sábado, 21 de dezembro de 2013

PRF mapeia pontos mais perigosos de rodovias; 1º lugar está em SC.Motorista precisa ficar mais atento entre as regiões Sul e sudeste. Trecho mais perigoso fica entre quilômetros 200 e 210 na BR-101.

 Milhões de brasileiros vão pegar a estrada nos próximos dias, e o Bom Dia Brasil mostra quais são os pontos mais perigosos das nossas rodovias. A Polícia Rodoviária Federal já começou a operação de fim ano e promete atenção especial nesses trechos de alto risco.

O motorista precisa ficar mais atento principalmente nos trechos entre as regiões Sul e Sudeste. O governo mapeou os cem trechos mais perigosos de nossas rodovias,onde acontece a maioria dos acidentes fatais.

No litoral sul de Santa Catarina está o trecho mais perigoso de rodovia federal do país, entre os quilômetros 200 e 210 da BR-101, onde aconteceram mais de mil acidentes, com 516 feridos e 13 mortos nos últimos 12 meses. Os dados são da PRF, que levantou os cem quilômetros mais perigosos de todas as estradas federais, considerando número de acidentes, feridos e mortos.

Logo depois da BR-101, em Santa Catarina, vem o trecho entre os quilômetros 490 e 500 da Fernão Dias, em Minas Gerais, com mais de 800 acidentes e 20 pessoas mortas. A BR-116, em São Paulo, aparece em terceiro lugar. O trecho é entre os quilômetros 220 e 230, onde 18 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas em 612 acidentes.

As causas dos acidentes mudam de acordo com o trecho analisado. Mas em quase todos os casos, motoristas imprudentes e inexperientes estão envolvidos nas batidas e atropelamentos.

De com a Polícia Rodoviária Federal, 90% dos acidentes foram provocados por excesso de velocidade, por ultrapassagem indevida ou porque o motorista estava bêbado.

Sete mil agentes vão participar da operação para fiscalizar os cem pontos mais críticos das estradas agora no período de férias e também durante o Carnaval, quando muitos motoristas que só dirigem na cidade, pegam a estrada.

“Devido à mudança da característica do comportamento do veículo, da diferença de conduzir na via urbana para a estrada, acaba se envolvendo em acidentes por não saber e não conhecer o conhecimento do veículo em manobras andando a 80, 100, 120 km/h”, afirma Stênio Pires, chefe de operações da PRF.

Nessa operação, a Polícia Rodoviária Federal vai contar com 920 veículos novos e 130 radares móveis.
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