Jaca
A jaqueira é uma arvore, segundo naturalistas oriunda da Índia. Como alguns frutos a jaca, que é o fruto da jaqueira, conserva-se verde após a maturação.
O nome jaca vem do malaio Chakka, também conhecida pelo nome de Jacquier (frança), yaca (Espanha), giaca (Italia), jaquero (México).
É uma fruta altamente energética, estimulante e considerada, por alguns autores como afrodisíaca.
Há diversas variedades cultivadas, distinguido-se dois tipos principais: jaca dura e a jaca mole , conforme seus favos (bagos) duros ou moles.
No grupo das jacas moles existe a variedade manteiga, muito apreciada pelo seu gosto mais adocicado que as demais .
A jaca dura é a que produz frutos maiores, atingindo enorme peso. A jaca mole , menor , é em geral muito mais doce e contem látex. as sementes da jaca são comestíveis quando assadas ou cozidas.
As grandes características nutritivas da jaca são representadas pelos seus teores em açucares de 10g% na polpa e 30g% no bagaço e por uma admirável composição em ferro de 8mg% no caroço e 2mg% na polpa, sendo da maior importância o uso largo e pleno desta fruta nos casos de grande requerimento de ferro, como é o caso da gestão e lactação e em todas aquelas endemias onde a característica marcante seja a privação do ferro no sangue.
A jaca também é rica em cálcio, fósforo, iodo , cobre, todos de fundamental importância na vida metabólica e sustentação do nosso corpo.
Usos medicinais:
• Em medicina caseira a semente trata desarranjos intestinais.
• Ainda, lenhada, a jaqueira exsuda resina medicinal de propriedades cicatrizantes.
• Em medicina caseira o bago é utilizado no tratamento de tosses (propriedades expectorantes).
• O leite da jaca é empregado nos casos de irritação dos olhos em geral.
Curiosidades:
• Para saber se a jaca está madura e boa para o consumo, veja se as saliências estão bem desenvolvidas e amarelas. Quando pressionada com os dedos, deve ter consistência firme
• Um cuidado importante ao fazer doce de jaca: qualquer que seja a preparação do doce, é necessário juntar suco de limão à calda, 5 minutos antes de tirar do fogo.
• As sementes de jaca podem ser comidas depois de cozidas em água e sal até ficarem moles.
Devido à aparência, cheiro e tamanho, a jaca é normalmente rejeitada no cardápio de grande parte dos brasileiros. No entanto, ela a é rica rica em fibras, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B (B2 e B5) e vitamina C. Ajuda na digestão, na construção de ossos e cartilagens, além de fortalecer o sistema imunológico. Ainda tem propriedades anti-tosse e ser altamente cicatrizante em tecidos. Eis a jaca!
ENIO BERGOLI
Fonte:
http://www.bahia.ba.gov.br/seagri/jaca.htm
http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/jacaorientacao.htm
Dr. Flavio Rotman, A Cultura Popular pela Comida, 17ª ed.,Editora Record, Rio de Janeiro. 1997.
Carlos Nascimento Spethmann, Medicina Alternativa de A a Z, 6ª edição, Editora Natureza, Uberlândia, MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário