A Gardênia (Gardenia jasminoides) é também conhecida como Erva-da-Felicidade, Jasmim-do-Cabo, Fruta-de-Gardênia e Zhi Zi (chinês). A planta Gardênia de nome popular também compreende a espécie Gardenia florida. Pertence a família Rubiaceae.
Usos Tradicionais: abscesso, bloqueio emocional, cistite, contusões, dor de cabeça, febre, hemorragias nasais, hemorragia retal, hepatite, hipertensão, icterícia, inchaços, infecções urinárias, inquietude, insônia, irritabilidade, sangramentos urinários, úlceras.
Propriedades Medicinais: adstringente, antibacteriano, antifúngico, antiflogístico, colagogo, febrífugo, hipotenso, refrigerante, tônico estomacal.
Na fruta da erva se encontram as propriedades medicinais e na flor se concentram as propriedades aromáticas. O uso da Gardênia refresca o corpo, escoa a umidade e esfria o sangue, estancando deste modo sangramentos. Na medicina popular, a Gardênia é utilizada em forma de cataplasma para contusões, deslocamentos e abscessos. Quando a planta é usada topicamente também alivia inchaços e hematomas ocorridos em função de pancadas. O óleo essencial é utilizado em perfumes. O aroma da flor acalma o coração.
Na Tailândia, a fruta da Gardenia jasminoides é utilizada para colorir a comida naturalmente. O oléo essencial da planta não é utilizado interiormente.
A Gardênia é constituída de flavonóides (crocina, clorogenina, gardenina), iridóides, sitrosterol, ácido ursólico, manitol e tanino.
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-gardenia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário