alimento em particular, o Alho cru amassado, pode ser de grande ajuda para reduzir sua pressão arterial. Muitas pessoas não gostam da ideia, mas é algo que pode ser facilmente acrescentado à sua dieta regular.

Claro que você deve usar sua medicação tradicional, caso sua pressão esteja muito alta. Não fazendo isso, está colocando em risco sua integridade física, correndo risco de ter derrames e distúrbios cardiovasculares sérios.

Mas, uma vez que você descubra a causa da sua pressão elevada, com as dicas acima, e com os níveis dentro da normalidade, pode ir se desmamando das drogas aos poucos. De qualquer modo, o acompanhamento do seu médico ou fisiologista é indispensável.

Observação Importante:

O site não se presta a fazer o papel do seu Médico, nem de prescrever medicações de qualquer natureza, para qualquer tipo de patologia, mas apenas de servir como fonte de referência, para sua informação pessoal.


Autor:
Editoria de Nutrição do Site Mundo Simples.
Bibliografia de apoio:

COMPARATIVO - HONDA CR-V x KIA SPORTAGE x TOYOTA RAV4...

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS
Férias de julho. Muita gente aproveita este recesso tanto quanto no verão. Alguns tiram as suas férias do trabalho neste mês exatamente para viajarem com os filhos, que não têm aulas na escola.
O destino preferido são as cidades serranas, como Petrópolis, no Rio, ou Campos do Jordão, em São Paulo. Alguns vão mais longe e por caminhos difíceis, atravessando estradas de terra. Um bom utilitário com tração nas quatro rodas e muito espaço interno para a família e as respectivas bagagens é o mais apropriado. No primeiro comparativo do segundo semestre de 2013 apresento três utilitários esportivos médios que podem satisfazer esta necessidade. 
Todos são comparados pela primeira vez no Guscar, mas o japonês Toyota RAV4 é o mais novo no mercado (chegou apenas há pouco mais de um mês). A intenção era desafiá-lo com o seu maior rival histórico, o conterrâneo Honda CR-V - importado do México, que agora tem motor bicombustível no Brasil - e dois sul-coreanos do mesmo grupo fabricante, mas de importadores diferentes e rivais: o Kia Sportage e o Hyundai ix35, líder do mercado. Acontece que este último vai ficar de fora porque a CAOA, seu importador, não informa corretamente a sua lista de equipamentos e sequer o preço no seu site. Quando procurada, não retorna. Assim, temos apenas três crossovers, como são chamados os veículos entre o fora de estrada e o passeio.
Eles têm opção de tração 4x4, que são as mais equipadas no Honda e no Toyota. No Kia, estranhamente, a versão integral faz parte da nomenclatura LX, trazendo poucos itens dignos para um utilitário esportivo e é mais barata, não só em relação à versão 4x2 completa, chamada de EX, como também aos concorrentes 4x4. Já o Sportage EX 4x2 completo é mais caro que os rivais integrais. Difícil de entender.
Como a revista Quatro Rodas testou os três com tração 4x2 e o público deve preferir a tração 4x4 para as férias no campo, decidi juntar na pontuação os dados 4x2 com o preço e equipamentos dos 4x4. A novidade é que, a partir deste comparativo, alguns quesitos darão pontuação em dobro para o vencedor. Preço, equipamentos e segurança terão peso maior em todos os segmentos e, neste confronto de utilitários esportivos médios, porta-malas, conforto (nível de ruído) e espaço interno valerão mais para quem ganhar. 

Estilo e Acabamento
O Kia Sportage já tem três anos, mas seu desenho, assinado pelo hoje presidente da marca Peter Schreyer, ainda é mais atraente, equilibrado e leve que os dois rivais japoneses, mais novos, que empataram em segundo no estilo. O RAV4 é reto demais, o que dá uma validade mais curta à sua modernidade, ainda mais que esta quarta geração seguiu o recorte anguloso das janelas laterais da carroceria anterior. Só a frente que é bem atraente. Já o CR-V tem uma traseira pesada, com lanternas imitando o Volvo XC60 e janelas laterais angulosas e curvadas demais. O destaque positivo também é a sua dianteira com faróis espichados e moldura da grade sobreposta a eles.

Se no visual o Honda passa a impressão de ser pesado, ele compensa com o seu interior de aparência mais luxuosa, com materiais mais sofisticados. Na versão EX-L, a top de linha, há sistema multimídia com GPS no console central. Na LX uma telinha fica escondida numa capela no alto do painel. O RAV4 teria o melhor acabamento se a faixa transversal do painel fosse revestida de couro legítimo, mas é um plástico que nem sequer pode ser chamado de couro sintético. A modernidade do console central flutuante acabou prejudicando o acabamento, passando uma aparência desleixada com a falta da tampa do porta-luvas. Mesmo assim, é superior à simplicidade plástica do Kia Sportage.
Espaço interno e Porta-malas
A maior distância entre-eixos de 2,66m colaborou para que o RAV4 acomodasse melhor as pernas dos ocupantes no banco de trás. Atrás dele, ficam empatados o CR-V e o Sportage, embora o Kia tenha a mais distância entre as rodas (2,64 contra 2,62 m). O assoalho plano do Honda ajudou a igualar a sensação de espaço.

No porta-malas a situação se inverte, mesmo que o CR-V não tenha ficado em último. Ele tem a maior capacidade, de 589 litros. Logo atrás vem o Sportage, com 564 e na lanterninha o RAV4 com 476 litros. Espaço interno e porta-malas têm peso 2 neste comparativo. 

Motor e Câmbio
Se já não bastasse ser abastecido somente com gasolina, o que o coloca em desvantagem no mercado, o motor 2.0 VVT-i do RAV4 é o menos potente dos três. Tem 145 cavalos contra 150 do CR-V (155 cv com álcool) e 169 do Sportage (178 cv), ambos de dois litros. O Toyota, entretanto, é o único que tem a opção de outro motor: um 2.5, com 179 cavalos, mas com câmbio automático convencional de seis marchas.
Kia Sportage
Honda CR-V
RAV4
Já a transmissão automática do RAV4 2.0 é a CVT, mais moderna, embora seja alvo de críticas por causa da manutenção cara e da falta de agilidade. Continuamente variável, chamada popularmente por causa da sigla em inglês, tem relações infinitas, mas desenvolve no máximo sete velocidades. Abaixo dele está o automático sequencial de seis marchas do Kia e o automático de cinco do Honda.

Desempenho e Consumo
Os três crossovers tiveram aceleração de 0 a 100 km/h parecida, na faixa de 12 segundos, segundo a revista Quatro Rodas. O CR-V tem um décimo além deste tempo, o Sportage dois e o RAV4 seis. Na retomada entre 80 e 120 km/h, a vantagem (pequena) é do Kia, com 8,2 segundos. O Honda retoma quatro décimos mais tarde. Empate técnico entre os flex. Já o Toyota levou 11 segundos, talvez prejudicado pela indecisão do câmbio CVT.
No entanto, o RAV4 se mostrou mais econômico, graças ao motor exclusivamente a gasolina, pois a Quatro Rodas testa os modelos bicombustíveis com álcool. O japonês autêntico percorre 10,3 km/litro na cidade e 12,6 km/l na estrada. O CR-V fez 7,4 km/l e 9,4 km/l, respectivamente. O botão Econ, que modera o desempenho e o ar condicionado, não contribuiu muito para melhorar o consumo. Por fim, o Sportage, 7,4 e 9,5 km/l. Deste último também tenho o consumo abastecido com gasolina, que é de 9,6 e 12,4 km/l, mas não tiro o ponto extra do Honda pelo empate técnico.

