domingo, 15 de março de 2015

PERCEPÇÃO E COORDENAÇÃO

PERCEPÇÃO E COORDENAÇÃO


 Para o desenvolvimento integral da criança é importante trabalhar não só o conjunto de habilidades que englobam o domínio do esquema corporal, da lateralidade, da coordenação vasomotora e da relação espaço-temporal, mas também o desenvolvimento das percepções. Oferecemos a seguir algumas sugestões de atividades para o desenvolvimento das percepções visual e auditiva.

PERCEPÇÃO VISUAL

Espalhe pelo chão pedaços de papel de várias cores. Dê a cada criança um pedaço de papel de determinada cor e peça que recolha no chão os pedaços da mesma cor.
Espalhe materiais de sucata (canudos, pedras, tampinhas, caixas) e peça às crianças que os separem de acordo com a forma.
Proponha um jogo da memória com gravuras de animais, frutas, objetos etc. para que aprendam a reconhecer figuras iguais e identifiquem semelhanças e diferenças.
Providencie alguns dominós e ensine-as a jogar.
Utilize as letras e palavras em lugar de figuras e peça às crianças que identifiquem s iguais ao modelo dado.
Proponha jogos como quebra-cabeças, para que aprendam a juntar partes para formar um todo.PERCEPÇÃO AUDITIVA

|Leve-as a distinguir sons em palavras, identificando sons em palavras, identificando sons iniciais, intermediários e finais.
Pronuncie algumas palavras e peça que batam palmas ao ouvir determinada sílaba.
Leia textos rimados, destacando as palavras que rimam. Auxilie os alunos a distinguir os sons semelhantes. Depois, escreva as palavras na lousa.

http://tiamicheleblog.blogspot.com.br/2012/02/percepcao-e-coordenacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário