sexta-feira, 14 de março de 2014

PROJETO ÁGUA.

Trabalhe a conscientização infantil quanto à importância da água e de sua preservação, inserindo esses conceitos e as mudanças de hábitos na rotina familiar



QUEM PRECISA DE ÁGUA E PARA QUE ?

----MATERIAL: caixa de papelão quadrada; cola bastão; fichas e ilustrações para colar no dado (prontas na folha de moldes); papel kraft; tesoura com ponta arredondada.

COLOCANDO EM PRÁTICA : 
----Antes de iniciar a atividade, encape a caixa de papelão com papel kraft e cole cada imagem em uma face do dado "Quem precisa de água e para quê?". Tire antes cópia das ilustrações para utilizá-las em outra atividade.

----Reúna as crianças em uma roda de conversa e explique-lhes que, ao jogar o dado, você vai questionar se a figura que ficou à mostra, ou seja, aquele animal, pessoa ou planta, precisa de água e para quê. Se cair no animal, pergunte aos pequenos o nome dele, se o conhecem, se ele é doméstico e, portanto, podemos tê-lo em casa, se precisa de água e para quê.

----Se cair na planta, faça outros questionamentos, como se os alunos têm plantas em casa, se eles as regam, se sabem o que acontece se elas ficarem sem água, se precisam, então, de água e para quê.

----Se a face que ficar para cima tiver a figura de uma pessoa, pergunte à sala se as pessoas precisam de água para viver, para que e onde elas utilizam a água. Permita que as crianças falem livremente e complemente as falas, se necessário.

----Faça outros questionamentos que forem pertinentes, levando os alunos a perceberem que todos os seres vivos precisam de água para viver, não só para beber, mas também para se alimentar, já que sem água seria impossível o cultivo e a criação de animais que fazem parte da nossa alimentação, como o peixe, que vive diretamente na água.



QUADRO E LIVRINHO

----MATERIAL: canetinha preta; cola bastão; fita adesiva; folha de papel sulfite; ilustrações para montar o livro (prontas na folha de moldes); lápis preto; papel kraft; tesoura com ponta arredondada.

----COLOCANDO EM PRÁTICA :
----Convide os pequenos a fazer um quadro com os seres vivos que estão no dado e, embaixo de cada elemento, escreva se ele precisa de água e para quê.

----Para fazer o quadro, cole a cópia das figuras utilizadas na montagem do dado, uma ao lado da outra, em papel kraft, separando-as por um traço.

----Fixe-o na lousa e, com o auxílio das crianças, escreva, em letra bastão, as observações feitas por eles embaixo de cada figura.

----Multiplique as ilustrações menores (disponíveis na folha de moldes) e distribua para as crianças, solicitando-lhes que colem cada uma em uma folha de sulfite e escrevam as observações feitas anteriormente sobre cada figura.

----Auxilie-as a numerar as folhas e a fazer uma capa para esse livrinho, que terá como título "Quem precisa de água e para quê?".
----Oriente os alunos a identificar os seus livros com seus nomes.

----As produções das crianças devem ser guardadas para uma grande exposição e, posteriormente, devem ser levadas para casa. 

USANDO A ÁGUA QUE CHEGA EM CASA

----MATERIAL: cartolina; cola bastão; ilustrações dos cômodos da casa (prontas na folha de moldes); lápis de cor; papel-car-tão; tesoura com ponta arredondada.


----COLOCANDO EM PRÁTICA :
----Recorte as partes da casa (disponíveis na folha de moldes), pinte-as e monte uma casa sobre papel-cartão para mostrá-la às crianças.

----Comente sobre cada um desses cômodos e como a água dever ser usada neles, abordando os possíveis problemas que podem ocorrer, como vazamentos e mal uso da água.

----Em seguida, distribua uma cópia dos cômodos para cada aluno e solicite-lhes que os pintem e depois os colem em uma cartolina já cortada no tamanho de uma A4, conforme os cômodos que eles têm em casa.