Segurança e Conforto
O Sportage já começa em desvantagem por só oferecer cinto de segurança de 3 pontos para todos os cinco passageiros nas versões EX, mais caras, que são 4x2. O pacote mais completo, chamado de P.588, ainda vem com 10 airbags (frontais, laterais e de cortina) e, junto com o P.586, traz controles de tração e estabilidade e auxílio de frenagem em declives. Na 4x4 ( LX P.676), que tem poucos equipamentos, o cinto central traseiro é subabdominal e os airbags são apenas frontais.
No RAV4 e no CR-V, só os 4x4 têm bolsas laterais e de cortina, além dos frontais, sendo que no Honda há detector de crianças e ocupante mal posicionado, além de assistente de partida em aclive. Os tão cobrados cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça para todos estão presentes nos dois desde as suas versões básicas.
É para evitar estas discrepâncias na política das montadoras e importadoras que eu considero sempre a frenagem como classificação de segurança e o CR-V foi o melhor. Andando a 120 km/h, para em 64,8 metros, contra 66,1 m do Sportage e 68,7m do RAV4.
E a segurança vai ter peso maior em todos os comparativos do blog a partir deste. Assim, o Honda soma seis pontos. O nível de ruído também terá o dobro da pontuação para o vencedor, mas somente neste segmento, por enquanto. Aí o RAV4 foi melhor, registrando 64,3 decibéis, novamente a 120 km/h. O CR-V ficou em segundo, com 65,6 dB e o Sportage em terceiro, com 67,6 dB. Todos os números são da revista Quatro Rodas.

Preço, Equipamentos de série e Assistência
A Quatro Rodas testou os três modelos com tração só nas rodas da frente e motor 2.0 (lembrando que o RAV4 é o único que tem opção 2.5). Assim, para ficar tudo igual, o mais barato com a tração mais simples é o Kia Sportage LX com câmbio automático, que custa R$ 94.600. O coreano é o único que tem câmbio manual de série. A seguir vem o Toyota, por R$ 96.900. E o mais caro, o CR-V, por R$ 98.900.

A lista de equipamentos de série nos 4x2 é muito semelhante nos três modelos: poucos recursos de destaque, tendo apenas o básico para o segmento: ar condicionado manual, direção elétrica, trio elétrico, airbags frontais e freios ABS com EBD, som com MP3, controle no volante regulável em altura e entradas auxiliares e sensor de estacionamento. Honda e Toyota têm Bluetooth, ajuste de alcance do volante e computador de bordo. 
Se o comprador quiser um Sportage completo, com ar condicionado digital, retrovisores rebatíveis e aquecidos, computador de bordo, teto solar panorâmico, 10 airbags, cinto de segurança e apoio de cabeça para todos os passageiros, câmera de ré, bancos em couro, banco do motorista com oito posições de ajuste elétrico, piloto automático, controles de tração e estabilidade, controle de frenagem em declive e assistência de partida e aclives tem que pagar R$ 117.300 pela EX e abrir mão da tração 4x4. Uma estranha política de distribuição de equipamentos que prejudicou bastante a sua relação custo-benefício.
O Sportage LX 4x4 custa R$ 99.600 e tem os mesmos equipamentos da versão básica com câmbio automático, citados há dois parágrafos. O CR-V 4x4 é a versão EX-L, que tem ar condicionado digital, airbags laterais, GPS, retrovisores rebatíveis, seis airbags, sensor de chuva, controle de estabilidade, sistema de frenagem em urgência e assistente de partida em aclive. É vendido por R$ 114.900, sendo o mais caro dos três com tração integral. O RAV4 2.0 4x4 sai por R$ 109.900 e adiciona ar condicionado digital, sistema multimídia, bancos em couro, ajuste elétrico do banco do motorista, câmera de ré, piloto automático, botão de partida e abertura sem chave e seis airbags. Por causa do preço mais em conta que o CR-V e com equipamentos semelhantes, o RAV4 é o que tem melhor relação custo-benefício, seja 4x2 ou 4x4. E o peso é dobrado.
A maior garantia é da Kia, que oferece cinco anos, contra três de Honda e Toyota. Mas o que conta mesmo é o maior número de concessionárias, que é da Honda. São 191 revendas contra 166 da Kia e 132 da Toyota.

Conclusão
O Kia Sportage pode ser considerado um carro bonitinho, mas ordinário. É o mais barato e tem estilo atraente, mas seu acabamento possui muito plástico, deve equipamentos na versão 4x4 e quando fica completo com tração dianteira se torna caro. Apesar do motor 2.0 mais potente e de dividir o melhor desempenho com o CR-V ficou atrás dos japoneses. 
Apesar de ter ficado mais vezes em último lugar (motor, desempenho 4x2, rede de concessionárias, porta-malas e frenagem 4x2, sendo que nos dois últimos o CR-V abriu cinco pontos por ter peso maior), o Toyota RAV4 ficou em segundo lugar. Foi o melhor em três itens com pontuação em dobro (nível de ruído, espaço interno e equipamentos da versão 4x4, este dividido com o Honda). Os outros destaques foram no câmbio e no consumo com tração 4x2.
O CR-V ganhou o comparativo sendo o melhor em seis itens. Em desempenho ele empatou com o Kia e o seu nível de equipamentos é muito semelhante ao do RAV4. Mas em acabamento, assistência, frenagem e porta-malas reinou sozinho, sendo os dois últimos com peso maior. Seu ponto fraco está no preço alto e no câmbio automático não-sequencial de apenas cinco marchas. Se não tem o melhor custo-benefício, o nipo-mexicano tem o melhor conjunto técnico.
Classificação


1º HONDA CR-V 2.0 16v i-VTEC - 39 Pontos
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.997 cm³, 16 válvulas
Potência: 150 cv (gasolina) e 155 cv (álcool)
Câmbio: Automático de 5 marchas
Tração: 4x2 ou 4x4 Real Time
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,1 segundos (revista Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: Não informada
Consumo: 7,4 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,53/1,82/1,65/2,62m
Porta-malas: 589 litros
Tanque: 71 litros
Preço: R$ 98.900 (LX automática, 4x2) e R$ 114.900 (EXL aut. 4x4)

2º TOYOTA RAV4 2.0 16v DUAL-VVTi - 35 pontos

Motor: Quatro cilindros, transversal, Dual VVT-i, gasolina, 1.987, 16 válvulas
Potência: 145 cv
Câmbio: Automático CVT de 7 marchas 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,6 segundos (revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: Não informada
Consumo: 10,3 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,57/1,85/1,72/2,66m
Porta-malas: 476 litros
Tanque: 60 litros
Preço: R$ 96.900 (4x2) e R$ 109.900 (4x4) 
3º KIA SPORTAGE 2.0 16v - 30 pontos

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.999, 16 válvulas
Potência: 169cv (gasolina) e 178 cv (álcool)
Câmbio: Automático sequencial de 6 marchas 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,2 segundos (revista Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: Não informada
Consumo: 7,4 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,45/1,86/1,65/2,64m
Porta-malas: 564 litros
Tanque: 58 litros
Preço: R$ 96.900 (4x2) e R$ 109.900 (4x4) 


SABUGUEIRO - ( Sambucus nigra )

SABUGUEIRO - ( Sambucus nigra )
NOME CIENTÍFICO: Sambucus nigra.
Nota: “Sambucus” deriva da palavra grega “sambuca” que é nome de um antigo instrumento musical , feito com a madeira desta planta e “nigra” vem do latim que significa “preto” referente a cor de seus frutos maduros. 
NOME POPULAR: Sabugueiro. 
Nota: Em todo mundo recebeu dezenas de nomes populares, eis apenas alguns: sabugueirinho, castellano, canillero, saúco, sauquer, saüquera, sabú, sauco, sabuqueiro, sagú, corteza, etc.
SINONÍMIA: Sambucus ebulos, Sambucus australis. 
FAMÍLIA: Adoxaceae (Caprifoliaceae na classificação anterior).
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: Nativa da Europa e do norte da África, mas é vista pelo mundo inteiro.
PORTE: Normalmente tem de 2 a 5 metros de altura, mas em condições muito favoráveis pode atingir até 10 metros. 
SABUGUEIRO - ( Sambucus nigra ) - Detalhe da folha com 7 folíolos. 
FOLHAS: Caducas, compostas, com 10 a 30 cm de comprimento, pinadas,em pares opostos, com 5 a 7 folíolos (raramente com 9), cada folíolo mede 5-12cm de comprimento e 3-5 cm de largura, tem formato elíptico, com ápice agudo e base atenuada, sua borda é serrilhada, tem um pouco de brilho e cheiro desagradável.
SABUGUEIRO - ( Sambucus nigra ) - Detalhe da inflorescência composta por muitas flores 
FLORES: Inflorescências de 10-25cm de diâmetro, contendo de 300 a 500 pequenas flores com 5-6cm de diâmetro, de coloração branca cremosas, com 5 pétalas, tem perfume bastante agradável. Tem cinco lobos em estrela aberta. É uma planta hermafrodita (Tem androceu e gineceu ao mesmo tempo). Floresce no verão. 
FRUTOS: Uma drupa, redondo, de coloração preta-roxa, carnudo, glabro, comestível quando maduro.
SABUGUEIRO - ( Sambucus nigra ) 
TRONCO: Arbusto com caule de coloração marrom-acinzentado com consistência lenhosa e casca bastante rugosa.
LUMINOSIDADE: Sol pleno.
ÁGUA: Prefere solos ligeiramente úmidos. A rega não deve ser descuidada quando a planta for jovem, regar de forma moderada de 1 a 2 vezes por semana, depois de adulta em caso de estiagem prolongadas.
CLIMA: Gosta de clima temperado, é resistente a geadas, prefere regiões que tenham temperaturas máximas de 25 a 30º C mas também cheguem a mínimas de 4 a 6º C 
PODA: Não necessária, quando jovem fazer podas de formação e condução, retirando galhos secos e mal formados. 
CULTIVO: Pouco exigente em relação ao tipo de solo
FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, para uma cova de 40 x 40 cm misture na terra retirada cerca de 10 colheres de sopa de NPK, fórmula 10-10-10.
UTILIZAÇÃO: Por terem serem bastante ornamentais, com flores vistosas, frutas e folhas rendadas, são cultivadas em jardins. São atrativos para pássaros, borboletas e outros insetos.
Nota: Os frutos podem ser utilizados na culinária, na preparação de sucos, molhos, sopas, compotas, dar cor rosa e aroma em vinhos. Obs: Tem que estar maduros, pois verdes são tóxicos.
PROPAGAÇÃO: Por sementes e estacas.
PLANTA MEDICINAL: É muito utilizado na medicina popular no tratamento de gripes, resfriados, tosse, sarampo, caxumba, etc.
Nota: O chá feito com folhas de sabugueiro, deve ser administrado com bastante cautela, utilizando a dosagem correta.
PLANTA TÓXICA: Todas as partes da planta são tóxicas, menos os frutos depois de cozinhar.

CURIOSIDADES:
- A "varinha das varinhas", no mundo mágico de Harry Potter, que é mega poderosa, que foi usada pelo Dumbledore e depois "roubada" pelo Lord Voldemort, era feita de sabugueiro.
- Dizem que a madeira da cruz onde Cristo morreu foi feita de sabugueiro, porque o fruto espremido tem suco de cor vermelho-sangue, portanto “dá azar” cortar esta planta.
- Inezita Barroso na musica “Lampião de Gás” menciona um sabugueiro em São Paulo – SP.
- No filme “Monty Python – Em Busca do Cálice Sagrado”, o guardião do castelo fala para o Rei Arthur: “sua mãe era um hamster e seu pai cheirava sabugueiro”.
SABUGUEIRO - ( Sambucus nigra ) 

fonte:

Gerânio (Pelargonium zonale) - belas flores.

Gerânio (Pelargonium zonale) - SAMENHAUS URSULA - HORTITEC 2013
FLOWER FAIRY WHITE - (Pelargonium zonale)
CANDY ROSE - (Pelargonium zonale)
BERGPALAIS - (Pelargonium zonale)
Lançamentos - SAMENHAUS URSULA - HORTITEC 2013
Produtos comercializados
Lançamentos
Detalhe das folhas

PRF flagra excesso de peso em Itapema.


No fim da tarde de ontem (01/07/2013), 
durante fiscalização realizada na BR-101, em Itapema, a PRF flagrou um veículo M. Benz transitando com excesso de peso de 9.970 kg.

O veículo foi autuado e retido até o 
transbordo da carga.


fonte: