Depois de uma noite de amor, você percebe que algo não aconteceu como esperado. A camisinha estourou, lembrou que não tomou corretamente o seuanticoncepcional, vou engravidar você pensa, e etc.
Nesse momento a maioria das mulheres recorrem para o uso da “pílula do dia seguinte” ou anticoncepcional de emergência.
O levonorgestrel é o princípio ativo da pílula, ele age na inibição ou retardo da ovulação, ou simplesmente impede a passagem dos espermatozoides para o útero.
Foto: Reprodução
O que acontece é que algumas mulheres fazem uso indevido desse meio de anticoncepcional, um exemplo é tomar após todas as relações sexuais, ou substituir o seu anticoncepcional diário pela pílula.
Como tomar a pílula?
O primeiro comprimido de ( levonorgestrel 0,75 mg) deve ser tomado imediatamente após a relação sexual, pois a demora por tomar pode diminuir a eficácia da pílula. O segundo comprimido deve ser tomado após 12hs do primeiro comprimido, e caso haja vômitos, a dose deverá ser administrada novamente.
Hoje, já existem comprimidos que concentram a dose de 1,5mg de levonorgestrel, o que elimina o segundo comprimido.
Quais os riscos de tomar a pílula?
O uso seguido diminui a eficácia do medicamento, o que não é bom, já que você estará fazendo o seu uso acreditando estar protegida, quando na verdade estará vulnerável a uma possível gravidez. Além disso, por ser uma dose alta de hormônios a pílula poderá desregular o seu ciclo menstrual fazendo você perder totalmente o controle sobre seu período fértil.
Foto: Reprodução
Quando tomar a pílula?
Como já mencionamos, a pílula do dia seguinte não deve ser usada como seu método contraceptivo diário, para isso, existem outros métodos.
Deve-se considerar o seu uso nos seguintes casos:
Não faz uso nenhum método contraceptivo;
Quando o preservativo estourar, (considere o item acima, ou seja estourou mas usa outro método, nesse caso não é necessário o seu uso);
Anticoncepcional diário administrado de maneira irregular;
Período fértil mal calculado
Expulsão do DIU
Em casos de estupro
Quais são as reações adversas ou efeitos colaterais da pílula?
Cefaleia
Tontura
Aumento da sensibilidade das mamas
Retenção de líquidos
A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência e não deve de maneira nenhuma substituir o seu anticoncepcional diário.
http://www.saudeebemestaronline.com/pilula-dia-seguinte-como-usar-e-quais-os-efeitos-colaterais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário