domingo, 13 de julho de 2014

Modelos Prontos de Exercícios e Problemas de Divisão para 4º ano.

Divisão:
Essa divisão é exata porque o resto é zero.
48 : 4 = 12
Essa divisão não é exata porque o resto é diferente de zero.
53 : 4 = 13



* Dividindo e Cruzando.


* Descubra o Caminho.
- O índio Toti quer encontrar seu companheiro. Resolva as divisões e ajude-o a chegar até o seu amigo, traçando o caminho somente pelas casas em que as divisões sobram resto.

* Só quero dividir.
- Efetue as divisões.

Em 2005 a família Ferreira reuniu-se para festejar o aniversário do vovô geraldo. Siga as pistas para identificar as pessoas e a idade de cada membro desta família.
1 - Vovó ester é oito anos mais nova que o vovô Geraldo.
2 - Ronaldo tem a quarta parte da idade de sua mãe, mais a idade do seu filho Lucas.
3 - Patrícia tem a terça parte da idade da sua mãe.
4 - Mateus tem a sétima parte da idade de Junior.
5 - Lourdes é três anos mais nova que seu marido.
6 - Lucas tem a sexta parte da idade do seu avô.
7 - Vovô Geraldo nasceu em 1921.
8 - Junior tem a metade da idade de Lucas.

* Craque na divisão:
-Resolva os problemas:
a) No desfile da primavera, 480 alunos desfilaram em 15 grupos. Quantos alunos desfilaram em cada grupo?
b) A professora encheu 256 balões azuis para dois grupos desfilarem. Quantos balões recebeu cada aluno?
c) Para o desfile, foram feitas 192 camisas vermelhas. Quantos grupos desfilaram com essas camisas?

* Problematizando:
- Recorte,cole no caderno e resolva:
a) Luana tem 195 chaveiros para distribuir entre 15 crianças. quantos chaveiros receberá cada criança?
b) Vitor tinha 978 lápis em sua coleção. Ele guardou 354 lápis e o restante distribuiu entre 24 colegas. Quantos lápis ganhou cada colega de Vitor?
c) O produto de dois números é 47160. Um desses números é 18. Qual é o outro?
d) Distribua 124 figurinhas entre 2 crianças, de modo que uma delas receba 13 figurinhas a mais do que a outra. Quantas figurinhas receberá cada criança?
e) Um vendedor distrinuiu 5460 livros em 52 caixas. Quantos livros colocou em cada caixa?
f) A professora Júlia vai fazer uma caixinha de surpresas para distribuir entre seus 25 alunos. Ela comprou 124 barrinhas de chocolate, 226 balas e 50 pirulitos para colocar nas caixinhas. Quantos doces Júlia colocará em cada caixinha?
g) um número multiplicado por 42 é igual a 35574. Qual é o número.

* É com você: Resolva os problemas.
1 - Mariana digitou um número na calculadora, adicionou mais 15, multiplicou por 6, subtraiu 50, dividiu o resultado por 5 e obteve 32. Qual foi o primeiro número que Mariana digitou?
2 - Marcos digitou um número na calculadora, dividiu-o por 3, subtraiu 25, multiplicou por 2, adicionou 50, dividiu o resultado por 5 e encontrou o número 16. Que número Marcos digitou primeiro?

* Tirando a prova:
- Resolva e tire a prova real. 

* Só Expressões:
- resolva as expressões no caderno e não se esqueça de:
Eliminar:
1º - os parênteses ( )
2º - os colchetes [ ]
3º - as chaves { }

E efetuar as operações:
1º - multiplicações e divisões.
2º adições e subtrações.

* Histórias Matemáticas:
- recorte, cole no caderno e resolva:
a) Luan tem 164 figurinhas e paulinho tem o triplo. Eles vão repartir as figurinhas entre 12 crianças. Quantas figurinhas receberá cada criança? Quantas figurinhas vão sobrar?
b) Tenho 420 selos em uma caixa e o dobro em outra. Vou dar 12 dezenas para meu irmão. O restante vou guardar em 3 álbuns.
- Quantos selos vou colocar em cada álbum?
- Sabendo-se que cabem 19 selos em cada folha, quantas folhas tem cada álbum?

* Brincando e Calculando:
- Faça o que se pede:
a) Digite na calculadora qualquer número de três algarismos e anote-o aqui.
b) Adicione 123 a esse número.
c) Multiplique por 3.
d) Multiplique por 2.
e) Subtraia 738.
f) Divída pelo número que você anotou acima.
Você encontrou o número 6? se não, comece de novo!
- Posso saber o número que você pensou?
a) Diga a seu colega que pense e registre um número de dois algarismos na calculadora. Ex: 34.
b) Agora peça que repita mais duas vezes o mesmo número. Ex: 343434
c) Fale para dividir esse número por 3.
d) Divida o resultado por 7.
e) Pegue a calculadora do colega, e divida o número por 37.
Você acaba de descobrir o número que seu colega pensou! 



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