quarta-feira, 12 de novembro de 2014

AVENCA – ADIANTUM CAPILLUS-VENERIS

A Avenca (Adiantum capillus-veneris) é também conhecida como Avenca-Comum, Avenca-do-Canadá, Samambaia-de-Maidenhair, Cabelo-de-Vênus, Samambaia-de-Senhora e Culantillo. Inclui a espécie Adiantum pedatum. Pertence a família Adiantaceae.

Usos Tradicionais: alcoolismo, amenorréia, asma, bronquites, caspa, catarro, congestão, dor de garganta, enfisema, febre, fraqueza renal, icterícia, laringite, tosse, vermes.

Propriedades Medicinais: adstringente, antiparasitário, demulcente, emenagogo, expectorante, galactagogo, hemostático, tônico refrigerante.

A Avenca foi usada na medicina popular para ajudar na desintoxicação de alcoólatras. Eestimula a função das membranas mucosas e pode auxiliar pessoas que estão com tosses prolongadas, melhorando a condição da garganta.

Usada na medicina alternativa em forma de lavagem para picadas de abelha, centopéias e picadas de cobra. Como enxaguante de cabelo para tratamento de caspa. Os talos da planta são usados para fazer cestas. A planta é composta de filicine, filicinal, fernene, beta-sitosterol, estigmasterol, ácido gálico, princípio amargo, terpenóides, flavonóides (rutina, quercetina), mucilagem e tanino.

O nome do gênero, Adiantum, é derivado do grego “Adiantos”, que significa “seca”, vez que as folhas da planta repelem a água, embora a erva se desenvolva em ambiente molhados. Os antigos maias usavam a Avenca para decorarem seus altares durante as cerimônias.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-avenca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário