Quando é tempo de chuva a umidade acaba por invadir nossas casas, móveis, roupas,... Enfim, a aparição de mofo, bolor nessa época é quase certa e com isso alguns probleminhas de saúde também aparecem com maior facilidade.
Por isso o legal é seguirmos algumas dicas pra que possamos amenizar esse problema, vejam como é simples:
Causas e efeitos do mofo
Além da umidade e chuvas frequentes, o mofo também aparece quando você deixa a casa fechada por muito tempo, ou há pouca ventilação e iluminação em alguma parte da casa. Por isso pessoas que moram sozinhas podem sofrer mais com o mofo, já que passam o dia todo fora de casa e nem sempre é possível deixar as janelas abertas.
Além de manchar paredes, armários e roupas, o mofo pode prejudicar nossa saúde e de nossa família. O sintoma mais frequente são crises alérgicas, como rinite e sinusite, além de dor de cabeça e problemas de pele.
Como eliminar o mofo
O primeiro passo para se livrar deste incômodo é limpar bem as paredes e armários e remover qualquer vestígio de mofo. Depois disso, mantenha sempre abertas as janelas de casa, para que o ar circule e auxilie na evaporação da água que causa a umidade e o mofo.
Evite também que cortinas e tapetes pesados deixem o ambiente mais quente, além de afastar das paredes a maior quantidade possível de móveis.
Caso não seja possível tomar nenhuma dessas medidas, você pode recorrer ao uso de circuladores de ar e lâmpadas incandescentes, que reduzem a umidade e promovem a evaporação no ambiente.
Conservação dos cômodos
Cada peça da casa tem uma particularidade na hora da limpeza e manutenção dos ambientes para que o mofo seja evitado.
- Nos armários, você deve sempre fazer uma limpeza com pano umedecido numa mistura de água e água sanitária, esfregando bem todas as áreas, principalmente nos cantos. Feito isso, mantenha as portas abertas até que o armário esteja seco. Você pode também colocar um saleiro de inox dentro do armário, com bicarbonato de sódio para conter a umidade.
- No banheiro, faça uma mistura de um litro de água e 100 ml de água sanitária e passe nos locais afetados pelo mofo, com o uso de uma esponja. Você pode utilizar também os produtos tira-mofo, encontrados no supermercado, que vêm em uma embalagem já com borrifador.
- Esse produto pode ser aplicado também nos rejuntes dos azulejos, e após alguns minutos de espera você deve passar uma esponja na área, que toda a sujeira será removida. No caso das cortinas do box, mergulhe-as em uma solução de água salgada e depois lave-as da mesma forma de sempre.
- Nas paredes é aconselhável a aplicação de um mistura de sabão em pó diluído em água sanitária e cloro. Molhe um pano nessa solução e aplique nos locais afetados pelo mofo.
- Os tecidos, por fim, devem ser mergulhados em leite fervente, caso sejam coloridos, e lavados em seguida com água morna e vinagre branco. Se forem brancos, coloque-os em um recipiente com água quente e sal e deixe esfriar.
Fonte: blog Dona amélia
Nenhum comentário:
Postar um comentário