Os brócolos são uma hortaliça da família da couve, muito nutritivos e com muitos benefícios.
Produzem colheitas abundantes durante todo o ano.
Cultivo e manejo dos brócolosRequerem um solo rico em matéria orgânica. Terrenos fundos com uma humidade regular e com boa drenagem. Deve-se evitar poças e charcos.
sementeira dos brócolosEfectuar uma sementeira rala em sulcos pouco profundos. Desbastar quando necessário de modo a deixar as plantinhas a uma distancia aproximada de 2,5 cm entre si.
Regar com regularidade para encorajar o crescimento e o vigor das plantas.
Transplante dos brócolosQuando as plantas de brócolos atingirem os 15-20 cm de altura, fazer o transplante de modo a deixar um intervalo de 60 a 90 cm entre si.
Cuidados posteriores:A rega deve ser regular durante o desenvolvimento, porem sem encharcar.
Convém fazer um alporque, ou seja depositar terra ao pé dos brócolos.
Controlar as ervas daninhas.
Pragas e doenças dos brócolosOs brócolos tal com toda a família das couves pode sofrer da hérnia da couve. Doença que aparece normalmente em terrenos pesados e húmidos e e que afecta principalmente a raiz.
As lagartas, a mosca da couve e os pulgões são três pragas habituais nas couves e fáceis de controlar com insecticidas ou pode recorrer a produtos naturais.
Colheita dos brócolosA colheita dá-se 4 a 5 meses após a sementeira, dependendo da variedade, da região e das condições climatéricas.
Cortar a primeira cabeça floral, depois à medida que se vão desenvolvendo, cortam-se os rebentos laterais. Devem-se colher com regularidade e antes que as flores fiquem abertas.
Conservação dos brócolosPodem se conservar entre 4 a 5 dias no frigorífico, protegidos com uma película plástica.
Também se podem congelar. Escaldam-se 3 minutos, passam-se por água fria, escorem-se e congelam-se.
Receitas com brócolos:Brocólos gratinados
http://batatadoceira.blogspot.com.br/2013/07/cultivo-do-brocolo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário