O Novo Ford Ka chega ao mercado nacional com pretensão de vender 10.000 unidades por mês. Para atingir esse objetivo, o compacto fabricado em Camaçari/BA, reúne algumas novidades inéditas no segmento, convertendo-se em uma opção muito interessante.
Andamos no Novo Ka SEL 1.0, versão topo de linha, que ao ser equipada com motor 1.0 3C 12V Flex, custa R$ 39.990. Nesta versão, que entrega até 85 cv, o consumidor levará para casa ar condicionado, direção elétrica, vidros e retrovisores, rodas de liga leve aro 15, ABS, Advance Trac (ESP e TCS), HLA (Assistente de partida em aclive), faróis de neblina, volante com comandos de áudio/telefonia, computador de bordo, bluetooth e multimídia SYNC, entre outros.
Impressões gerais
O Novo Ford Ka gera uma boa impressão visual. Compacto, o modelo tem um aspecto agradável, especialmente em relação ao conjunto ótico de formato dinâmico e moderno. A grade com desenhos hexagonais e faróis com fundo preto são uma característica particular do hatch em relação ao Novo Ka+, a versão sedã.
Além do visual, o Novo Ford Ka também agrada pelo estilo interior e acabamento bom. O painel é inspirado no irmão maior, o New Fiesta, mas tem sua própria identidade. O quadro de instrumentos é compacto e funcional, destacando-se um display multifuncional com várias informações, entre elas, consumo médio/instântaneo e a função Econo, com indicador de troca de marchas.
O sistema multimídia SYNC dispõe de comandos de voz, bluetooth, CD player, MP3, USB, auxiliar, rádio e assistente de emergência, que liga automaticamente para o 192 do SAMU em caso de acidente, colocando os ocupantes em contato direto com o operador. Uma tela pequena de LCD com grafismos em tom Ice Blue se destaca no visual do dispositivo.
O acabamento do painel é em material plástico duro com textura diferenciada em tom cinza escuro na parte superior, tendo ainda volante, maçanetas, console central e apoios de braço das portas dianteiras prateados. A parte inferior é pintada de cinza um pouco mais claro. Os bancos apresentam tecido com duas padronagens e costuras duplas aparentes.
As portas apresentam boa mescla de texturas e ainda dispõe de tecido. Os comandos dos vidros estão em boa posição, mas falta um útil comando elétrico para os retrovisores. A trava das travas fica, porém, no console central. A lado da coluna de direção, o botão de abertura do porta-malas fica no mesmo conjunto de farol, lanterna e lanterna de neblina.
Um detalhe interessante no caso dessa abertura remota é que se a porta for fechada antes de se abrir a tampa, esta ficará trancada, tendo-se que repetir a operação sem fecha-la. Por fora, o proprietário pode abri-la com a chave canivete. O tanque tem acionamento do bocal através de alavanca no assoalho.
O assento do condutor tem ajuste de altura, assim como os cintos de segurança e a coluna de direção. A posição de dirigir é agradável, mas a ergonomia seria melhor se houvesse comando para os retrovisores. Os demais comandos estão ao alcance das mãos do condutor. O volante é revestido em couro e tem boa empunhadura, enquanto a direção elétrica tem um ajuste mais firme. A alavanca do câmbio tem engates precisos e macios.
A visibilidade de modo geral é boa, mas o Novo Ford Ka poderia oferecer também sensor de estacionamento, o que ajudaria muito nas manobras em locais mais apertados. O espaço para quem vai na frente é bom, assim como para quem vai atrás. Dois adultos de 1,90 metro, podem se acomodar um à frente do outro sem prejuízo para as pernas. Na altura, o acabamento do teto faz os ocupantes laterais do banco traseiro encostarem a nuca no revestimento.
O banco traseiro não é bipartido e nem conta com cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça na parte central. Também não há sistema Isofix. A Ford explicou, durante a apresentação do Novo Ka, que mesmo se estivesse disponível o sistema de engate para cadeirinhas infantis, o preço destas é bastante elevado para o perfil de consumidor desse segmento e poucos estarão dispostos e gastar com isso.
Se faltam alguns itens no banco traseiro, o Novo Ford Ka esbanja no número de porta-copos. São quatro entre os bancos dianteiros e mais quatro distribuídos nas duas portas dianteiras, que ainda podem acomodar mais dois copos de tamanho menor, totalizando praticamente 10 suportes copos/garrafas.
Dirigindo o Novo Ka
O Novo Ford Ka SEL 1.0 é até esperto no trânsito urbano. O compacto pesa 1.026 kg e sua transmissão manual de cinco marchas dispõe de relações um pouco mais longas, a fim de garantir um equilíbrio entre agilidade e economia. O motor 1.0 3C 12V Flex entrega 80/85 cv a 6.300/6.500 rpm e 10,2/10,7 kgfm a 3.500/4.500 rpm.
Apesar de ter três cilindros, o que naturalmente o faz vibrar mais do que um quatro cilindros, o motor 1.0 3C 12V Flex se mostrou bastante suave em funcionamento e vibração praticamente ausente do interior, mesmo com a rotação em marcha lenta. Observando-se seu funcionamento, ele não apresenta características similares aos demais do mercado, filtrando muito bem ruído e trepidação.
Outro detalhe interessante neste propulsor é a atuação do comando de válvulas variável (provavelmente no escape), que confere um pequeno impulso durante a aceleração, facilmente notado pelo condutor e passageiros. O propulsor é elástico e dispõe de boa disposição em baixas rotações. Rodando a 110 km/h, ele manteve-se em 3.500 rpm.
O Novo Ford Ka SEL 1.0 marcou 10,8 km/litro na estrada e 8,8 km/litro na cidade, sendo abastecido apenas com etanol. O nível de ruído é satisfatório para um carro de sua categoria e o bom ajuste da suspensão, auxiliado pelo Advance Trac (ESP e TCS), garantiu boa estabilidade e segurança nas frenagens.
A suspensão filtrou muito bem os buracos e irregulardades da pista, garantindo conforto aos passageiros. A direção firme tanto em baixa quanto em alta velocidade, oferecendo um bom controle do veículo. De modo geral, o Novo Ford Ka SEL 1.0 mostrou-se um bom carro para a cidade e revelou alguma aptidão para viagens curtas, desde que se tenha em mente que o veículo é um 1.0, o que necessita muita atenção em ultrapassagens e retomadas de velocidade.
Enfim, o Novo Ford Ka passou uma boa impressão em nosso primeiro contato com o mais novo compacto brasileiro. Mais detalhes sobre o modelo só mesmo na Avaliação NA.
http://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-ford-ka-impressoes-do-mais-novo-compacto-brasileiro/