terça-feira, 4 de março de 2014

“A escola, como está, é prejudicial à aprendizagem”.

Içami Tiba, psiquiatra e escritor
A educação pública no Brasil tem de melhorar muito para o ensino obrigatório desde os 4 anos valer a pena. Esse é um dos alertas feitos pelo psiquiatra e educador Içami Tiba, autor de dezenas de livros sobre a educação dos filhos e o combate às drogas, que também defende ser impossível resolver o problema da violência sem falar de valores. O especialista esteve em Curitiba no mês passado, a convite da escola Santo Anjo, e falou com a Gazeta do Povo sobre o tema principal de suas palestras na capital: a educação infantil.


A partir de 2016, será obrigatória a matrícula a partir dos 4 anos de idade. Há quem defenda os benefícios da aprendizagem e quem considere a medida abusiva. Qual a sua opinião?

Se a educação no Brasil fosse mesmo um projeto sério, seria ótimo. Mas, infelizmente, sem mudanças drásticas na pedagogia usada por aqui, acho que será apenas mais uma extensão de tempo na escola. Minha opinião é de que a escola, como está, é altamente prejudicial à aprendizagem porque toma tempo demais da vida de nossas crianças e adolescentes para ensinar muito pouco. Gastar 11 anos da vida em bancos escolares para sair de lá como analfabeto funcional? É um absurdo, e é a realidade de muitos dos que saem de uma escola pública. Há jovens que saem do ensino médio sem saber interpretar um relatório.

No entanto, eu não concordo com quem pensa que seja cedo demais para uma criança começar a aprender. Acho retrógrada a ideia de que existe uma idade ideal para começar a estudar. Eu sabia ler e escrever antes de entrar na escola. Quando alguns pais dizem que é preciso poupar os filhos mais novos, eles querem é se poupar. A fase dos zero aos 3 anos é aquela em que a criança mais aprende e é um período muito desperdiçado. Portanto, não sou contra a escola desde cedo, mas sou contra a educação que este governo oferece.




Gazeta do Povo

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