Para chegar ao local da descida, é necessário percorrer uma trilha de cerca de 45 minutos. Foi esse caminho que levou o empresário Sérgio Roberto Back à ideia da tirolesa. "Percorri a trilha com as minhas filhas e, quando cheguei ao topo, senti um friozinho na barriga. A vista é fantástica e tive essa sensação ali, parado, então imaginei a adrenalina de descer em uma tirolesa", conta ele. A empolgação o levou a procurar uma empresa para construir a estrutura.
A ideia originou a dupla aventura, que inicia na trilha e acaba em uma área do hotel, do qual Sérgio é proprietário. O ponto de salto é numa pedra que fica no alto do Morro dos Macacos e a chegada é ao nível do mar. A descida dura no máximo 90 segundos, mas o suficiente para percorrer 653 metros de extensão, a uma velocidade que vai de 40 km/h a 120km/h, e visualizar as praias da Joaquina, Mole, Moçambique, Ingleses e Santinho.
Segundo Back, a velocidade fez com que, inicialmente, todos tivessem que descer com o uso de um paraquedas, que atua como redutor de velocidade. "Mais tarde, se percebermos que é seguro descer sem, tiramos, mas por enquanto todos precisam utilizar o paraquedas, que desce aberto", explica ele.
De acordo com o responsável pela empresa que construiu a atração, Sandro Marcos da Silva, o equipamento de Florianópolis é o mais alto do Brasil. “Temos informação de que a maior tirolesa do Brasil em funcionamento hoje tem um desnível de 180 metros de altura", afirma.
Ainda segundo o idealizador, participantes de qualquer idade podem fazer a descida, que custa R$ 60. “O perfil é o mais variado possível, já que praticam desde crianças, jovens, adultos e até a melhor idade. É uma atividade procurada não somente por aventureiros, mas pelo público em geral, que busca uma alternativa de contato com a natureza e que alie também esportes de aventura”, explica Back que, apesar de empolgado com a ideia, ainda não havia descido ao conversar com o G1: "Estou ansioso. Tem que ter coragem, mas é um medo gostoso e pretendo descer assim que possível", afirmou ele.
Serviço
O que: Tirolesa mais alta do Brasil
Onde: Hotel Engenho Eco Park, no Bairro Rio Vermelho - Rodovia João Gualberto Soares.
Fucionamento: A partir de 15 de dezembro, das 8h às 19h
Quem: Pessoas de todas as idades. Menores de 18 precisam de autorização dos pais ou responsável. O peso mínimo é 20 kg e máximo de 120 kg.
Quem não pode: Gestantes e pessoas com histórico de problemas cardíacos ou relacionados à altura e velocidade.
Investimento: R$ 60
Para mais informações, acesse o
OLa, sou o Técnico idealizado desta tirolesa. Só deveria ser corrigido pois trata-se de uma das tirolesas com o maior lance inclinado ok, não é a maior do Brasil, Ibirama temos uma de 1 km, Lages tem uma de 1.200 metros e a maior do Brasil ao qual fui o Técnico tem 1.760 metros em pedra Bela SP. Mais informações com Sandro marcos da Silva do www.projetoaventura.com.br ou no face: https://www.facebook.com/sanddropqd
ResponderExcluir