REVENDO OS HÁBITOS DOMÉSTICOS

----MATERIAL: cartolina ou papel kraft; fita adesiva; lápis preto; papel sulfite.

----COLOCANDO EM PRÁTICA :
----Destaque um cômodo por vez da casa montada anteriormente e oriente uma pesquisa com os familiares, mandando um bilhete aos pais com as orientações necessárias para a realização da atividade.

----Por exemplo, se for escolhido o banheiro, solicite que as crianças observem se a torneira pinga constantemente, mesmo fechada, se, ao escovar os dentes, elas e as pessoas que moram em sua casa deixam a torneira aberta, se o papai, ao fazer a barba, deixa a torneira aberta, se os banhos são muito demorados, entre outros questionamentos desse tipo.

----Solicite que um familiar, juntamente com a criança, faça as anotações. Para facilitar, prepare uma ficha digitada ou escrita em letra bastão em papel sulfite com o nome do cômodo a ser observado pelas crianças, os itens que o compõem, como: uso da pia, uso da descarga do vaso sanitário, uso do chuveiro, etc, colocando os itens um abaixo do outro, separados por traços que vão delimitar o espaço para as observações de cada elemento.

----Deixe na parte superior da ficha um espaço para colar a figura do cômodo.

----Faça uma ficha para cada setor da casa onde a água é usada de alguma maneira e prepare os questionamentos para serem observados e anotados.

----Trabalhe um cômodo por vez, para que o trabalho seja feito com tranquilidade, sem sobrecarregar as crianças.

----As fichas, depois de prontas e respondidas, farão parte do livrinho, assim como as dicas de economia de água.

----Combine uma data para a entrega dos levantamentos e, a cada devolução das fichas, reúna a turma em uma roda de conversa e questione-a quanto as observações feitas em casa com a família.

----Pergunte aos pequenos o que observaram em relação ao uso da torneira, se ela fecha direitinho ou se vive pingando, se deixam a torneira aberta ao escovar os dentes, se ao tomar banho o chuveiro fica ligado o tempo todo.

----Permita que falem sobre o que observaram e comente sobre a possibilidade de mudar alguns dos hábitos ruins para a economia de água, como desligar o chuveiro ao se ensaboar, desligar a torneira enquanto se escova os dentes, entre outros.

Após as considerações feitas, solicite aos alunos que façam mímicas da cena de alguém tomando banho da maneira menos econômica e, depois, da maneira mais econômica.

----Faça o mesmo com as outras situações de uso de água e pergunte em qual delas se usa mais e em qual se usa menos água. 



----AMPLIAÇÃO :
----Elabore, juntamente com a sala, dicas para economizar a água do planeta, escrevendo-as em papel kraft, em letra bastão, para que as crianças possam transcrevê-las em seus cadernos.

----Essas dicas também devem ser digitadas e multiplicadas para que as crianças tenham uma cópia para montagem do livrinho. Faça da mesma maneira com todos os cômodos da casa que usam água.

----Ao finalizar o trabalho, reúna todo o material, juntamente com as crianças, e auxilie-as a numerar as folhas e a montar o livrinho, identificando a capa com o nome de cada um.


CARTAZES PARA EXPOSIÇÃO

----MATERIAL: canetinhas coloridas; papel kraft; tesoura com ponta arredondada.

----COLOCANDO EM PRÁTICA :
----Os cômodos da casa usados anteriormente devem ser ampliados ou desenhados em tamanho grande no papel kraft para a composição de cartazes que devem conter, também, as dicas de melhor uso da água em cada setor.

----Esses cartazes serão usados na exposição sobre a preservação da água no planeta. Anote as observações feitas pelas crianças, tire fotos e, se possível, filme.

----Esses materiais também devem fazer parte do portfólio e da exposição.

----Uma lista com essas dicas adaptadas também é um bom material para incluir na montagem de livrinhos mais simples, que podem ser distribuídos para as famílias e para a comunidade.

ROLETA DAS CORES

----MATERIAL: cola bastão; papel-cartão; régua; roleta e cartas (prontas na folha de moldes); saco de TNT; tachinha bailarina; tampinhas de garrafa Pet; tesoura com ponta arredondada.

COLOCANDO EM PRÁTICA : 
----Recorte o quadrado que será a roleta e as cartas do jogo (disponíveis na folha de moldes) e cole-os sobre o papel-cartão para que fiquem mais firmes.

----Faça uma seta no tamanho compatível à roleta, em papel-cartão, e fixe-a ao centro da roleta com uma tachinha bailarina. Se achar necessário, acrescente cartinhas com outras questões e instruções para o jogo.

----Entregue um kit para cada grupo de quatro integrantes, que deverão ser identificados no jogo por meio de tampinhas de garrafa Pet com cores diferentes, sendo azul, verde, vermelha e amarela, ou seja, iguais às da roleta.

----Para isso, cole pequenos círculos de papel-cartão. A roleta deve estar posicionada no centro da mesa do grupo, e as cartas viradas para baixo.

----Coloque as tampinhas dentro de um saco de TNT e solicite que cada criança do grupo retire uma tampinha, que representará a sua cor na roleta.

----Combine um critério para definir quem começará o jogo. Essa pessoa deve girar o ponteiro da roleta. Se este parar na cor que o participante representa, ele deverá escolher uma ficha e, com seu auxílio, verificar o que é pedido, para que possa cumprir a solicitação.

----Se responder corretamente, fica com a ficha e marca ponto. Do contrário, devolve a ficha ao lugar que estava e passa a vez. 



----Se, ao girar o ponteiro, ele não cair na cor que representa o jogador, este deve dar a vez para o colega seguinte, que fará os mesmos procedimentos. Vence a partida quem, ao final da brincadeira, tiver mais fichas.

----Auxilie as crianças a fazerem as anotações dos ganhadores por partida, e faça uma tabela com as cores escritas em letra bastão, na parte de cima de uma folha de sulfite, sinalizando com um círculo da mesma cor ao lado.

----Cada vez que o representante de uma cor vencer a partida, deve ser feito um traço vertical em frente ao nome de sua cor.

----Ao final, ajude a turma a fazer a contagem das partidas jogadas e ganhas. Converse com os alunos sobre o jogo, se acharam fácil, se tiveram dificuldade de responder às questões, se têm alguma pergunta sobre o tema "água" que acham interessante colocar nas fichas.

----Anote as perguntas, se houver, e escreva-as em letra bastão, acrescentando às fichas para as próximas partidas. A brincadeira não deve se estender por muito tempo para que não fique cansativa.


ROLETA DAS CORES

----MATERIAL: cola bastão; ilustrações das casas com atitudes certas e erradas em relação ao uso da água (prontas na folha de moldes); tesoura com ponta arredondada.

COLOCANDO EM PRÁTICA : 
---- Divida as crianças em duplas e explique-lhes que há muitas coisas acontecendo nas cenas que você vai entregar para elas:

São duas casas e, em ambas, há personagens fazendo coisas certas e erradas em relação à economia de água. 

ROLETA DAS CORES

----Solicite-lhes que localizem uma situação por vez e peça-lhes que levante as mãos a dupla que conseguir achar primeiro a cena solicitada por você.

----A dupla que levantar primeiro as mãos deve explicar o que encontrou e se o que está acontecendo está certo ou errado.

----Se estiver errado, pergunte qual seria a atitude certa. Permita que as outras duplas também opinem e verifique se todos acharam a cena e concordam com as observações feitas.



O QUE VAI ACONTECER SE A ÁGUA ACABAR

----MATERIAL: copos de café descartáveis; fita adesiva; palito de sorvete ou canetinha; papel kraft.

COLOCANDO EM PRÁTICA : 
---- Sabemos que todos os seres vivos dependem da água para viver, então, convide as crianças a ver o que acontece se uma plantinha ficar sem água.

----Para isso, solicite-lhes que levem para a escola dois copinhos de café descartáveis ou potinhos reaproveitados, algumas sementes de plantas e um pouco de terra para plantar duas sementes em cada recipiente. Regue duas vezes por semana as sementes e coloque os vasinhos em um local onde não recebam sol direto.

----Acompanhe com as crianças a evolução dessas plantinhas anotando o dia em que foram plantadas, os dias em que foram regadas e como ocorreu a evolução de ambas.

----Após alguns dias, quando os brotinhos já tiverem saído, proponha a observação da necessidade ou não da água para as plantas. Então, marque um dos vasinhos que não receberá mais água, pode ser com um palito de sorvete ou com um "X" riscado na lateral do copinho.

----Continue a regar como antes o vaso sem marcação e deixe de regar o outro. Com o passar dos dias, leve as crianças para observarem as duas plantinhas e fazerem suas anotações.

----Auxilie-as quando necessário e permita que os registros sejam feitos também por meio de desenhos. Depois, converse com os alunos sobre as observações feitas, permita que falem e se expressem sobre o que observaram e questione o que acham que poderia acontecer se os animais e as pessoas ficassem sem água.

----Então, auxilie-os a montar um texto com as observações, escreva-o em papel kraft, com letra bastão, e intitule-o de "O que acontece se a água acabar". Utilize esse texto na exposição, mostrando a descoberta das crianças sobre a necessidade de água para os seres vivos.

TRILHA

----MATERIAL: caixa de papelão quadrada; cartas utilizadas no jogo anterior (prontas na folha de moldes); cola bastão; ilustrações sobre o bom e o mau uso da água (prontas na folha de moldes); papel kraft; tampinhas de garrafa Pet; tesoura com ponta arredondada.

COLOCANDO EM PRÁTICA : 
----Desenhe uma trilha em papel kraft, numerada de 1 a 20, e escreva as palavras início e fim. A cada três números, intercale as ilustrações de cenas com o bom e o mau uso da água. Faça um dado e numere-o de um a três, sendo duas faces com o número um, duas com o número dois e duas com o número três.

----Coloque as cartas com as questões e solicitações com as faces viradas para baixo. Então, divida a turma em grupos de quatro integrantes e utilize tampinhas de garrafa Pet de cores diferentes para representar e ser o pino de movimentação de cada um deles. Deixe a turma decidir quem começará a partida, utilizando um critério escolhido por ela.

----Para começar a brincadeira, o dado deve ser jogado, e o número que cair é a quantidade de casas que o jogador vai andar - ele deve retirar uma carta e, se responder ao questionamento ou fizer a mímica solicitada, anda a quantidade de casas determinada pelo dado. Do contrário, deverá passar a vez para o colega seguinte, sem movimentar o seu pino.

----Se o pino parar em alguma figura da trilha, o jogador deve falar o que está acontecendo na cena e se tal ação está correta ou não. Se a resposta estiver correta, ele fica onde está, mas se estiver errada, deve voltar para onde estava antes dessa partida. Ganha quem chegar ao número 20 primeiro. Faça com as crianças uma tabela para anotar os pontos.


A ÁGUA

----MATERIAL: lápis de cor; papel kraft; papel sulfite.

----COLOCANDO EM PRÁTICA :
----Solicite que as crianças façam desenhos sobre o bom uso da água e, em uma roda de conversa, peça que cada uma mostre o desenho que fez e fale um pouco sobre ele.

----Permita que todos mostrem os seus desenhos e comentem sobre suas produções, mas não insista para os mais tímidos falarem, se não quiserem, pois isso pode retraí-los ainda mais.

----Cole as produções em papel kraft e monte um grande painel. Em outro momento, peça que desenhem atitudes incorretas sobre o uso da água e reúna-os novamente para conversar sobre o assunto.

----Da mesma maneira que foi feito com os desenhos anteriores, faça um grande painel com essas produções.

----Intitule os painéis, com a escrita em letra bastão, e utilize-os na exposição de alerta sobre os cuidados com a água.

FONTE:
http://www.colegiociem.com.br/blog-ciem/blog-projeto-agua-b.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário