Calor fora de época é bom para os consumidores e ruim para os lojistas --
Estoque de inverno está encalhado e lojas estão oferecendo promoções
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Com o estoque de inverno encalhado, as lojas de confecção estão oferecendo promoções para todas as peças. E nunca foi tão importante fisgar o consumidor: as vendas despencaram, em média, 30% em julho nas lojas do ramo da Capital em comparação com o mesmo período de 2014. Dados do Sindilojas mostram ainda que 73% dos estabelecimentos registraram recuo nos negócios no mesmo período.
Quem ganha com o mau momento do lojista é o consumidor. Em um giro rápido pelo comércio de rua de Porto Alegre, já é possível perceber o apelo de vitrines e cartazes chamando o cliente com preços baixos.
Gerente de loja, Luiza Serro de Grandi afirma que a empresa está focando no preço baixo para animar o cliente a comprar. Com o calor se intensificando, 70% do que está exposto na loja são peças de verão. Básicas de lã e casacos já não são os itens mais visíveis ao olhos do cliente.
Primeiro vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Fernando Luis Palaoro reconhece que o ambiente de notícias econômicas negativas e de incertezas quanto ao futuro freia as compras. Ele sugere estratégias para que o estabelecimento não fique às moscas:
– Pode-se tentar vendas casadas, com peças de inverno e verão. E as peças que têm mais a ver com a moda da estação precisam ser liquidadas, diferentes das mais básicas.
ZERO HORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário