quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PROPOSTA DE TRABALHO PARA AS ATIVIDADES COM O LIVRO DIÁRIO DE UM BANANA.

O diário - um dos gêneros da literatura autobiográfica no qual são registrados acontecimentos cotidianos a partir de uma visão pessoal, possui, por esse motivo, um caráter intimista e confidente. Esse gênero pertence à ordem do relatar – agrupamento que comporta os gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo.


I-OBJETIVOS

Dar continuidade as atividades de incentivo a leitura
Identificar o diário como gênero textual que tem como características relatar fatos e acontecimentos, assim como memória e registros das experiências humanas.
Reconhecer as características estruturais e funcionais do gênero diário.
Discutir e produzir um texto coletivo e individual com as características do gênero.



II- ATIVIDADES COM OS ALUNOS:




1-Para incentivar e saber quais são os conhecimentos prévios dos alunos:
· Definir o que é um diário (junto com os alunos) através de perguntas como:
· O que é um diário pessoal?
· Quem tem o hábito de registrar as experiências do seu cotidiano?
· Quem já teve um diário?
· Desmistificar que diário é algo feminino
· Questionar : escrever diário é algo fora de moda ? Por que?
· E o blog , alguém tem? Ou acessa? Para que servem?


2- Para sistematizar a definição do gênero literário o professor , junto com os alunos, deverá elaborar uma definição para o gênero;
. Exemplo: o diário é um instrumento de produção de cultura no mundo todo, usado como registro dos acontecimentos do dia-a-dia. Dependendo de sua função, o diário pode ser usado como algo público ou privado, comunitário ou pessoal; e de maneira geral é escrito em primeira pessoa.




3- Características do gênero textual diário:
O professor deverá reproduzir e entregar uma cópia da sinopse do livro “diário de uma banana de Jeff Kinney. È importante falar um pouco sobre o autor(anexo)



DIÁRIO DE UM BANANA - UM ROMANCE EM QUADRINHOS - Jeff Kinney


Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley que se vê mergulhado no ensino fundamental, em que fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em 'Diário de um Banana', Greg nos conta as desventuras de sua vida escolar. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto se envolve em uma série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular.


Se os alunos já tiverem lido o livro , solicitar que em duplas respondam as questões abaixo: ( Pode-se usar o livro)


a.Observe a data na abertura da página do diário de Greg? O que isso indica?
b. As pessoas do discurso são: 1ª. (eu/nós), aquela que fala; a 2ª. (tu/vós), aquela com quem se fala; e a 3ª. (ele, ela/ eles, elas). O diário é escrito em que pessoa do discurso? Por quê?
c. Um texto é um enunciado. Quem produz um enunciado é um enunciador. Complete a frase seguinte com a caracterização do enunciador, quanto à pessoa do discurso. Um diário é um texto escrito por __________________________________________.
d. Transcreva do texto palavras que identificam o sexo do enunciador.
e. Qual seria a idade do enunciador? Justifique sua resposta com passagens do texto.
f. Que pessoas são citadas nessas páginas de diário?
g. Que acontecimento é relatado pelo enunciador?
h. Conclua: que tipo de acontecimento é registrado em um diário?
i. Em um diário, também se registram pensamentos, um modo de enxergar a vida. Qual é a opinião, o ponto de vista do enunciador sobre o seu futuro e sobre os seus colegas do ensino fundamental? 


Observação: caso os alunos não tenham lido o livro pode se usar as páginas do livro abaixo:


Veja a continução em: http://pt.slideshare.net/beebgondomar/dirio-deumbanana

Nenhum comentário:

Postar um comentário