Com alguns cuidados, séries simples de exercícios, roupas e sapatos certos dá para mostrar as pernas sem medo no verão. Veja as orientações de especialistas organizadas em seis dicas:
HIDRATE MUITO
A pele das pernas é muito mais fácil de ficar ressecada e com rachaduras. Isso acontece porque a região tem menos glândulas sebáceas, que ajudam a controlar a oleosidade. Portanto, cuidado redobrado com a hidratação, tanto no verão quanto no inverno.
Cremes hidratantes comuns, com função umectante, podem não ser suficientes, de acordo com a dermatologista Eliandre Palermo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Procure aqueles com ureia, ácido lático ou lactato de amônia, ativos que ajudam a recompor a barreira que impede o ressecamento da pele. Use uma vez após o banho e outra antes de dormir.
Se sua pele está muito ressecada, pode usar um óleo hidratante logo após o banho. Funciona como um condicionador de cabelo, só que na pele, recuperando a oleosidade perdida no banho. Mas atenção: não substitui o creme.
TOME CUIDADO COM A DEPILAÇÃO
Hidrate a pele antes e depois de qualquer tipo de depilação; óleos podem ajudar a evitar inflamações.
"Se você depilar com a pele ressecada, o risco de manchar ou de inflamar é muito maior do que em uma pele hidratada", diz Eliandre Palermo.
No dia anterior a depilação, passe um óleo hidratante antes de dormir. Os que têm silicone são boas opções. "Eles amaciam a pele. Fica mais fácil de o pelo sair." A dica vale para qualquer depilação, principalmente com cera.
Quem tem muito pelo encravado pode fazer uma esfoliação leve no dia anterior, depois passar creme hidratante e finalizar com o óleo. Depois de retirar os pelos, hidrate novamente.
ESFOLIE
Misture duas colheres (sopa) de açúcar, duas de mel e duas de aveia em flocos com meio copo de iogurte natural para fazer um esfoliante pouco abrasivo. A esfoliação ajuda a retirar células mortas e tira o aspecto de "pele de jacaré" das pernas muito ressecadas.
"Essa receita deixa a pele gostosa e não resseca. É bom para fazer um dia antes da depilação e para preparar a pele para um bronzeado uniforme", diz a dermatologista. Cuidado com as esfoliações muito fortes. Em consultório, procure os peelings mais leves, como o de cristal ou o tipo enzimático.
USE ROUPAS E ACESSÓRIOS AO SEU FAVOR
O melhor jeito de "alongar" as pernas é usar sapatos da cor da pele, diz a consultora de estilo Titta Aguiar. Quem tem a pele mais clara pode procurar tons de bege, pessoas mais morenas e negras devem escolher os tons "café" ou chocolate. E quanto mais o sapato ou sandália mostrar o pé, melhor.
"Cuidado com os sapatos pesados e fechados, que chamam muito a atenção e dividem a silhueta."
Para quem não quer mostrar as pernas, mas também quer dar a sensação de silhueta alongada, vale a mesma ideia: aposte em combinações com a mesma cor (calça e sapatos pretos, por exemplo).
Pernas muito musculosas podem ser disfarçadas com calças mais soltinhas que terminem abaixo da panturrilha. "Ou a pessoa tampa ou ela coloca um comprimento bem mais curto. O mesmo vale para quem tem joelhos feios --não dá para usar comprimentos médios de saias ou bermudas, que acabam chamando mais a atenção para o joelho. Ou tampa ou mostra de vez."
DISFARCE IMPERFEIÇÕES
Ficar com a pele mais bronzeada é uma boa forma de esconder manchas e cicatrizes. Os cremes bronzeadores, quando bem aplicados, dão bons resultados. A dica para aplicar corretamente é não exagerar na quantidade e evitar passar o produto nas palmas das mãos e dobras do corpo.
Os produtos de secagem rápida são melhores, porque o risco de manchar é menor. "Esfolie, hidrate e depois aplique o creme bronzeador", sugere Eliandre.
FAÇA OS EXERCÍCIOS CERTOS
No agachamento lateral, um apoio pode ajudar a dar mais equilíbrio; os joelhos não podem passar da ponta dos pés
Exercícios de agachamento são fáceis, podem ser feitos em casa e dão bons resultados, segundo o treinador físico Ricardo Wesley, professor da academia Cia Athletica.
Ele recomenda duas séries de 15 repetições de dois tipos de agachamento: de frente e de lado. É importante que a postura esteja correta. "O abdome tem que ficar contraído e a postura reta. Os joelhos não podem fazer movimentos de rotação nem passar das pontas dos pés."
No agachamento de frente, os pés precisam ficar afastados na largura dos ombros, o abdome contraído e a postura reta.
Para os músculos internos das coxas, o treinador físico recomenda um exercício fácil: de pé, coloque uma bola de futebol no meio das pernas, na altura do joelho, e faça o agachamento sem deixar a bola cair.
Para quem está acima do peso e quer queimar gordurinhas das pernas, o indicado é fazer exercícios aeróbicos comuns, como caminhada, corrida e bicicleta.
Os primeiros resultados aparecem, em média, após três meses de prática de atividade física regular.
Fonte: Folha.com – por JULIANA VINES – foto Shutterstock
Nenhum comentário:
Postar um comentário