O que é a Caixa das Vogais?
É uma atividade complementar ao trabalho realizado em classe com as vogais.
O aluno leva a caixa para casa e dentro dela uma vogal, que nem ele, nem os amigos sabem qual é. Junto com os pais, a criança reconhece a vogal e escolhe um objeto que se inicie com a mesma.
O aluno deverá trazer no dia seguinte a caixa fechada, com o objeto escolhido dentro e contar em segredo para a professora o que trouxe.
Depois, o grupo será orientado a explorar a vogal e o objeto surpresa.
É importante a participação dos pais para que a criança possa escolher o que deseja trazer e compartilhar com os amigos.
No final da atividade, a professora irá registrar com as crianças o que trabalharam e o objeto será devolvido no mesmo dia.
Material: Figuras iniciadas por vogais maiúsculas/ minúsculas e/ou cursiva/bastão. As cartas devem ser feitas na cartolina ou papel cartão por ser mais resistente e contact para encapar.
Faixa etária: 3 e meio a 5 anos.
Finalidade: Reconhecer as vogais/associação das figuras com as vogais.
REGRAS DOS JOGO:
Cada jogador deve procurar o par (Vogal a Vogal/Figura a Figura/Vogal e figura,) para a primeira peça levantada. Encontrando o par, o jogador pega para si as duas peças e repete a jogada até não mais completar o par. Quem juntar mais peças ganha o jogo.
Finalidade: Formar e fazer análise grafofônicas de palavras.
Faixa etária: Crianças de 4 a 6 anos.
Material: Caixas de fósforos encapadas com figuras coladas em cima, dentro as letras que formam o nome da figura.
Números de participantes: 2 crianças.
REGRAS DO JOGO:
Cada dupla escolhem as caixas que preferem.
Formar os nomes das figuras com as letras que estão dentro da caixa.
Depois, registrar no papel a palavra formada, a sua primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso para escrever, quantidade de vezes que abrem a boca para falar a palavra e desenhá-la.
Finalidade: Reconhecer as vogais cursiva e bastão, maiúsculas e minúsculas.
Faixa etária: Crianças de 3 a 5 anos.
Material: Uma cartela para cada jogador.
Número de participantes: De 10 a 15 crianças.
REGRAS DO JOGO:
Cada jogador deverá receber uma tabela.
O mediador do jogo pegará em um saquinho a vogal que deverá ser procurada pelos jogadores em suas tabelas.
Vence o jogo quem primeiro completar a tabela.
Finalidade: Reconhecer os sons e a ortografia das palavras.
Faixa etária: Crianças de 3 a 5 anos.
Material: Uma cartela com imagens e a escrita dos objetos para cada jogador.
Número de participantes: De 10 a 15 crianças.
REGRAS DO JOGO:
Distribuir as cartelas para a turma, e a partir do sorteio das palavras cada pessoa deverá procurá-la na sua cartela e marcar ou não.
O vencedor será aquele que conseguir completar sua cartela primeiro
Finalidade: Formar e fazer análise grafofônicas de palavras.
Faixa etária: Crianças de 4 a 6 anos.
Material: Cartelas com figuras ampliadas e coladas em cartolino ou papel cartão, contact para plastificar as cartelas.
Números de participantes: 1 ou 2 crianças por cartela.
REGRAS DO JOGO:
Cada criança ou a dupla receberá uma cartela em tiras que deverão “montar” unindo-as formando assim uma palavra e uma figura.
Dica: Com turmas menores como o G3 pode-se adaptar o jogo fazendo as cartelas usando fotos das crianças e escrevendo seus nomes abaixo, uma forma bem divertida para se trabalhar os nomes da turma.
Finalidade: Reconhecer as sílabas trabalhadas.
Material: Pares de cartões com a escrita famílias silábicas trabalhadas ( poderá fazer o baralho com maiúsculas, minúsculas, cursiva e bastão), poderá trabalhar como as formas misturadas ou iniciar pelas minúsculas bastão e ir aos poucos aumentando o grau de acordo com a faixa etária das crianças, cartolina ou papel mais resistente e
Contact para encapar
Faixa etária: 4 a 7 anos.
REGRAS DO JOGO:
Cada jogador deve procurar o par para a primeira peça levantada. Encontrando o par, o jogador pega para si as duas peças e repete a jogada até não mais completar o par. Quem juntar mais peças ganha o jogo.
Finalidade: Formar o maior número de pares e o reconhecimento das sílabas trabalhadas
Faixa Etária: Crianças de 4 a 6 anos
Material: Um baralho confeccionado usando papel cartão, e as famílias silábicas trabalhadas em sala.
Número de participantes: 2 a 4 crianças
Quantidades de cartas: 40(8 famílias silábicas F, M, N, L, B, P, D e T). Pode-se criar dois baralhos um com letras maiúsculas e outro com letras minúsculas, pode-se também dividir o baralho em letras cursiva e bastão, tendo então 4 tipos de baralho.
REGRAS DO JOGO:
Se houver 2 jogadores, cada um receberá 7 cartas.
Se houver 3 ou 4 jogadores, cada um receberá 5 cartas.
As cartas restantes são espalhadas na mesa, viradas para baixo, formando “o lago dos peixes”.
Cada jogador primeiro forma pares com as cartas que tem nas mãos e as põe na sua frente, viradas para cima.
O carteador então começa o jogo pedindo uma carta para alguém, tentando formar pares. Por exemplo, se Maria acha que João tem um MA, pode dizer: ” João, você tem um MA?” Se João tiver essa carta, terá que dá-la a Maria. Se não tiver, diz apenas “pesque”. Maria então pega uma carta do “lago” e faz um par, se for possível. Caso contrário, mantém a carta que pegou no lago, e o jogador à sua esquerdar dá continuidade ao jogo.
Cada jogador só continua fazendo perguntas se conseguir formar um par.
O jogo continua até que sejam feitos até que sejam feitos todos os pares.
Quem fizer o maior números de pares é o vencedor
Material: Cartelas com figuras e quadrinhos vazios correspondentes a quantidade de letras do nome da figura (esta cartela poderá ser confeccionada com cartolina) e ponte com varias letras.
Finalidade: Formar os nomes das figuras
Faixa etária: Poderá variar de acordo com o grau de dificuldade das palavras.
Número de jogadores: Grupo de no máximo 4 alunos
REGRAS DO JOGO:
Distribuir as cartelas entre os grupos
Cada grupo deverá preencher os quadrinhos formando o nome da figura, cada um na sua vez deverá formar a palavra pedindo ajuda aos colegas do grupo quando for necessário.
O grupo de completar todas as palavras da cartela primeiro será o grupo vencedor .
Quantidades de vogais usadas para confeccionar o jogo:
7 vogais A maiúsculas ou minúsculas/cursiva ou bastão/figuras iniciadas com a vogal A;
6 vogais I maiúsculas ou minusculas/cursiva ou bastão/ figuras iniciadas com a vogal I;
6 vogais E maiúsculas ou minúsculas/cursiva ou bastão/figuras iniciadas com a vogal E;
5 vogais O maiúsculas ou minusculas/cursiva ou bastão/ figuras iniciadas com a vogal O;
6 vogais U maiúsculas ou minusculas/cursiva ou bastão/ figuras iniciadas com a vogal U;
Sequência das vogais ou figuras para montar as cartas do dominó:
I e I/U e U/ A e A/ O e O/ E e E;
U e I/ I e E/ I e A/ I e O/ O e E/ U e O/ E e U/ U e A/ A e O/ E a A/ ;
Total de 15 cartas;
Número de participantes: 2 a 3
Finalidade: Associação das palavras com as imagens.
REGRAS DO JOGO:
Espalhar as 15 cartas sobre a mesa, com as figuras viradas para baixo.
Distribuir 5 peças para cada um dos participantes. Caso sobrem peças, deixá-las de lado, para serem compradas quando necessário.
Inicia-se o jogo quem tiver peça urubu-urubu ou qualquer outra determinada pelo grupo.
Vence o jogo aquele que primeiro ficar sem nenhuma peça.
Finalidade: Reconhecer as sílabas .
Material: Cartela com a escrita cursiva minúscula das sílabas .
Faixa etária: 4 a 8 anos.
COMO JOGAR:
Cada criança recebe uma cartela do bingo com as sílabas.
Colocar em uma sacola cartões com as sílabas.
Sortear uma sílaba. Quem tiver na cartela a sílaba sorteada vai marcando com tampinhas ou bolinhas de E.V.A.
Vence quem primeiro preencher [...]
Material: 1 tabuleiro com uma trilha contendo as famílias silábicastrbalhadas (sequência do método fônico F, M, N, L, B, P, D e T) e algumas casas com tarefas do tipo:
DIGA UMA PALAVRA INICIADA PELA PRÓXIMA SÍLABA. ACERTOU: AVANCE 1 CASA/ ERROU: VOLTE 3 CASAS.
QUANTAS LETRAS TÊM O SEU NOME?ACERTOU: AVANCE 2 CASAS/ERROU: VOLTE AO INÍCIO.
FALE 2 PALAVRAS QUE TAMBÉM COMEÇAM COM A PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME.CONSEGUIU?AVANCE 3 CASAS/ERROU?FIQUE 1 RODADA SEM JOGAR.
Marcadores para indicar em que casa o jogador está, pode ser tampinhas de garrafa pet com o nome do jogador escrito em cima, 1 dado.
Finalidade: Chegar ao final da trilha cumprindo todas as tarefas.
Número de jogadores: 8 no máximo.
REGRAS DO JOGO:
• Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).
• O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará,correspondente ao número do dado.
• O jogador verifica a sílaba na casa que ele está ocupando e diz um nome ou uma palavra iniciada com aquela sílaba. Se não souber pode pedir ajuda aos colegas.
• Quando cair na casa com tarefa, executa a tarefa solicitada.
• Vence que chegar ao final da trilha primeiro.
Material: 1 caixa de sapato enfeitada, com algumas letras coladas, (plastificar com contact, para maior durabilidade). No meio da tampa da caixa fazer um furo em formato de círculo. Colocar dentro da caixa diversas placas com nomes de objetos.
Finalidade: Leitura de palavras
REGRAS DO JOGO:
Cada criança irá colocar a mão dentro da caixa e pegará uma placa.
Pedir para a criança tentar identificar a palavra que pegou.
Observar se as crianças apresentam dificuldade ou facilidade para identificar as palavras.
Trilha confeccionada pela Professora Amanda Cristina e trabalhada com sua turma G4 Tarde.
Material: 1 tabuleiro com uma trilha contendo as letras do alfabeto e algumas casas com tarefas do tipo: Quantas letras tem o seu nome? Acertou? Avance 2 casas; Fale uma palavra iniciada com a mesma letra do colega que está mais próximo de você. Acertou? Avance 1 casa. Marcadores para indicar em que casa o jogador está, pode ser tampinhas de garrafa pet com o nome do jogador escrito em cima, 1 dado.
Finalidade: Chegar ao final da trilha cumprindo todas as tarefas.
Número de jogadores: 8 no máximo.
REGRA DO JOGO:
• Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).
• O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará,correspondente ao número do dado.
• O jogador verifica a letra que está na casa que ele está ocupando e diz um nome ou uma palavra iniciada com aquela letra. Se não souber pode pedor ajuda aos colegas.
• Quando cair na casa com tarefa, executa a tarefa solicitada.
• Vence que chegar ao final da trilha primeiro.
Material:
Pares de cartões com a escrita das vogais
Cartolina ou papel mais resistente
Contact para encapar
Faixa etária: 4 a 5 anos.
Finalidade: Reconhecer os encontros vocálicos.
Regra do jogo:
Cada jogador deve procurar o par para a primeira peça levantada. Encontrando o par, o jogador pega para si as duas peças e repete a jogada até não mais completar o par. Quem juntar mais peças ganha o jogo.
Finalidade: Reconhecer os nomes das crianças.
Material: Cartela com nomes das crianças.
Faixa etária: 2 a 5 anos.
COMO JOGAR:
Cada criança recebe uma cartela do bingo com nomes diversificados.
Colocar em uma sacola cartões com os nomes das crianças.
Sortear um nome. Quem tiver na cartela o nome sorteado vai marcando com
tampinhas ou bolinhas de E.V.A. Vence quem primeiro preencher a cartela.
Finalidade: Reconhecer as vogais e as famílias silábicas
Faixa etária: 3 anos e meio a 5 anos e meio.
Material: 1 Caixa de pizza, a roleta deverá ser dividida em 5 ou 6 partes caso a opção seja por uma roleta de 6 partes, 1 entre as 6 partes da roleta deverá conter a frase “fique uma rodada sem jogar“, figuras iniciadas por vogais e as vogais escritas nas formas bastão e cursiva, figuras iniciadas pela família silábica trabalhada e figuras das famílias silábicas, também escritas nas formas cursiva e bastão, maiúsculas e minúsculas.
Números de participantes: 4 a 6 jogadores.
REGRAS DO JOGO:
Cada jogador na sua vez, deverá girar o ponteiro;
Quando o mesmo parar, o jogador deverá dizer em que sílaba/vogal o ponteiro parou;
Em uma tabela contendo o nome dos jogadores, cada um deverá anotar a sílaba/vogal em que o ponteiro parou;
Caso o ponteiro venha parar na frase “fique uma rodada sem jogar”, o jogador retornará ao jogo na próxima rodada.
Vence o jogador que primeiro completar as 5 vogais ou toda a família silábica trabalhada.
Retirado do blogger Educar é Preciso
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Marcadores: Jogos online de Português, JOGOS PEDAGÓGICOS
Um jeito diferente - e criativo! - para ensinar adição aos seus alunos, usando, como cenário, bananas e macaco
A adição é uma das operações básicas da Matemática e é essencial que o professor trabalhe essa competência durante a pré-escola. Claro, que a forma de introduzir esse conceito será diferente, pois precisa ser apresentado de forma lúdica e, muitas vezes, sem o linguajar usado nas séries mais avançadas. Usar a criatividade é primordial para que o educador tenha sucesso em atividades, principalmente que envolvam essa disciplina.
Objetivos:
★ Trabalhar adição simples, com resultados até 10;
★ Reconhecer a ordem crescente e decrescente dos números;
★ Noção de adição - mais um - e noção de subtração - menos um;
★ Relacionar o número à quantidade de agrupamento;
★ Trabalhar a contagem de 1 a 10.
Dica de leitura!★Um, dois, três, agora é a sua vez!
Um, dois, três, venha contar comigo. Quatro, cinco, seis, conte com seu amigo. Agora é sua vez. Sem erro, não tem perigo. Nesse livro, as crianças aprenderão a contar rimando! Ou seria a rimar contando? O que podemos garantir é que nessa brincadeira entre Matemática e poesia, a diversão é garantida!
Materiais:★ Figura de um macaquinho em E.V.A. (molde)
★ Bananas em E.V.A.
★ Números de 1 a 10
★ 2 tiras de tecido feltro
★ Tiras pequenas de velcro
Procedimento:
Espalhe em uma mesa dez bananas em E.V.A. Solicite que um aluno escolha uma quantidade e fixe em uma das tiras. Escolha outro aluno e solicite o mesmo pro- cedimento do primeiro. Um terceiro aluno fará a soma das duas tiras que o macaquinho está segurando e exibi- rá o resultado com a placa do número correspondente.
Dica!
Cole pequenas tiras de velcro em cada banana, para facilitar a fixação nas tiras de feltro.
Materiais:
★ Plaquinhas de números de 1 a 10
★ 55 bananas em E.V.A.
★ Dupla face
★ Papéis color set para o quadro
★ Uma figura de macaco para decoração.
Procedimento:Disponha aos alunos figuras de bananas. Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho receberá mais uma banana. Conforme fazem a colocação de mais uma banana, peça que o aluno conte e fixe o número correspondente à quantidade. Pergunte, a partir da sequência exposta, se a contagem está crescendo ou diminuindo. Informá-los, então, que chamamos essa contagem de "ordem crescente".
Comendo banana
Aproveitando a quantidade de bananas que o ma- caquinho juntou, apresente a noção de subtração "menos um" e a ordem decrescente.
Materiais:Os mesmos itens utilizados na atividade "mais uma banana". O professor poderá adaptar a figura do macaco colocando uma língua e uma banana descascada (saboreando o alimento).
Procedimento:Disponha aos alunos figuras de bananas. Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho comerá uma banana, ficando, assim, com uma a menos. Peça ao aluno que conte e fixe o número correspondente à quantidade. E nessa atividade, os alunos notarão que a sequência exposta está diminuindo, sendo, assim, chamamos essa contagem de "ordem decrescente".
Saiba +
Alguns sites infantis possuem diversos jogos que podem auxiliar a criança no aprendizado da Matemática.Um deles é o http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/somar/. Aproveite a tecnologia e alie-se a ela.
Retirado do Site Guia Prático de Educação Infantil
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/
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