O Novo Ford Ka chega ao mercado nacional com pretensão de vender 10.000 unidades por mês. Para atingir esse objetivo, o compacto fabricado em Camaçari/BA, reúne algumas novidades inéditas no segmento, convertendo-se em uma opção muito interessante.
A Ford fez a apresentação do Novo Ka na Praia de Trancoso, litoral sul da Bahia. O test drive percorreu ruas e estradas da região, chegando ao chamado Quadrado de Trancoso, local do início da colonização do Brasil.
Andamos no Novo Ka SEL 1.0, versão topo de linha, que ao ser equipada com motor 1.0 3C 12V Flex, custa R$ 39.990. Nesta versão, que entrega até 85 cv, o consumidor levará para casa ar condicionado, direção elétrica, vidros e retrovisores, rodas de liga leve aro 15, ABS, Advance Trac (ESP e TCS), HLA (Assistente de partida em aclive), faróis de neblina, volante com comandos de áudio/telefonia, computador de bordo, bluetooth e multimídia SYNC, entre outros.
Impressões gerais
O Novo Ford Ka gera uma boa impressão visual. Compacto, o modelo tem um aspecto agradável, especialmente em relação ao conjunto ótico de formato dinâmico e moderno. A grade com desenhos hexagonais e faróis com fundo preto são uma característica particular do hatch em relação ao Novo Ka+, a versão sedã.
Além do visual, o Novo Ford Ka também agrada pelo estilo interior e acabamento bom. O painel é inspirado no irmão maior, o New Fiesta, mas tem sua própria identidade. O quadro de instrumentos é compacto e funcional, destacando-se um display multifuncional com várias informações, entre elas, consumo médio/instântaneo e a função Econo, com indicador de troca de marchas.
O sistema multimídia SYNC dispõe de comandos de voz, bluetooth, CD player, MP3, USB, auxiliar, rádio e assistente de emergência, que liga automaticamente para o 192 do SAMU em caso de acidente, colocando os ocupantes em contato direto com o operador. Uma tela pequena de LCD com grafismos em tom Ice Blue se destaca no visual do dispositivo.
O acabamento do painel é em material plástico duro com textura diferenciada em tom cinza escuro na parte superior, tendo ainda volante, maçanetas, console central e apoios de braço das portas dianteiras prateados. A parte inferior é pintada de cinza um pouco mais claro. Os bancos apresentam tecido com duas padronagens e costuras duplas aparentes.
As portas apresentam boa mescla de texturas e ainda dispõe de tecido. Os comandos dos vidros estão em boa posição, mas falta um útil comando elétrico para os retrovisores. A trava das travas fica, porém, no console central. A lado da coluna de direção, o botão de abertura do porta-malas fica no mesmo conjunto de farol, lanterna e lanterna de neblina.
Um detalhe interessante no caso dessa abertura remota é que se a porta for fechada antes de se abrir a tampa, esta ficará trancada, tendo-se que repetir a operação sem fecha-la. Por fora, o proprietário pode abri-la com a chave canivete. O tanque tem acionamento do bocal através de alavanca no assoalho.
O assento do condutor tem ajuste de altura, assim como os cintos de segurança e a coluna de direção. A posição de dirigir é agradável, mas a ergonomia seria melhor se houvesse comando para os retrovisores. Os demais comandos estão ao alcance das mãos do condutor. O volante é revestido em couro e tem boa empunhadura, enquanto a direção elétrica tem um ajuste mais firme. A alavanca do câmbio tem engates precisos e macios.
A visibilidade de modo geral é boa, mas o Novo Ford Ka poderia oferecer também sensor de estacionamento, o que ajudaria muito nas manobras em locais mais apertados. O espaço para quem vai na frente é bom, assim como para quem vai atrás. Dois adultos de 1,90 metro, podem se acomodar um à frente do outro sem prejuízo para as pernas. Na altura, o acabamento do teto faz os ocupantes laterais do banco traseiro encostarem a nuca no revestimento.
O banco traseiro não é bipartido e nem conta com cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça na parte central. Também não há sistema Isofix. A Ford explicou, durante a apresentação do Novo Ka, que mesmo se estivesse disponível o sistema de engate para cadeirinhas infantis, o preço destas é bastante elevado para o perfil de consumidor desse segmento e poucos estarão dispostos e gastar com isso.
Se faltam alguns itens no banco traseiro, o Novo Ford Ka esbanja no número de porta-copos. São quatro entre os bancos dianteiros e mais quatro distribuídos nas duas portas dianteiras, que ainda podem acomodar mais dois copos de tamanho menor, totalizando praticamente 10 suportes copos/garrafas.
Dirigindo o Novo Ka
O Novo Ford Ka SEL 1.0 é até esperto no trânsito urbano. O compacto pesa 1.026 kg e sua transmissão manual de cinco marchas dispõe de relações um pouco mais longas, a fim de garantir um equilíbrio entre agilidade e economia. O motor 1.0 3C 12V Flex entrega 80/85 cv a 6.300/6.500 rpm e 10,2/10,7 kgfm a 3.500/4.500 rpm.
Apesar de ter três cilindros, o que naturalmente o faz vibrar mais do que um quatro cilindros, o motor 1.0 3C 12V Flex se mostrou bastante suave em funcionamento e vibração praticamente ausente do interior, mesmo com a rotação em marcha lenta. Observando-se seu funcionamento, ele não apresenta características similares aos demais do mercado, filtrando muito bem ruído e trepidação.
Outro detalhe interessante neste propulsor é a atuação do comando de válvulas variável (provavelmente no escape), que confere um pequeno impulso durante a aceleração, facilmente notado pelo condutor e passageiros. O propulsor é elástico e dispõe de boa disposição em baixas rotações. Rodando a 110 km/h, ele manteve-se em 3.500 rpm.
O Novo Ford Ka SEL 1.0 marcou 10,8 km/litro na estrada e 8,8 km/litro na cidade, sendo abastecido apenas com etanol. O nível de ruído é satisfatório para um carro de sua categoria e o bom ajuste da suspensão, auxiliado pelo Advance Trac (ESP e TCS), garantiu boa estabilidade e segurança nas frenagens.
A suspensão filtrou muito bem os buracos e irregulardades da pista, garantindo conforto aos passageiros. A direção firme tanto em baixa quanto em alta velocidade, oferecendo um bom controle do veículo. De modo geral, o Novo Ford Ka SEL 1.0 mostrou-se um bom carro para a cidade e revelou alguma aptidão para viagens curtas, desde que se tenha em mente que o veículo é um 1.0, o que necessita muita atenção em ultrapassagens e retomadas de velocidade.
Enfim, o Novo Ford Ka passou uma boa impressão em nosso primeiro contato com o mais novo compacto brasileiro. Mais detalhes sobre o modelo só mesmo na Avaliação NA.
http://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-ford-ka-impressoes-do-mais-novo-compacto-brasileiro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário