Nesta sexta-feira, mais de mil pessoas ficaram desalojadas na região Sul
Chuva chega em excesso e alaga cidades no Sul de SC
Foto: Caio Marcelo / Agencia RBS
Permanece o alerta para riscos de alagamentos, inundações e de chuvaintensa para Santa Catarina especialmente para o Litoral Norte entre sábado e segunda-feira. O aviso foi dado pela Defesa Civil do Estado, que contabilizou mais de mil pessoas desalojadas na região Sul nesta sexta-feira.
A previsão do tempo indica volumes altos de chuva para o Litoral Norte e ressacas, com ondas que podem chegar aos três metros junto à costa. Os ventos sopram de sudeste e podem variar de 50 a 70 km/h. Com essas condições, a água terá dificuldade de escoamento e deve subir a costa ainda mais. Para o restante do Litoral, a previsão também aponta chuva, e continua o alerta de deslizamentos, principalmente no Litoral Sul e região, que foram bastante atingidos nesta sexta.
A Defesa Civil do Estado recebeu oficialmente três pedidos de decreto de situação de emergência na região. Eles vieram dos municípios de Morro da Fumaça, Içara e Braço do Norte. Mas outras cinco cidades também devem solicitar o decreto: Criciúma, Araranguá, Passo de Torres, Sombrio e Balneário Gaivota. Todos sofreram com alagamentos, destelhamento, quedas de árvores, falta de energia elétrica e pessoas desabrigadas.
Em Criciuma, 800 pessoas ficaram desalojadas. São moradores que foram para casas de parentes e amigos, enquanto 100 ficaram desabrigados — quando não têm para onde ir.
Em Morro da Fumaça foram registrados 320 desalojados e 50 desabrigados. Içara contabilizou 200 desalojados e 40 desabrigados. Já Araranguá somou 80 desabrigados. Esses números foram divulgados até as 20h desta sexta-feira.
Volume de chuva ultrapassa o previsto para todo o mês
A chuva registrada nesses municípios nesta sexta-feira alcançou ou ultrapassou o volume previsto para todo o mês de fevereiro, que costuma variar entre 150 e 170 milímetros acumulados.
Até o início da tarde desta sexta, Ermo foi o município com o maior volume de chuvas registrado em 24 horas. Foram 199 milímetros. A informação é da Central RBS de Meteorologia.
DIÁRIO CATARINENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário