Protostômios
Por André Luiz Melo
Etimologicamente do grego protos = primitivo, primeiro; sotoma = boca, são nada mais que seres cujo blastóporo se dá após a conclusão do desenvolvimento embrionário, executando o papel da boca.
Blastóporo
“Mas o que é o blastóporo?”, você deve estar se questionando. Em embriologia é uma extremidade que age como meio de comunicação na fase embrionária, colocando em contato a cavidade digestiva com o externo. O blastóporo se forma no período embrionário gástrula, fase em que tem início a diferenciação celular. Posteriormente, outra extremidade pode surgir, também durante a formação embrionária.
Protostômios
Foto: Reprodução
Dependendo do grupo o qual o animal pertence, esse orifício pode executar primeiramente a função de boca – como é o caso dos protostômios- ou agir inicialmente como anus do organismo – no caso dos deuterostômios.
Ainda durante o processo da formação embrionária, os animais protostômios desenvolvem uma abertura que passa a ter a função de ânus, esta localizada na altura do extremo oposto do arquêntero.
Contrário ao processo que ocorre nos seres mais evoluídos, estes classificados como deuterostômios, o blastóporo, inicialmente com a função da boca, no grupo protostômios pode ser constatado em organismos como vermes, moluscos e artrópodes.
Posterior a essas etapas, o desenvolvimento embrionário dos animais protostômios passa para a fase da organogênese, que é caracterizada pelo processo de distinção de órgãos partindo dos folhetos embrionários gerados na gastrulação e cuja etapa inicial é chamada de neurulação.
Depois de concluída a fase da neurulação, os folhetos embrionários permanecem em um processo de diferenciação, dando origem aos tecidos especializados do adulto.
Principais características dos protostômios
Clivagem – possui formato espiral
Blastóporo – origina primeiro a boca
Formação do celoma – esquizocelia
Mesoderme – esta deriva do mesentoblasto
http://www.estudopratico.com.br/protostomios-blastoporo-e-principais-caracteristicas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário