domingo, 7 de junho de 2015

MODELO DE PARECER DESCRITIVO

MODELO DE PARECER DESCRITIVO

  

ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...


·         Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;

·         O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;

·         Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;

·         Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambigüidades;

·         Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.


O desenvolvimento infantil acontece de forma singular entre as crianças, sendo assim, consideramos os conhecimentos e valores culturais que as crianças já têm e progressivamente, garantimos a ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia, cooperação, criatividade, responsabilidade e a formação do auto-conceito positivo, que levam à formação da cidadania.

No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e de criarem hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.

Nessa perspectiva, destacamos algumas características do(a) educando(a) que permanecem únicas, construindo sua individualidade e diferenças.

***demonstra autonomia para realizar as atividades executando-as com prazer e capricho:

***manifesta seus desejos, preferências e desagrados;

***em alguns momentos demonstra timidez, porém participa das aulas contando uma novidade ou interagindo no diálogo iniciado por outro colega;

***expressa-se com clareza, bom vocabulário, relatando experiências com seqüência e objetividade;

***demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola;

***interessa-se pelas histórias contadas e lidas pela professora e da mesma forma adora manipular os livros;


***demonstra interesse na escrita e leitura; lê algumas palavras


***interessa-se pelas aulas de artes, para ela foram momentos de grande prazer, é criativa, e dedicada nas realizações de suas produções, participando com muita alegria e concentração;

***construiu relações matemáticas, sistematizando com clareza o que foi proposto


COMO INICIAR UM PARECER

• “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
• “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
• “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
• “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”

CONSIDERANDO ASPECTOS COGNITIVOS NA ELABORAÇÃO DO PARECER...


·         Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita;

·         Lê com fluência diferente textos, fazendo conexões com a realidade;

·         Lê e interpreta os textos trabalhados em sala sem maiores dificuldades;

·         Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender;

·         Escreve, ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos;

·         Constrói conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações;

·         Realiza cálculos com auxílio de material concreto;

·         Lê, compreende, reproduz textos como histórias, recados, notícias entre outros.

·         É curioso, questiona e busca informações.

·         Expressa suas idéias e opiniões com clareza e objetividade.

CONSIDERANDO ASPECTOS SÓCIO AFETIVO NA ELABORAÇÃO DO PARECER...


·         Destacamos... (respeito com os colegas e professores, afetividade...)

·         Participa das atividades propostas....(com interesse em aprender, atenção...)

·         Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo

·         Aceita sugestões da professora e dos colegas

·         Contribui para integração e crescimento do grupo

·         Demonstra inquietude geralmente se envolve em questões referentes aos colegas

·         Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo.

·         Colabora na construção de regras.

Poderão ser acrescentadas outras observações como: brincadeiras preferidas, desempenho nas áreas diversificadas



ALGUNS MODELOS PARA VOCÊ.


   De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em relação aos aspectos a seguir:

   Sócio afetivamente apresentou excelentes resultados, pois se comportou de maneira adequada em sala de aula, interagiu com as outras crianças, professores e demais funcionários. Apresentou trabalhos individuais e em grupo, contribuiu com discussões e materiais de pesquisa para construção do conhecimento do grupo e demonstra ser cuidadoso com o material escolar.

   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

   Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões com a realidade, os produz  e os interpreta com facilidade. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.

   Dado o exposto concluímos que o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o......ano do Ensino Fundamental I em 2013.

 _______________________________________________________________________________

    De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.

   Sócio afetivamente apresentou excelentes resultados, interage bem com as outras crianças, professores e demais funcionários, comportou-se de maneira adequada em sala de aula, apresentou trabalhos individuais e em grupo, contribuiu com discussões e materiais de pesquisa para construção do conhecimento do grupo, demonstrou ser cuidadosa com o material escolar, compartilhou com  colegas materiais de uso individual e coletivo.

  Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

      Cognitivamente a aluna correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões com a realidade e usando de pontuação e entonação adequada, as suas produções e interpretações são realizadas com  facilidade. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
 Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o ..... do Ensino Fundamental I em 2013.


_______________________________________________________________________________

 



De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:
  Sócio Afetivamente  apresentou bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola. Interage bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.
   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
    Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência e cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada, mesmo com dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas  demonstra empenho e dedicação assimilando bem os conteúdos.
    
 Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
_______________________________________________________________________________


Observando o desempenho do aluno..., foi possível perceber o seu avanço  em relação aos aspectos a seguir:

     Sócio Afetivamente demonstrou ser uma criança alegre, prestativa e carinhosa, mas  apresentou insegurança  sendo necessário a professora  intervir durante a realização das atividades individuais e em grupo. Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. A criança manifesta bons hábitos de higiene e utiliza expressões de cortesia. Apresenta pontualidade nas tarefas de casa, mas em algumas situações não concluiu o dever de sala no tempo determinado, sendo necessário ficar após o horário para copiar ou concluir o dever em casa. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidades com os objetos pessoais e se concentrar durante as explicações das atividades.

Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente a criança tem um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura, interpretação e escrita. Na expressão oral, a criança só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência. Na matemática em algumas situações necessita da ajuda da professora para resolver operações de adições e subtrações. Nas demais disciplinas correspondeu ao esperado.

   Dado o exposto concluímos que a criança termina o ano letivo de 2012 atendendo as expectativas.
________________________________________________________________________________
  De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:

  Sócio Afetivamente  apresentou bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola.  Interage bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.

   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

   Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada. Mesmo com dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas  demonstra empenho e dedicação assimilando bem os conteúdos.
 Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
________________________________________________________________________________


    De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.

     Sócio Afetivamente apresentou bons resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola é dedicado e organizado, seu material é bem cuidado, realiza suas tarefas no prazo determinado e de acordo com o que era solicitado, pede ajuda dos colegas ou da professora quando necessário. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos, quando contrariado, sem recorrer à professora.

   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

   Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê textos fazendo conexões com a realidade e usano de entonação adequada, as suas produções e interpretações são realizadas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Na expressão oral, só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência seu pensamento . Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.

    De acordo com o que foi exposto acima, conclui-se que o aluno está apto a cursar, no ano de 2013, o...... ano do Ensino Fundamental I.
________________________________________________________________________________

  Com base nos objetivos trabalhados durante o ano letivo, foi possível observar o desenvolvimento do aluno  nos aspectos abaixo observados:

  Sócio Afetivamente apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. O aluno não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas  concluía o dever de sala no tempo determinado. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidade com os objetos pessoais e se concentrar durante as explicações das atividades.


   Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência seu pensamento. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.

     Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o...... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
_________________________________________________________________________________

     De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno  Lucas Gabriel em relação aos aspectos abaixo.

    Sócio Afetivamente apresentou ótimos resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola. É dedicado e organizado, seu material é bem cuidado e os compartilha com os colegas.realiza suas tarefas no prazo determinado e de acordo com o que é solicitado procurando vencer os desafios propostos. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos na maioria das vezes, quando contrariado, sem recorrer à professora.

   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

      Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões com a realidade e usando de pontuação e entonação adequada, as suas produções e interpretações são coesas, no entanto ainda comete alguns erros ortográficos.  Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de
texto. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
                                                                      
  Dado o exposto concluímos que o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o ....... ano do Ensino Fundamental I em 2013.

______________________________________________________________________

    De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.

Sócio Afetivamente demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola, no entanto não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas concluía o dever de sala no tempo determinado, apresentava resistência em cumprir as regras combinadas com o grupo e demonstrava dificuldade em se  concentrar durante as explicações precisando a professora está chamando sua atenção constantimente.


Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente obteve um bom desenvolvimento  lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos e faltando um capricho maior na caligrafia. Em relação a oralidade   consegue organizar informações para expor com coerência seus pensamento. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.

De acordo com o que foi exposto acima, conclui-se que o aluno está apto a cursar, no ano de 2013, o.....ano do Ensino Fundamental I.
__________________________________________________________________________________
 

     Observando o desempenho do aluno foi constatado que durante o ano letivo de 2012 ....... apresentou avanços em relação aos aspectos abaixo.

     Sócio Afetivamente apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. Apresenta atitude curiosa e investigativa na construção de conhecimentos. Solicita ajuda dos colegas e da professora quando necessário. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Seus conflitos são resolvidos, quando contrariado, sem recorrer à professora. ...... não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas  concluía o dever de sala no tempo determinado.
 
     Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
 
     Cognitivamente seu desempenho foi muito bom. ...... é participativo, explica, argumenta e defende suas idéias e pontos de vista, respeitando as opiniões alheias. Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de textos.  Lê textos, em voz alta, com fluência, fazendo uso de pontuação e entonação adequada. Suas produções são coerentes, mas ainda apresenta erros ortográficos e uma caligrafia não muito legível necessitando da intervenção constante da professora. Domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas ....... demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
 
 
     Dado o exposto conclui-se que Juan correspondeu as expectativas e está apto a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I no ano de 2013.

http://eduqueetransforme.blogspot.com.br/2012/12/modelo-de-parecer-descritivo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário