sábado, 17 de janeiro de 2015

CONTO:A VELHINHA E O PORCO

A VELHINHA E O PORCO

____ERA UMA VEZ UMA POBRE VELHA QUE VIVIA SOZINHA. UM DIA, ESTAVA VARRENDO O QUINTAL E ENCONTROU UMA MOEDA. "QUE FAREI COM ESSE DINHEIRINHO?" PENSOU ELA. "AH, JÁ SEI. IREI AO MERCADO E COMPRAREI UM PORQUINHO PARA ME FAZER COMPANHIA." E ASSIM FEZ. QUANDO VOLTAVA DO MERCADO, TEVE QUE PASSAR POR UMA PINGUELA. MAS O PORQUINHO NÃO QUIS ATRAVESSÁ-LA.
____A VELHINHA FOI MAIS ADIANTE E ENCONTROU UM CÃO. - CACHORRINHO, POR FAVOR, MORDE O PORCO QUE NÃO QUER ATRAVESSAR A PINGUELA E, POR ISSO, EU NÃO POSSO VOLTAR PARA CASA. - O CÃO NÃO LHE DEU ATENÇÃO.
____ELA FOI MAIS ADIANTE E ENCONTROU UMA VARA. PEDIU-LHE, ENTÃO: - VARINHA, BATE NO CÃO; ELE NÃO QUER MORDER O PORCO, QUE NÃO QUER ATRAVESSAR A PINGUELA E EU NÃO POSSO VOLTAR PARA CASA. - A VARA NÃO LHE DEU IMPORTÂNCIA.
____A VELHINHA ANDOU UM POUCO MAIS E ENCONTROU UM FOGO. - FOGUINHO, QUEIMA A VARA; ELA NÃO QUER BATER NO CÃO; O CÃO NÃO QUER MORDER O PORCO; O PORCO NÃO QUER ATRAVESSAR A PINGUELA E EU NÃO POSSO VOLTAR PARA CASA. - O FOGO NADA FEZ.
____ELA CONTINUOU ANDANDO E ENCONTROU A ÁGUA. PEDIU-LHE: - ÁGUA, APAGA O FOGO; ELE NÃO QUER QUEIMAR A VARA; A VARA NÃO QUER BATER NO CÃO; O CÃO NÃO QUER MORDER O PORCO; O PORCO NÃO QUER ATRAVESSAR A PINGUELA E EU NÃO POSSO VOLTAR PARA CASA. - A ÁGUA NÃO A ATENDEU.
____A VELHINHA FOI ANDANDO E ENCONTROU UM BOI. DISSE-LHE: - BOIZINHO, BEBE A ÁGUA; ELA NÃO QUER APAGAR O FOGO; O FOGO NÃO QUER QUEIMAR A VARA; A VARA NÃO QUER BATER NO CÃO; O CÃO NÃO QUER MORDER O PORCO; O PORCO NÃO QUER ATRAVESSAR A PINGUELA E EU NÃO POSSO VOLTAR PARA CASA. - O BOI NÃO A OUVIU.
____MAIS ADIANTE, ELA ENCONTROU UM AÇOUGUEIRO E LHE FALOU: - AÇOUGUEIRO, MATA O BOI; ELE NÃO QUER BEBER A ÁGUA; A ÁGUA NÃO QUER APAGAR O FOGO; O FOGO NÃO QUER QUEIMAR A VARA; A VARA NÃO QUER BATER NO CÃO; O CÃO NÃO QUER MORDER O PORCO; O PORCO NÃO QUER ATRAVESSAR A PINGUELA E EU NÃO POSSO VOLTAR PARA CASA. - O AÇOUGUEIRO NÃO LHE RESPONDEU.
____A VELHINHA ANDOU MAIS UM POUCO E ENCONTROU UMA CORDA. - CORDA, ENFORCA O AÇOUGUEIRO; ELE NÃO QUER MATAR O BOI; O BOI NÃO QUER BEBER A ÁGUA; A ÁGUA NÃO QUER APAGAR O FOGO; O FOGO NÃO QUER QUEIMAR A VARA; A VARA NÃO QUER BATER NO CÃO; O CÃO NÃO QUER MORDER O PORCO; O PORCO NÃO QUER ATRAVESSAR A PINGUELA E EU NÃO POSSO VOLTAR PARA CASA. - MAS A CORDA NÃO OUVIU.
____MAIS ADIANTE, ELA ENCONTROU UM RATINHO E LHE PEDIU: - RATINHO, RÓI A CORDA; ELA NÃO QUER ENFORCAR O AÇOUGUEIRO; O AÇOUGUEIRO NÃO QUER MATAR O BOI; O BOI NÃO QUER BEBER A ÁGUA; A ÁGUA NÃO QUER APAGAR O FOGO; O FOGO NÃO QUER QUEIMAR A VARA; A VARA NÃO QUER BATER NO CÃO; O CÃO NÃO QUER MORDER O PORCO; O PORCO NÃO QUER ATRAVESSAR A PINGUELA E EU NÃO POSSO VOLTAR PARA CASA. - O RATO NADA FEZ.
____A POBRE VELHINHA ANDOU MAIS UM POUQUINHO E ENCONTROU UM GATO. E ASSIM LHE FALOU JÁ DESANIMADA: - GATINHO, POR FAVOR, CAÇA O RATO; ELE NÃO QUER ROER A CORDA; A CORDA NÃO QUER ENFORCAR O AÇOUGUEIRO; O AÇOUGUEIRO NÃO QUER MATAR O BOI; O BOI NÃO QUER BEBER A ÁGUA; A ÁGUA NÃO QUER APAGAR O FOGO; O FOGO NÃO QUER QUEIMAR A VARA; A VARA NÃO QUER BATER NO CÃO; O CÃO NÃO QUER MORDER O PORCO; O PORCO NÃO QUER ATRAVESSAR A PINGUELA E EU NÃO POSSO VOLTAR PARA CASA.
____O GATO ENTÃO LHE RESPONDEU: - SE A SENHORA FOR ATÉ AQUELA VACA E ME TROUXER UM PIRES DE LEITE, EU CAÇAREI O RATO.
____A VELHA FOI ATÉ A VACA E ESTA LHE DISSE: - SE A SENHORA FOR ATÉ AQUELE MONTE DE FENO E ME TROUXER UMA PORÇÃO DELE, EU LHE DAREI O LEITE.
____ELA FOI ATÉ O MONTE DE FENO E TROUXE UMA PORÇÃO PARA A VACA. ASSIM QUE A VACA COMEU O FENO, DEU O LEITE À VELHINHA. ELA LEVOU O LEITE, NUM PIRES, AO GATO. O GATO BEBEU O LEITE E PÔS-SE A CAÇAR O RATO. O RATO COMEÇOU A ROER A CORDA. A CORDA COMEÇOU A ENFORCAR O AÇOUGUEIRO. O AÇOUGUEIRO COMEÇOU A MATAR O BOI. O BOI PÔS-SE A BEBER A ÁGUA. A ÁGUA COMEÇOU A APAGAR O FOGO. O FOGO PEGOU NA VARA. A VARA BATEU NO CÃO. O CÃO MORDEU O PORCO. O PORCO ATRAVESSOU A PINGUELA E A VELHINHA VOLTOU PARA CASA.


(THE OLD WOMAN AND HER PIG) - VERSÃO DE JOSEPH JACOBS
http://movimento-sem-sala.blogspot.com.br/2012/07/fabulas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário