domingo, 18 de janeiro de 2015

Aprecie os Surpreendentes Benefícios do Melão



Com a chegada do verão, nada como saborear uma fruta hidratante e energizante. A minha sugestão é a ingestão do melão, uma fruta gostosa, refrescante e rica em nutrientes.

Grande parte do melão é constituído de água, tornando-o uma excelente fonte para hidratação do corpo. Também ajuda a desintoxicar o organismo, já que tem efeito diurético. Essa característica também é ótima para quem tem problemas de hipertensão, pois o consumo regular do melão contribui para diminuir a pressão arterial.

Esta fruta é excelente para repor sais minerais após uma atividade física em que o corpo perde muito líquido. Além disso, regula o funcionamento dos rins, especialmente quando se utilizam as sementes de melão para preparar um chá. A fruta possui também betacaroteno, o que contribui para um bronzeado lindo no verão e também protege contra os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.

O melão tem uma característica muito importante: ele é alcalinizante. Isso significa que vai ajudar as células das pessoas que comem de maneira pouco saudável a limpar o organismo do pH exageradamente ácido, ajudando a reequilibrar o corpo a eliminar toxinas.
Propriedades do Melão

O melão tem muitos nutrientes incluindo cálcio, vitamina A, vitamina C e as vitaminas do complexo B. Atenção especial ao potássio, que é importante para diminuir a pressão arterial. O melão é também muito rico em bioflavonoides, que são excelentes fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios. A fruta também tem muitos carotenóides, que diminuem os riscos de várias doenças.
Benefícios do Melão
Melhora a imunidade
Retarda o envelhecimento precoce
Previne a insuficiência renal
Ajuda a eliminar cálculos renais e areias
Bom para infecções urinárias
Melhora a artrite e gota
Ajuda a hidratar o corpo
Ameniza os sintomas da TPM e menopausa
Semente do Melão

Você costuma descartar as sementes do melão? Saiba que essa sementinha é riquíssima em cálcio. Também é rica em fibras, carotenoides, proteínas e lipídios. Este último regula a temperatura do corpo, protege nossos órgãos contra traumas, como quedas fortes (por exemplo), além de facilitar o transporte de nutrientes pelo corpo e também fornecer energia. A semente pode ser seca e depois triturada. O resultado pode ser consumido com a salada de frutas. Outra opção é utilizar o alimento em saladas.

Você também pode fazer um suco de melão junto com as sementes. Eu faço um suco com melão e melancia, junto com as sementes de ambos, fica delicioso. É só bater tudo no liquidificador. Não precisa colocar água e nem coar. Fica muito gostoso e nutritivo. Experimente e me conte se gostou!
Qual a melhor forma de consumir o melão?

A melhor forma é consumir entre as refeições, nunca como sobremesa. Como a digestão dele é muito rápida, se for consumido após a refeição, pode ser que ele fique “preso no estômago”, juntamente com outra comida que tenha a digestão mais lenta. Nessa condição, ele pode fermentar e gerar gases. Sempre coma o melão isoladamente.

Evite comer melão em excesso: no máximo duas fatias por dia já é o suficiente. Ele é digerido muito rápido e isso faz com que a glicose entre muito rápido no sangue, gerando um pico de glicemia. Esse processo também vai exigir altas quantidades de insulina para colocar essa glicose na célula. Se for consumir uma quantidade maior de melão consuma junto o óleo de coco ou castanhas. A gordura evita os picos de insulina.

http://belezaesaude.com/melao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário