segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Novo Ford Focus 2016 2.0 tem mesmo torque que Up! TSi

A Revista Fullpower levou o Novo Focus 2016 Powershift para o seu tradicional teste de dinamômetro, para aferir se a potência real que é entregada pelo motor corresponde à divulgada pela fabricante.


Novo Focus 2016 2.0 Powershift - medição de potência

E o resultado (mostrado no vídeo que reproduzimos abaixo) do Focus 2.0 mostrou que a potência real medida foi de 173 cavalos - cerca de 2,9% menor que os 178 cavalos indicados pela Ford. Já o torque aferido foi 20,8 Kgfm (o mesmo do Up! 1.0 TSI - veja aqui) - 7,5% inferior ao valor informado pela Ford (22,5 Kgfm).


Potência - Informado x Medido

O gráfico abaixo traz um comparativo entre os valores informados pelos fabricantes e medidos em dinamômetro para diversos modelos nacionais. A situação ideal é quando o medido (barra vermelha) é maior que o informado (barra azul), pois o consumidor está tendo um benefício.

Novo Focus 2016 - potência

De modo contrário, quando a potência medida é menor que a indicada, o consumidor foi prejudicado, pois comprou um carro com potência real menor do que esperava.

Torque - Informado x Medido

O gráfico abaixo traz um comparativo de torques medidos e divulgados, e, da mesma forma que a potência, o ideal é que o valor medido (barra azul) seja maior ou igual ao divulgado (barra verde).

Novo Focus 2016 - torque

No caso de valores medidos menores, há uma situação de prejuízo para o consumidor.

Tabela - Potência e Torque 

Modelo
Potência [Cavalos]
Diferença
Torque [Kgfm]
Diferença
Declarada pelo fabricanteMedida em dinamômetroDeclarado pelo fabricanteMedido em dinamômetro
VW Golf 2.0 GTI220264,920,4%37,542,513,3%
Jetta 2.0 TSI2112277,6%28,632,915,0%
Civic Si 2.4206208,71,3%23,921,8-8,8%
VW Golf 1.4 TSI140177,626,9%2531,827,2%
Focus 2.0 Powershift178173-2,8%22,520,8-7,6%
VW Up! TSI10513427,6%16,820,823,8%

A tabela acima traz os valores divulgados e medidos de potência e torque. Nas colunas 4 e 7 temos as variações entre o medido e o divulgado. O número em azul indica variação positiva (benefício para o consumidor), enquanto em vermelho negativa (prejuízo para o consumidor).
http://www.car.blog.br/2015/08/novo-ford-focus-2016-20-tem-mesmo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário