Não existe um profissional ideal que agrade a todas as empresas. Entretanto, algumas qualidades dos candidatos que costumam ser mais requisitados pelo mercado são comuns em qualquer área de atuação. Atualmente, não basta ter competência técnica, é preciso aliar conhecimento a uma boa capacidade de comunicação e relacionamento. Veja a seguir as habilidades mais importantes para se destacar no mercado de trabalho, na opinião de quem convive diariamente com as demandas das empresas fazendo recrutamento e seleção.
COMPROMETIMENTO: a importância de "vestir a camisa" da empresa continua valendo nos dias de hoje. Um funcionário comprometido ainda se destaca entre os colegas. As companhias buscam pessoas capazes de se envolver com suas atividades e com a empresa como um todo. "Todo gestor pede que o profissional tenha engajamento. E nesse aspecto consideramos o comprometimento que ele é capaz de ter com a empresa e o desafio que assumiu", diz Thalita Doering, gerente da Michael Page, multinacional especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência.
BOM RELACIONAMENTO: as qualidades comportamentais do profissional são tão importantes para as empresas quanto suas competências técnicas. Pessoas que saibam se relacionar bem em todos os níveis hierárquicos costumam ser bastante valorizadas, pois garantem a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e agradável. "É fundamental ter um bom relacionamento interpessoal, ser aquela pessoa que circula entre todos, que está aberta a receber os outros, que saiba interagir, não apenas delegar", afirma a psicóloga Ligia Campos, diretora executiva da 4hunter, consultoria em recrutamento e seleção.
COMUNICAÇÃO EFICIENTE: ter habilidade para se comunicar, transmitir suas ideias e interpretar corretamente as outras pessoas são requisitos essenciais para a maioria das empresas. Para a diretora da Asap Recruiters Mariana Rosas, que atua com recrutamento e seleção para o mercado financeiro, a boa comunicação e articulação diferenciam o candidato. "Mesmo que o profissional tenha uma posição mais técnica, é importante que ele consiga transitar entre os vários setores da empresa, seja capaz de se comunicar e argumentar para sempre trazer melhorias e repassar os próprios conhecimentos".
FLEXIBILIDADE E RESILIÊNCIA: por causa da velocidade das mudanças que afetam o cenário econômico e empresarial, torna-se imprescindível ter flexibilidade para se adaptar às constantes transformações. A resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com as adversidades, também está fortemente associada a essa característica e figura entre as qualidades dos profissionais mais requisitados. Saber administrar as frustrações, os altos e baixos no dia a dia, é um diferencial importante. "Ser resiliente, reagir, propor novas soluções e não desanimar por causa de um fracasso é uma característica muito buscada no mercado de trabalho", explica Thalita Doering, gerente da Michael Page, multinacional especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência.
ÉTICA E PROFISSIONALISMO: ter uma boa conduta tanto na hora de assumir uma vaga quanto no momento de deixar um emprego funciona como um cartão de visitas para o profissional. Dar valor à ética e ao profissionalismo também significa ser transparente com os colegas e superiores, atentando-se às expectativas que lhe são confiadas. "É importante prometer algo e cumprir, manter sempre as portas abertas e ser ético dentro e fora da empresa", afirma a psicóloga Ligia Campos, diretora executiva da 4hunter, consultoria em recrutamento e seleção.
QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA: além de possuírem formação inicial adequada para o cargo, destacam-se nas empresas os funcionários que estão sempre renovando seus conhecimentos, por meio de cursos, pós-graduação e MBA (Master in Business Administration). Manter-se atualizado é um pré-requisito para avançar na carreira. "O profissional precisa estar por dentro de todas as mudanças e novidades que o mercado oferece, trazendo isso para o mundo corporativo e aplicando no dia a dia", diz a diretora da Asap Recruiters Mariana Rosas, que atua com recrutamento e seleção para o mercado financeiro.
LIDERANÇA INSPIRADORA: as empresas estão em busca de profissionais inspiradores, que sejam capazes de mobilizar outras pessoas, independentemente de ocuparem ou não posições tradicionais de liderança. Segundo Thalita Doering, gerente da Michael Page, multinacional especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência, é relevante para as organizações contratar funcionários que sirvam de espelho para outros profissionais. Além disso, Thalita diz que seus clientes procuram pessoas que saibam trabalhar com diferentes gerações. "É uma qualidade que a gente tem buscado com frequência", afirma.
EQUILÍBRIO EMOCIONAL: ser capaz de controlar as emoções também é uma característica valorizada no ambiente de trabalho. "Ter equilíbrio emocional e agir de forma construtiva diante de situações negativas faz com que o profissional tenha bastante sucesso na empresa", afirma a diretora da Asap Recruiters Mariana Rosas, que atua com recrutamento e seleção para o mercado financeiro. Para Mariana, esse equilíbrio envolve responder bem ao estresse e às pressões do dia a dia, mantendo um olhar crítico nos momentos de crise, porém com tranquilidade.
CAPACIDADE DE INOVAÇÃO: não basta desempenhar bem sempre as mesmas atividades. As empresas estão interessadas em profissionais atentos às transformações que impactam os seus segmentos de atuação e também à empresa de forma global. Ter habilidade de inovar é uma qualidade comum aos candidatos que chamam a atenção dos recrutadores. "Sempre se destaca aquela pessoa que traz novas ideias, busca soluções, conhecimento, que não fica esperando o gestor cobrar ou bater na porta", diz a psicóloga Ligia Campos, diretora executiva da 4hunter, consultoria em recrutamento e seleção.
ALTA PERFOMANCE: qualquer empresa quer alcançar bons resultados. Além de oferecer produtividade com qualidade, os profissionais valorizados são capazes também de aprimorar e mensurar sua performance. Thalita Doering, gerente da Michael Page, multinacional especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência, ressalta ainda a necessidade de apresentar uma alta performance, inclusive nos momentos de crise. "Ter facilidade para atuar durante uma crise é uma característica importantíssima, que faz com o que o profissional se sobressaia".
Fonte: http://mulher.uol.com.br/comportamento/album/2014/09/04/veja-dez-das-qualidades-profissionais-mais-requisitadas-pelo-mercado.htm -Por Yannik D'Elboux, do UOL - Getty Images
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