quinta-feira, 12 de março de 2015

PROJETO LITERATURA E OS ANIMAIS



PROJETO: AMADOS ANIMAIS E A LITERATURA INFANTIL


JUSTIFICATIVA: 


Os animais despertam o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. 
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. 
O projeto Animais e a literatura infantil surgiram a partir do interesse das crianças pelos animais durante as contações de histórias, personagens de desenhos animados, brinquedos da sala percebe-se que as crianças manifestam interesse, pois alguns animais têm importante presença em seu mundo cotidiano e, além disso possuem um importante caráter de identificação de suas vivencias sociais e pessoais.
Esse projeto facilitara a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão amplia das e profundadas em vários estudos.


OBJETIVO GERAL


Promover o desenvolvimento de algumas habilidades e o envolvimento das crianças com o tema do projeto, através de atividades dirigidas.




OBJETIVO ESPECIFICOS


· Identificar os diversos animais apontando para sua diversidade, principais características (locais onde vivem sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
· Comparar diversos tipos de animais através da observação;
· Saber identificar: domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestres e aéreos e habitat dos animais.
· Preocupar-se com a preservação da natureza;
· Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
· Classificar diferentes animais pelas suas características (Diferenças e semelhanças).
· Cantar musica referente ao animal, gesticulando e imitando.
· Trabalhar o movimento, audição, desinibição.


CONTEÚDOS:


· Jogos diversos;
· Datas comemorativas; páscoa ( coelho)
· Leituras diversas: Fábulas, poemas e poesias, histórias, informativas,
· Confecções de Painéis com animais em tangram;
· Dobraduras simples;
· Partes do corpo, Higiene, cuidados, Saúde;
· Diferenças entre os animais selvagens, aquáticos, aéreos e domésticos, alimentação, Locomoção, sons;
· Músicas diversas relacionadas ao tema;
· Expressão corporal por meio de gestos e linguagem oral (imitação de animais);
· A família e os bichos de estimação: Listagem e imagens;
· Animais trabalhados; coelho “ páscoa”, pato,pinguim,pintinho,galinha,vaca e o sapo; conforme o interesse dos educando acrescentaremos outros animais.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:


· Jogos e brincadeiras diversos;
· Calendário;
· Sequencia de figuras;
· Na roda da conversa ler textos, histórias, adivinhações e fábulas de animais;
· Falar das diferenças e necessidades dos seres vivos;
· Contato com pequenos animais (suas características);
· Brincadeiras que explorem higiene, saúde, Dramatizações, mímicas e alimentação;
· Recortes, pinturas, colagens, dobraduras, massa de modelar relacionadas ao tema;
· Lista de animais;
· Desenhos dirigidos e espontâneos;
· Confecções de Máscaras, móbiles, fantoches, cartazes, dedoches.
· Pesquisas, observação e manuseio de livro e revistas;
· Escrita espontânea;
· Uso do tangran;
· Coleta dados por meio de pesquisas e observações;
· Desenvolver atividades lúdicas;
· Através de movimentos, música dança e imitações;
· Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações;
· Elaboração de cartazes, álbuns, painéis, jogos;
· Demonstração de animais.


RECURSOS METODOLÓGICOS:


Livros, revistas e jornais; CDs/ som; Televisão/filmes; Sucatas; Papéis diversos; Folhas xerocadas; Tintas e pincéis; Lápis coloridos e giz de cera; Hidrocor; Máquina fotográfica; Painéis; Livros de literatura infantil; Cola; Tesoura; Fichas, figuras; Recorte de formas geométricas; Material de largo alcance; Tnt; Cola de isopor; Bastão e pistola de Cola quente; Outros conforme a necessidade.


AVALIAÇÃO:


Será contínua, através da observação diária do comportamento da criança, em seu desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem; nas relações e manifestações com os amigos e educadores; dificuldades e suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.
Nas atitudes positivas ou negativas com relação às atividades e na capacidade de cooperação e aproveitamento de tempo.


REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:


AMORIM, Greic. Projeto: AMADOS ANIMAIS. Ago 23, 2008. Disponível 
em . Acessado em 01 de abril de 2014.
GODINHO, Ivone Tagliasacchi. São Roque. Animais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário