O albatroz-gigante pode até ser a maior ave que consegue voar (o maior pássaro é o avestruz, mas não consegue levantar voo), mas o verdadeiro jumbo dos animais é a Abetarda(Otis tarda). As informações são do site da revista New Scientist. Essa ave, que lembra um pouco o peru, vive nas planícies espanholas.
Um macho tem em média entre 10 e 16 kg, mas pode chegar a até 21 kg, bem mais que o albatroz-gigante, que pesa no máximo 16 kg, e mesmo os mais pesados conseguem voar. Chama a atenção também a diferença entre machos e fêmeas, que normalmente não passam dos 5 kg, a maior disparidade entre as aves.
Durante a época de acasalamento, os machos competem durante aproximadamente dois meses, inclusive com lutas, para estabelecer seu lugar na hierarquia pela busca de fêmeas. Somente metade dos machos passa para o próximo estágio, o de tentar atrair uma companheira. Os machos se mostram para as fêmeas, levantando suas penas para ressaltar seu tamanho.
Do início da época de acasalamento até a conquista da companheira, somente 10% dos machos conseguem acasalar. Mas não é só tamanho e penas grandes que atraem as fêmeas.
Segundo o site, um estudo do Museu de História Natural de Madrid indica que elas preferem companheiros mais velhos. A explicação dos cientistas espanhóis é que os velhos têm mais capacidade para sobrevivência - já que viveram mais - e, por causa disso, têm mais chance de ter bons genes.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário