quarta-feira, 20 de maio de 2015

Cata-vento

Cata-vento

O cata-vento é um dispositivo que aproveita a energia dos ventos (energia eólica) para produzir trabalho. Algumas pessoas chamam de cata-vento, os simples indicadores de direção dos ventos, como setas que giram sobre um eixo vertical. Entretanto, o nome está associado comumente ao aproveitamento da energia eólica em aplicações mais engenhosas, como a moenda (os moinhos de vento), o bombeamento de água, ou mais modernamente, para gerar energia elétrica, como os aerogeradores.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/cata-vento


Após estudarmos sobre o vento, considerei interessante construir cata-ventos junto aos meus alunos. Cada um fez o seu, exceto a parte final que precisei me envolver por questões de segurança. Como há alguns professores que gostariam de fazer esse trabalho, mas não sabem como, decidi postar o passo a passo. Executar esse trabalho com uma sala de aula com vários alunos não é nada fácil, seguindo um passo a passo é bem melhor.

Primeiro precisei separar os materiais necessários a execução do trabalho.


  • Folhas de papel A4.
  • Palitos de churrasco.
  • Percevejos.
  • Tesoura.
  • Fita adesiva transparente.
  • Fitas adesivas coloridas.
Agora, organizar esse material para realização do trabalho com mais facilidade. Isto para crianças pequenas como as que eu leciono, que varia de 6 à 7 anos. Maiores que isso fazem tudo sozinhos. Não é tão difícil para eles.

Por antecipação:
  • Cortar as pontas dos palitos de churrasco, por questões de segurança. Uma boa tesoura corta facilmente.



  • Preparar o palito para a hélice girar sem problema. O palito como está favorece que as hélices esbarrem no mesmo, e quando não gira corretamente da muita tristeza. Por essa razão, torna-se necessário deixar um espaçamento, que pode ser feito facilmente utilizando fita adesiva transparente. Veja ilustração abaixo:



Primeiro passei fita adesiva larga e transparente, depois quebrei o palito, cerca de 4 cm. Fiquem tranquilos não solta.

  • Quanto ao papel.
Trata-se de um quadrado (olha a matemática aí!) com 14 cm de cada lado. Cortei os quadradinhos para os pequeninos. Crianças maiores devem fazer as medidas corretamente. Eles fizeram desenhos diversos, dos dois lados da folha, para enfeitar o cata-vento.


Um quadrado 


Dobrar ao meio


Dobrar novamente


Riscar linha 6 cm para recortar


Recortar


Abrir novamente


Pedir aos alunos que façam bem no meio do papel um pontinho


Colar a primeira pontinha


Colar a segunda pontinha


Colar a terceira pontinha


Colar a última pontinha



Na aula:
  • 1º - Entregar os palitos aos alunos, para que eles os enfeitem com fitas adesivas coloridas.
  • 2º - Entregar os papeis, para serem feitos os desenhos livres, de modo a ficarem mais coloridos. Utilizei papeis A4 amarelos.
  • 3º - Preparar as hélices do cata-vento. Bem devagar. Sempre passando de aluno em aluno, pois alguns costumam trocar a pontinha que deve ser colada.
  • 4º - Unir a hélice ao palito utilizando o percevejo.  Eu mesma fiz esta parte, para que os alunos não se machucassem. Foi muito rápido.





Foi só alegria! 
E quanta alegria! 
E aprendizado também! 
Aulas interessantes jamais são esquecidas!


Observações:
Há diferenças nos palitos vendidos no comércio. Os mais escuros são mais resistentes e na hora de fazer o espaçamento não quebram totalmente, isso é bom. Por outro lado, os palitos mais claros são menos resistentes e na hora de fazer o espaçamento quebram muito fácil, mas a fita adesiva é suficiente para mantê-lo como é necessário.
Na hora de colocar a hélice com uso do percevejo, o palito mais resistente dificulta muito e o palito mais claro facilita demais o trabalho e foi por causa dele que o trabalho fluiu mais rapidamente. Portanto sugiro utilizar palitos mais claros. (vide ilustração)

Então é isso. A quem interessar, bom http://educandocomsimplicidade.blogspot.com.br/2013/04/cata-vento_10.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário