quarta-feira, 12 de novembro de 2014

LÍRIO-BRANCO – NYMPHAEA ALBA

O Lírio-Branco (Nymphaea alba) é uma planta medicinal aquática também conhecida comoLírio-D’água, Ninféia-Branca, Lírio-Branco-de-Lagoa, Repolho-da-Água, European White Waterlily, White Lotus e Nenuphar (inglês). Inclui a espécie Nymphaea odorata. Pertence a família Nymphaeaceae.

Usos Tradicionais: ansiedade, câncer uterino, catarro, contusões, diarréia, disenteria, dor de garganta, dores comuns, escrófula, feridas, gonorréia, inflamação, insônia, leucorréia, tumores.

Propriedades Medicinais: adstringente, anafrodisíaco, anódino, anti-séptico, antiespasmódico, demulcente.

Usado na medicina alternativa em forma de ducha vaginal para leucorréia e câncer uterino. Cataplasma para feridas, contusões, tumores e inflamações de pele. Gargarejo para inflamação de boca e dor de garganta. As raízes e folhas dos Lírios são usados para fazer loções para amaciar a pele e tratar feridas. A raiz fresca do Lírio pode ser usada como sabão. É dito que a fumaça proveniente da queima da raiz é efetiva para afugentar grilos.

As folhas jovens quando cozidas são comestíveis. A planta é composta de glicosídeos, taninos, mucilagem, nymphaline, nupharine e flavonóides. A Nymphaea odorata não deve ser confundida com a Nymphaea tuberosa, que pode ser tóxica. A variedade tuberosa tem a raiz e caule tuberosos e flores quase inodoras. O nome de gênero alude as “ninfas” que são fadas que vivem na água.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-lirio-branco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário